FATRES Promove Intercâmbio Entre Agricultores do Projeto Mais Água

Sempre em busca de melhor orientar os agricultores familiares para que possam conviver melhor com o semiárido, a FATRES realizou na quinta, 20, um intercâmbio entre os agricultores da Agricultura Familiar e Fundo de Pasto (modo tradicional de se criar caprinos e ovinos à solta e em pastagem nativa) da cidade de Monte Santo. Os agricultores, que fazem parte do Projeto Mais Água coordenado pela FATRES, tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas em relação à organização social e produção de alimentos, da comunidade de Lagoa do Saco, também em Monte Santo.
 

“A gente vem com um pensamento e voltamos com outro, esse intercambio ajuda bastante para levar para casa e colocar em pratica alguma coisa que vimos aqui, já sabemos que temos como produzir nas comunidades, o que falta é água, e esse projeto vai nos ajudar bastante, essas tecnologias de guardar água vai melhor e muito a vida do agricultor” comenta o agricultor Zacarias de Matos, da comunidade de Saguim.

A comunidade de Saguim vai receber, através do Projeto Mais Água, 03 tecnologias de armazenamento de água, uma cisterna de enxurrada e dois barreiros trincheira familiar, em que a comunidade vai usar de forma coletiva.

Só em Monte Santo a FATRES atende, pelo Projeto Mais Água,235 famílias com 172 tecnologias entre Cisternas de Enxurrada, Barreiros Trincheiras Familiar e Coletivo e Limpeza de Aguada. O coordenador do projeto, Allandelon Mota Rios, avaliou o encontro como algo que somou bastante para o aperfeiçoamento dos trabalhos “O Projeto Mais Água já vem mostrando que é possível conviver no semiárido, então esse intercambio foi excelente, os agricultores voltaram para suas casas com um leque maior de conhecimento e com energia e vontade para organizar sua propriedade e repassar para a comunidade o que viram nesse evento, vimos à esperança e a confiança dos agricultores em terem dias melhores”. Destaca Allandelon.

O projeto Mais Água é executado pela FATRES em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, SEDES, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, MDS, nos municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas. Um dos objetivos do Projeto Mais Água é proporcionar o acesso e utilização sustentável da água da chuva para a produção de alimentos, Segurança Nutricional e Alimentar das famílias do semiárido baiano. 




COOAFES e SINTRAF discutem com agricultores fortalecimento de grupos de produção em Coité

Reunião no Açude, discutindo processo de organização do grupo
O cooperativismo tem se consolidado como forte ferramenta de geração de renda e inserção social a um número cada vez maior de pessoas no Brasil. Atentos a esta realidade, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – SINTRAF e a Cooperativa de Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários – COOAFES tem contribuído para a organização de grupos de produção no município. Neste sentido, as entidades realizaram nos dias 24 e 25, segunda e terça-feira, reuniões nas comunidades do Açude Itarandi e Brejo. 
 
Na segunda-feira, 24, os moradores do Itarandi, que vem sofrendo com a queda da produtividade de hortaliças devido a poluição do açude, ouviram do coordenador da COOAFES, Flaviano Santiago, sobre o histórico da cooperativa, processo de filiação e seus objetivos. Na reunião que contou com 15 moradores, na sua maioria mulheres, os participantes aproveitaram para tirarem dúvidas sobre os procedimentos de organização e criação de um grupo de produção na comunidade com o intuito de buscarem alternativas de geração de renda para as famílias. A ideia do grupo de empreendedoras do Itarandi é trabalhar com diversos produtos alimentícios que não sejam oriundos da produção da comunidade como beiju, polpa de frutas, fornecimento de refeições e produção de tempero pronto. Segundo os moradores da localidade há uma expectativa da comunidade ser contemplada com uma cozinha industrial e uma mini indústria de costura pelo Programa Vida Melhor do governo estadual o que viabilizará o empreendimento comunitário. A expectativa dos moradores é que a prefeitura construa o espaço (galpão) para instalação dos equipamentos. De acordo com representantes do povoado isso já foi demandado junto ao prefeito que se prontificou a atender a demanda da comunidade.
 
Reunião em Brejo, coordenador da COOAFES
orienta agricultoras sobre a inserção
dos produtos no mercado
Na comunidade de Brejo, na manhã desta terça-feira, 25, os diretores da COOAFES e do SINTRAF também explanaram sobre a cooperativa e a importância do cooperativismo destacando as possibilidades de expansão de comercialização dos produtos que são produzidos pelo grupo existente na localidade. Egberto de Oliveira Reis, presidente da Associação de Brejo disse se sentir animado com o grupo que, segundo ele, está tendo novas perspectivas de crescimento. 
 
Diferentemente da comunidade do Açude Itarandi que ainda não está produzindo, o grupo de Brejo já produz o tempero pronto, beneficia a castanha do caju, amendoim, hortaliças, farinha de mandioca, além de cultivar feijão e milho. “As comunidades têm um grande potencial e os agricultores podem está fornecendo seus produtos para merenda escolar do município por meio da nossa cooperativa ou individualmente e este processo de organização destes grupos visa esta inserção neste mercado” destacou Flaviano Santiago, Coordenador da Cooperativa.

 
Ascom SINTRAF – Gilcimar Pereira
 

Secretarias de Educação e Juventude da FATRES Planejam Ações para 2014.

A Secretaria de Jovens e a Secretaria de Formação e Políticas, Qualificação Profissional e Educacional da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar no Semiárido da Bahia, FATRES, se reuniram no dia 19 de fevereiro de 2014 na sede da FATRES para planejarem as ações prioritárias para o ano de 2014, além de planejarem as ações, o encontro serviu para retomar as atividades desse grupo que é formado pelos coletivos de jovens e departamento de educação do campo dos Sindicatos.

Os representantes dos Sindicatos de Conceição do Coité, Nordestina, Queimadas, Retirolândia e Santaluz, que se fizeram presentes, depois de discutirem as demandas dos municípios, com base no documento da IV CONFATRES, apontaram as ações para a Secretaria de Jovens e a Secretaria de Formação e Políticas, Qualificação Profissional e Educacional da FATRES. Uma das sugestões é que seja realizado esse ano, capacitação das lideranças e que outras atividades tenham foco na geração de emprego e renda.

A Secretária de Jovens do Sindicato de Retiroândia e da FATRES, Luziane Carneiro de Oliveira, destaca a importância que tem essas reuniões “a reunião foi muito produtiva, conseguimos traçar estratégias para executar um plano de ação baseado no documento do CONFATRES. Além disso, esse também foi um momento de reestruturar os coletivos de jovens da FATRES que é formado pelos coletivos municipais dos sindicatos.” destaca Luziane.

A Secretaria de Formação e Políticas, Qualificação Profissional e Educacional, colocou como ação prioritária para esse ano 03 ações que são: Realização de um seminário de educação do campo no mês de abril, Acompanhar as discussões sobre a universidade no território do sisal e Realizar cursos de formação para lideranças nas áreas de associativismo, cooperativismo e sindicalismo e capacitação para conselheiros.

Já a Secretaria de Juventude elencou 02 ações prioritárias que é a Reestruturação do coletivo de jovens da FATRES e a Apresentar para governo e instituição que apoiam projetos de geração de emprego e renda com foco na organização de unidades produtivas agroecológica. 

 

A Coordnação da FATRES Convoca Assembleia!

A Coordenação da FATRES, convoca duas assembleia para o dia 17 de fevereiro de 2014, a ser realizada na sede da FATRES, localizada na Rua Pedro Manoel da Cunha, nº 61, Bairro Dionísio Mota, Município de Valente - Bahia. Uma assembleia ordinária para Prestação de Contas e outra para Planejamento Estratégico da FATRES 2014 e Projetos Institucionais em Andamento.


Agricultores Familiares Participam de Seminário Temático de ATER.

Agricultores familiares das cidades de Coronel João Sá, Heliópolis, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Santa Brígida, participaram nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2014, do Seminário Temático de Assistência Técnica e Extensão Rural, ATER, do projeto Sustentabilidade e Cidadania no Semiárido da Bahia, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar no Semiárido da Bahia, FATRES, em convênio com Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, SEAGRI, e a Superintendente da Agricultura Familiar, SUAF, 002/2012, lote 18, que atende 480 famílias.

Seminário Temático de ATER, que foi realizado na sede da FATRES em Valente, proporcionou para os agricultores um momento de construção coletiva sobre a agricultura familiar para fortalecer as unidades produtivas de cada família e um intercâmbio de saberes entre os agricultores. Com palestras sobre manejo sanitário na ovinocaprinocultura, informações sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PRONAF, oficinas sobre o uso de tecnologias sociais para melhorar no manejo e aproveitar bastante a água, evitando o desperdício.

Uma das participantes, Maria do Carmo da Silva, da comunidade Ponta da Serra, na cidade Pedro Alexandre, avalia positivo atividade realizada pela FATRES, “Gostei, gostei demais das atividades, foi muito proveitoso participar desse evento. Gostei muito de conhecer a sede da FATRES, e acho que a FATRES deve continuar no município para ajudar os agricultores. Depois que os meninos, (técnicos), passaram lá com as orientações, acho que já cresci mais um pouquinho no conhecimento, esta sendo muito importante para melhorar minha roça. Eu acho que vou levar de tudo um pouquinho, principalmente do canteiro de verão, para gastar menos água” destaca Maria do Carmo.

No segundo dia, os agricultores foram conhecer a propriedade de Abelmanto, na cidade de Riachão do Jacuípe, uma experiência de educação ambiental, de respeito à natureza. O agricultor Abelmanto trabalha de forma agroecológica, uma proposta para os demais agricultores conhecerem melhor o lugar onde eles vivem. Saullo Daniel de O. Silva, engenheiro agrônomo que coordena a equipe técnica de ATER no Território do Semiárido Nordeste II pela FATRES, destaca que o Seminário Temático de ATER, veio para mostrar aos agricultores as tecnologias sociais capaz de melhorar a convivência com o semiárido, e avalia “foi muito positiva e de extrema importância para todos e todas, já que o mesmo fortaleceu o vínculo de toda a equipe técnica com os agricultores e entre os mesmos. Esse contato direto e contínuo (3 dias) criou um laço de amizade e troca de experiências entre os envolvidos dos diversos municípios e comunidades atendidas pelo projeto Estadual de ATER, comenta Saullo.
 
O trabalho de assistência técnica e extensão rural voltada para o desenvolvimento da agricultura familiar que vem sendo desenvolvido no Território do Semiárido Nordeste II é pautado na sustentabilidade e cidadania no semiárido da Bahia, através de uma agricultura familiar agroecológica, adaptável ao semiárido. 



FATRES Publica Extratos de Contratos.



A FATRES, Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, publica extratos de contratos firmados com empresas de prestação de serviços de hospedagem e alimentação.

FATRES Torna Publico Aviso de Homologação.

A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, torna publico o aviso de homologação da tomada de preço 04/2013 do processo administrativo nº 06/2013.