FATRES Participa do Seminário Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

Por acreditar que saneamento básico e sustentável é uma ferramenta insubstituível na perspectiva de um futuro melhor para as pessoas que moram na cidade e no campo é que a FATRES participou na manhã do dia 21 de janeiro do Seminário sobre Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. O encontro aconteceu no Centro Cultural de Conceição do Coité.

Com a publicação da lei n.º 11.445/2007, a lei de Saneamento Básico, todos os municípios têm a obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico, PMSB. Que já entra em vigor a parti de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico sem ter o PMSB.Nessa perspectiva o Território do Sisal começa a se articular para debater a lei estadual de resíduos sólidos, o plano municipal de resíduos sólidos e a sustentabilidade e coleta seletiva.

“No evento foi possível compartilhar experiências positivas no referente a saneamento, a exemplo o município de Itiúba que está com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, aprovado e sancionado” comentou Ernesto Gomes, coordenador de projetos da FATRES.


A lei de saneamento básico traz um conjunto de serviços como infra-estruturas e instalações operacionais relativo aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.

O evento foi organizado pelo CODES Sisal e Secretaria do Planejamento da Bahia, SEPLAN, com o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. Representantes do CONSISAL, APAEB Valente, Prefeituras municipais de Valente, Santaluz, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe também marcaram presença no evento.

1ª Feira da Reforma Agrária reúne cerca de 300 pessoas do Território do Sisal

Agricultores Familiares, assentados, acampados, lideranças comunitárias e gestores públicos participaram na manhã deste sábado, 11, da abertura oficial da 1ª Feira da Reforma Agrária e Economia Popular Solidária do Território do Sisal. O evento que acontece no Assentamento de Nova Palmares em Conceição do Coité  tem como finalidade mostrar a produtividade dos assentamentos, compartilhar experiências entre os produtores do Território do Sisal e consequentemente comemorar o 16º aniversário do assentamento.

A abertura oficial contou com a presença de lideranças que representam a FATRES, COOAFES, EBDA, ASCOOB SISAL, ASCOOB Itapicuru, UNICAFES Bahia, CONSISAL, CODES, FETRAF, CUT, Prefeitura de Conceição do Coité e Serrinha, MUC e Sindicatos de trabalhadores rurais e agricultores familiares.

Para João Nilton, Coordenador da  FATRES (Fundação de  Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Semiárido da Bahia),  “A Feira da Reforma Agrária vem ilustrar as lutas que travamos ao longo desses anos em prol de melhoria de vida para os agricultores familiares do território. É um momento de fortalecer e disseminar os projetos de uma alimentação alternativa dentro da Agricultura Familiar” destaca João Nilton.

“Nós ficamos orgulhosos em ver a produtividade do nosso assentamento. A FATRES teve uma ideia excelente em realizar esse momento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Coité a e COOAFES pois traz a oportunidade de mostrar o que os assentamentos estão produzindo e também promove uma discussão do que se precisa para potencializar a produção” comenta o presidente do SINTRAF de Coité Urbano Carvalho.

Durante toda a tarde de sábado acontecem oficinas temáticas em que os participantes poderão ampliar os seus conhecimentos a respeito de temáticas como Educação do Campo e Cultura na reforma agrária, Alimentação Alternativa e Segurança Alimentar. Paralelo as oficinas, há ainda a exposição de animais e artesanato.


COOAFES e FATRES promove 1ª Feira da Reforma Agrária e Economia Popular Solidária do Território do Sisal



Começa hoje, dia 10, a 1ª Feira da Reforma Agrária e Economia Popular Solidária do Território do Sisal. O evento segue até domingo (12), no Assentamento Nova Palmares, localizado no município de Conceição do Coité. A 1ª Feira está sendo promovida pela Fundação de Apoio aos Agricultores Familiares do Semiárido da Bahia, FATRES, pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários, COOAFES, e a Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Nova Palmares. 

A Feira é um momento de compartilhar saberes e sabores dos mais diversos produtos da Agricultura Familiar oriundos de Assentamento de Reforma Agrária do o Território do Sisal. Promovendo um intercâmbio de experiências de produção e expondo a produtividade dos assentamentos.

Serão 03 dias de atividades e muita integração! Na sexta-feira, os grupos irão organizar a exposição dos seus produtos. O sábado haverá uma programação instrutiva e discursiva. Temas como: Educação do Campo e Cultura na Reforma Agrária, Segurança Alimentar e Nutricional e Alimentação Alternativa serão debatidos com as oficinas, temáticas. A exposição de animais e produtos dos agricultores, proporcionará o intercambio de experiências entre as comunidades.

No domingo começa bem cedo, a partir das cinco horas da manhã com a festa comemorativa do Assentamento Nova Palmares, 16 anos de lutas e conquistas. As apresentações culturais ficarão por conta dos grupos musicais Sorriso de Menina, Quixanayah (Reggae), Dueto e Mel com Pimenta.


1ª Feira de Reforma Agrária e Economia Solidária Popular do Território do Sisal será realizada em Coité

Com o objetivo de dá notoriedade, reconhecimento e fortalecer a produção agrícola dos agricultores familiares de áreas de reforma agrária do Território do Sisal, acontece nos dias 10, 11 e 12 de janeiro a 1ª Feira de Reforma Agrária e Economia Solidária Popular do Território do Sisal no Assentamento de Nova Palmares, município de Conceição do Coité. Com realização da Fundação de Apoio aos Agricultores Familiares – FATRES, Cooperativa de Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários de Coité – COOAFES e a Associação de Nova Palmares a feira será um momento impar na historia da localidade que está comemorando seus 16 anos de existência. 
 
A expectativa da organização é mobilizar cerca de 300 agricultores que irão expor e comercializar suas produções durante os três dias de evento que contará com exposições, oficinas temáticas e manifestações culturais com os grupos musicais Mel com Pimenta, Dueto, Sorriso de Menina e o reggae da Banda Quixanayah que se apresentam na praça do assentamento no dia 12 a partir das 18 horas. Para maiores informações entrar em contato (75) 3262-1543 ou pelo e-mail:sintrafcoite@hotmail.com