FATRES Participa do Seminário Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

Por acreditar que saneamento básico e sustentável é uma ferramenta insubstituível na perspectiva de um futuro melhor para as pessoas que moram na cidade e no campo é que a FATRES participou na manhã do dia 21 de janeiro do Seminário sobre Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. O encontro aconteceu no Centro Cultural de Conceição do Coité.

Com a publicação da lei n.º 11.445/2007, a lei de Saneamento Básico, todos os municípios têm a obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico, PMSB. Que já entra em vigor a parti de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico sem ter o PMSB.Nessa perspectiva o Território do Sisal começa a se articular para debater a lei estadual de resíduos sólidos, o plano municipal de resíduos sólidos e a sustentabilidade e coleta seletiva.

“No evento foi possível compartilhar experiências positivas no referente a saneamento, a exemplo o município de Itiúba que está com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, aprovado e sancionado” comentou Ernesto Gomes, coordenador de projetos da FATRES.


A lei de saneamento básico traz um conjunto de serviços como infra-estruturas e instalações operacionais relativo aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.

O evento foi organizado pelo CODES Sisal e Secretaria do Planejamento da Bahia, SEPLAN, com o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. Representantes do CONSISAL, APAEB Valente, Prefeituras municipais de Valente, Santaluz, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe também marcaram presença no evento.

Nenhum comentário: