1ª Feira da Reforma Agrária reúne cerca de 300 pessoas do Território do Sisal

Agricultores Familiares, assentados, acampados, lideranças comunitárias e gestores públicos participaram na manhã deste sábado, 11, da abertura oficial da 1ª Feira da Reforma Agrária e Economia Popular Solidária do Território do Sisal. O evento que acontece no Assentamento de Nova Palmares em Conceição do Coité  tem como finalidade mostrar a produtividade dos assentamentos, compartilhar experiências entre os produtores do Território do Sisal e consequentemente comemorar o 16º aniversário do assentamento.

A abertura oficial contou com a presença de lideranças que representam a FATRES, COOAFES, EBDA, ASCOOB SISAL, ASCOOB Itapicuru, UNICAFES Bahia, CONSISAL, CODES, FETRAF, CUT, Prefeitura de Conceição do Coité e Serrinha, MUC e Sindicatos de trabalhadores rurais e agricultores familiares.

Para João Nilton, Coordenador da  FATRES (Fundação de  Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Semiárido da Bahia),  “A Feira da Reforma Agrária vem ilustrar as lutas que travamos ao longo desses anos em prol de melhoria de vida para os agricultores familiares do território. É um momento de fortalecer e disseminar os projetos de uma alimentação alternativa dentro da Agricultura Familiar” destaca João Nilton.

“Nós ficamos orgulhosos em ver a produtividade do nosso assentamento. A FATRES teve uma ideia excelente em realizar esse momento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Coité a e COOAFES pois traz a oportunidade de mostrar o que os assentamentos estão produzindo e também promove uma discussão do que se precisa para potencializar a produção” comenta o presidente do SINTRAF de Coité Urbano Carvalho.

Durante toda a tarde de sábado acontecem oficinas temáticas em que os participantes poderão ampliar os seus conhecimentos a respeito de temáticas como Educação do Campo e Cultura na reforma agrária, Alimentação Alternativa e Segurança Alimentar. Paralelo as oficinas, há ainda a exposição de animais e artesanato.


Nenhum comentário: