Sempre em busca de melhor orientar os agricultores familiares para que possam conviver melhor com o semiárido, a FATRES realizou na quinta, 20, um intercâmbio entre os agricultores da Agricultura Familiar e Fundo de Pasto (modo tradicional de se criar caprinos e ovinos à solta e em pastagem nativa) da cidade de Monte Santo. Os agricultores, que fazem parte do Projeto Mais Água coordenado pela FATRES, tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas em relação à organização social e produção de alimentos, da comunidade de Lagoa do Saco, também em Monte Santo.
“A gente vem com um pensamento e voltamos com outro, esse intercambio ajuda bastante para levar para casa e colocar em pratica alguma coisa que vimos aqui, já sabemos que temos como produzir nas comunidades, o que falta é água, e esse projeto vai nos ajudar bastante, essas tecnologias de guardar água vai melhor e muito a vida do agricultor” comenta o agricultor Zacarias de Matos, da comunidade de Saguim.
A comunidade de Saguim vai receber, através do Projeto Mais Água, 03 tecnologias de armazenamento de água, uma cisterna de enxurrada e dois barreiros trincheira familiar, em que a comunidade vai usar de forma coletiva.
Só em Monte Santo a FATRES atende, pelo Projeto Mais Água,235 famílias com 172 tecnologias entre Cisternas de Enxurrada, Barreiros Trincheiras Familiar e Coletivo e Limpeza de Aguada. O coordenador do projeto, Allandelon Mota Rios, avaliou o encontro como algo que somou bastante para o aperfeiçoamento dos trabalhos “O Projeto Mais Água já vem mostrando que é possível conviver no semiárido, então esse intercambio foi excelente, os agricultores voltaram para suas casas com um leque maior de conhecimento e com energia e vontade para organizar sua propriedade e repassar para a comunidade o que viram nesse evento, vimos à esperança e a confiança dos agricultores em terem dias melhores”. Destaca Allandelon.
O projeto Mais Água é executado pela FATRES em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, SEDES, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, MDS, nos municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas. Um dos objetivos do Projeto Mais Água é proporcionar o acesso e utilização sustentável da água da chuva para a produção de alimentos, Segurança Nutricional e Alimentar das famílias do semiárido baiano.