Agricultores Familiares Participam de Seminário Temático de ATER.

Agricultores familiares das cidades de Coronel João Sá, Heliópolis, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Santa Brígida, participaram nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2014, do Seminário Temático de Assistência Técnica e Extensão Rural, ATER, do projeto Sustentabilidade e Cidadania no Semiárido da Bahia, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar no Semiárido da Bahia, FATRES, em convênio com Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, SEAGRI, e a Superintendente da Agricultura Familiar, SUAF, 002/2012, lote 18, que atende 480 famílias.

Seminário Temático de ATER, que foi realizado na sede da FATRES em Valente, proporcionou para os agricultores um momento de construção coletiva sobre a agricultura familiar para fortalecer as unidades produtivas de cada família e um intercâmbio de saberes entre os agricultores. Com palestras sobre manejo sanitário na ovinocaprinocultura, informações sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PRONAF, oficinas sobre o uso de tecnologias sociais para melhorar no manejo e aproveitar bastante a água, evitando o desperdício.

Uma das participantes, Maria do Carmo da Silva, da comunidade Ponta da Serra, na cidade Pedro Alexandre, avalia positivo atividade realizada pela FATRES, “Gostei, gostei demais das atividades, foi muito proveitoso participar desse evento. Gostei muito de conhecer a sede da FATRES, e acho que a FATRES deve continuar no município para ajudar os agricultores. Depois que os meninos, (técnicos), passaram lá com as orientações, acho que já cresci mais um pouquinho no conhecimento, esta sendo muito importante para melhorar minha roça. Eu acho que vou levar de tudo um pouquinho, principalmente do canteiro de verão, para gastar menos água” destaca Maria do Carmo.

No segundo dia, os agricultores foram conhecer a propriedade de Abelmanto, na cidade de Riachão do Jacuípe, uma experiência de educação ambiental, de respeito à natureza. O agricultor Abelmanto trabalha de forma agroecológica, uma proposta para os demais agricultores conhecerem melhor o lugar onde eles vivem. Saullo Daniel de O. Silva, engenheiro agrônomo que coordena a equipe técnica de ATER no Território do Semiárido Nordeste II pela FATRES, destaca que o Seminário Temático de ATER, veio para mostrar aos agricultores as tecnologias sociais capaz de melhorar a convivência com o semiárido, e avalia “foi muito positiva e de extrema importância para todos e todas, já que o mesmo fortaleceu o vínculo de toda a equipe técnica com os agricultores e entre os mesmos. Esse contato direto e contínuo (3 dias) criou um laço de amizade e troca de experiências entre os envolvidos dos diversos municípios e comunidades atendidas pelo projeto Estadual de ATER, comenta Saullo.
 
O trabalho de assistência técnica e extensão rural voltada para o desenvolvimento da agricultura familiar que vem sendo desenvolvido no Território do Semiárido Nordeste II é pautado na sustentabilidade e cidadania no semiárido da Bahia, através de uma agricultura familiar agroecológica, adaptável ao semiárido. 



Nenhum comentário: