Contratos são assinados para construção de habitação rural em Coité

Na manhã da última segunda (27), trinta e três agricultores de diversas localidades do município de Conceição do Coité estiveram na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF para assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal no qual construirá moradias na zona rural.


Serão construídas 33 unidades habitacionais, distribuídas nas seguintes localidades: Distritos de Salgadália, Bandiaçu, São João, Juazeirinho e Aroeira. Cada casa está orçada no valor de R$ 25 mil, possuirá uma área de 52 m2 contando com sala, quarto, cozinha, banheiro social, varanda e quintal.


As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR e serão construídas pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia - COOPEHABITAR em parceria com o sindicato de Coité.


Estiveram presentes no evento Raimundo Carneiro, gerente da Agência da Caixa Econômica de Conceição do Coité, Rosival Leite, Coordenador da COOPEHABITAR, Ana Cláudia Carvalho, Secretária de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia – FETRAF, além de representantes da Fundação de Apoio aos Trabalhadores da Agricultura da Familiar da Região Sisaleira – FATRES e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira – CODES.



Rosival Leite - COOPEHABITAR
“Este momento é muito importante porque a gente vê que têm pessoas que certamente não teriam condições de terem uma casa como esta que eles vão ter, então a gente tem a possibilidade de criar uma alternativa de permanência do agricultor na sua propriedade e esta é nossa proposta”, destacou Rosival Leite Coordenador da COOPEHABITAR.

Uma das agricultoras contempladas como o programa é Dilma Mota de Lima, casada, mãe de dois filhos, moradora do Distrito de Salgadália, ela falou da expectativa em realizar o sonho da casa própria. “O sonho da gente é ter a nossa casa e poder morar perto de minha avó na Fazenda Lagoa Cavada e agora sei que este sonho vai ser realizado, espero com muita ansiedade pelo inicio das construções. Quero dizer ainda àquelas pessoas que tem vontade de possuir sua casa, que procure o sindicato, os órgãos que com certeza vão ser contempladas também assim como eu”, afirma.

Raimundo Carneiro- Caixa Econômica

Para Raimundo Carneiro, gerente da Agência da Caixa Econômica de Conceição do Coité, as parcerias estão sendo fundamentais para execução do programa no município, “eu diria que sem as parcerias este programa não existira porque é um programa um tanto quanto burocrático e ter a cooperativa e o sindicato inserido neste processo têm ajudado muito, e as assinaturas destes contratos só estão sendo possíveis graças a estas parcerias” avalia Raimundo Carneiro.
                                           
FONTE: ASCOM SINTRAF Coité


FATRES é parceira na realização de seminário de juventude rural do Estado

Acontece entre os dias 29 e 31 de agosto o Seminário Estadual de Juventudes Rurais, no Acampamento Maanaim em Feira de Santana. Durante os três dias serão promovidos debates, palestras e oficinas sobre políticas públicas de juventude e caminhos para a autonomia e permanência do jovem no campo. 

A Secretária de Juventude da FATRES, Luziane Carneiro, informou que aproximadamente 20 jovens do Território do Sisal devem participar do evento representando os sindicatos e coletivos juvenis.

O evento contará com a presença de representantes dos governos estadual e federal, lideranças de entidades da sociedade civil e professores universitários na mediação dos debates e realização de palestras.

Confira a programação:



clique na imagem para ampliar






ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376


FATRES realiza 1º módulo da capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional e Metodologia Participativa

Capacitar Técnicos Agrícolas e Agentes de Desenvolvimento Social (ADS), que atuam nos projetos da FATRES, sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Esse foi o objetivo do curso realizado pela FATRES na última quarta (22), na sede da entidade em Valente.

Durante todo o dia foram debatidos conceito, leis e políticas públicas de SAN, o papel dos Conselhos nacional e estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs) e a importância da Agricultura Familiar para a garantia da segurança alimentar e nutricional.  

De acordo com os coordenadores do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) da FATRES, os técnicos e agentes são multiplicadores de informações e conhecer o tema é estratégico na prestação dos serviços de assessoria técnica rural.

Além de promover debates, a facilitadora e Conselheira do CONSEA BA, Kamilla Santos, solicitou que os participantes construíssem textos sobre temas relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes usaram a criatividade para produzir cordéis e dramatizações sobre os temas propostos.

De acordo com Kamilla, a implantação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional pode contribuir com a melhoria da qualidade alimentar da população. Além de articular, acompanhar e monitorar as ações destinadas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA), os conselhos têm a função de estimular e fiscalizar a execução de políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Confira o trabalho dos grupos: 

Grupo 1 - Agroecologia


Grupo 2 - Banco de semente


Grupo 3 - Aproveitando o arredor de casa


Grupo 4 - Diversidade 


Grupo 5 - Organização e comercialização


Promover a segurança alimentar e nutricional significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana.


 ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Governo apresenta projetos para fortalecer a cadeia produtiva do sisal durante evento em Valente

Fortalecer a cadeia produtiva do Sisal através da utilização de 100% da folha, aproveitando seus subprodutos, essa foi a meta apresentada pelos secretários estaduais de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Eduardo Salles e Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Paulo Câmera, durante o Workshop “Cadeia Produtiva do Sisal – fibras naturais em tempos de sustentabilidade”, que teve início na última terça (21) no auditório da Casa Brasil em Valente.

De acordo com os secretários serão desenvolvidas ações de curto, médio e longo prazo como forma de garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do sisal.

O Secretário Paulo Câmera apresentou pesquisas feitas para melhor aproveitamento do sisal, entre elas a fabricação de móveis, carteiras escolares e painéis de veículos a partir da fibra. Paulo informou que são prioridades da secretaria a implantação de uma biofábrica em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para produção de espécies resistentes à podridão vermelha e a instalação de viveiros aclimatados nas regiões produtoras.

Secretário Paulo Câmera apresentou carteiras escolares produzidas com a fibra do sisal
Também foram apresentados mel, adoçante, complemento alimentar e xampu produzidos no México, com outras variedades do sisal.

Entre as ações de curto prazo está a aquisição de dois milhões de mudas sadias de sisal, livres da podridão vermelha, anunciada por Eduardo Salles. O Secretário também informou que serão implantadas cinco unidades para desfibramento com máquinas estacionárias.

Para o Secretário de Finanças da FATRES, Urbano Carvalho, a pesquisa tem importância fundamental para o desenvolvimento da cadeia, mas é preciso considerar tudo o que já foi feito anteriormente e pensar em soluções imediatas, que atendam a necessidade do pequeno produtor que está na base da cadeia.


Com duração de dois dias, o encerramento do evento aconteceu ontem (22) com uma visita técnica a área de produção e beneficiamento de sisal em Campo Formoso. O Workshop foi realizado pela Fundação APAEB, ADAB, EBDA, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - SEAGRI, com apoio da FIEB, Câmara Setorial Fibras Naturais do Estado da Bahia, UFBA, UFRB, CONAB e EMBRAPA.

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376



Agricultores familiares de Coité assinam contratos com Caixa Econômica Federal para construção de casas

Na próxima segunda-feira, dia 27, acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal para a construção de 33 moradias rurais. As famílias beneficiadas com as casas, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR terão que comparecer na sede do sindicato a partir de 8 horas da manhã para assinarem seus contratos.



Serão construídas 33 unidades habitacionais, distribuídas nas seguintes localidades: Distritos de Salgadália, Bandiaçu, São João, Juazeirinho e Aroeira. Cada casa está orçada no valor de R$ 25 mil, possuirá uma área construída de 52 m2 e contará com 01 sala, 01 quartos, cozinha, banheiro social, varanda e quintal. A contra partida de cada família é de mil reais dividido em quatro parcelas.


O projeto executado pela Cooperativa de Habitação Rural do Estado da Bahia – COOPEHABITAR em parceria com o SINTRAF Coité tem previsão para iniciar as construções das unidades habitacionais no próximo mês de setembro.

Flaviano Santiago, Secretário de Juventude do Sindicato e Coordenador do Programa de Habitação Rural da COOPEHABITAR no município destaca a importância desta ação para os agricultores, “é um projeto que vem beneficiar várias famílias com uma casa nova e isso vai dá condições de melhoria da qualidade de vida dos agricultores. Nós do sindicato estamos articulando e mobilizando as famílias para este momento da assinatura e assim darmos início às construções das casas”, destaca Flaviano.

FONTE: ASCOMSINTRAF - COITÉ

Feira de Santana recebe novo posto SAC e máquinas para municípios do semiárido










Um conjunto de ações na região de Feira de Santana, que inclui inauguração de um novo posto do SAC, entrega de máquinas para atender municípios do semiárido e visita à obra de restauração da Igreja Senhor dos Passos, foi o motivo da volta do governador Jaques Wagner à cidade nesta segunda-feira (20). A visita foi realizada duas semanas depois da assinatura das ordens de serviço para construção do teatro do centro de convenções da cidade e complementação da Avenida Nóide Cerqueira.

A primeira pessoa a ser atendida no novo SAC, que fica na Rua Vasco Filho, nº 23, no centro de Feira, foi o funcionário público Jailson Akenaton. Ele procurou a unidade para tirar a segunda via da certidão de nascimento e da carteira de identidade. “Tem uma boa estrutura, um grande número de funcionários e fica perto da rodoviária. As pessoas chegam de outros municípios para Feira, que já virou uma metrópole, e vêm direto para serem atendidas”.

A unidade tem capacidade de realizar 2,4 mil atendimentos diários – 50 mil mensais –, com hora marcada, para 153 serviços de 11 órgãos. “A Bahia inovou, é o primeiro estado brasileiro a implantar este SAC com hora marcada, o que significa que as pessoas vão gastar muito menos tempo e não vão pegar fila. Um investimento de R$ 4,5 milhões para que o povo da região tenha uma condição de cidadania muito melhor na sua relação com o Estado”, afirmou o governador.

Segundo ele, entre os órgãos do novo SAC estão o SAC Educação, específico para os professores estaduais, a Secretaria da Fazenda, o Detran e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. “Quero trazer para cá o Sebrae e a Polícia Federal, para retirada de passaporte”.

De acordo com o secretário da Administração, Manoel Vitório, de 2007 até agora foram inaugurados sete unidades do SAC e 14 do Ponto Cidadão. “Estamos licitando mais duas unidades do SAC Móvel. Assim, teremos quatro atendendo os municípios do interior”.

Prefeituras têm 20 dias para regularizar documentação

No pátio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), o governador entregou 35 motoniveladoras e 28 retroescavadeiras para manutenção de estradas vicinais, limpeza de aguadas e construção de pequenas barragens. A prioridade foi atender os municípios afetados pela seca. As máquinas vão beneficiar mais de 90 cidades.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça, afirmou que as prefeituras com pendência na documentação têm 20 dias para regularizar a situação e receber os equipamentos. “No ato da entrega técnica, nos municípios, haverá a orientação de execução de serviços com as máquinas”.

O secretário de Transportes e Serviços Públicos de Itapetinga, Ricardo Dutra, explicou que o município do sudoeste baiano possui 70 mil habitantes e tem na pecuária e no polo calçadista as principais atividades econômicas. “Os 600 quilômetros de estradas vicinais que temos serão melhorados. Vamos fazer as vias para buscar alunos nas escolas da zona rural. Depois, vamos fazendo as coisas de acordo com a escala de trabalho. Só tínhamos uma máquina. Com esta aquisição do Governo do Estado vai melhorar bastante o nosso trabalho”.

Governo federal investe no desenvolvimento baiano

Durante a visita a Feira de Santana, o governador falou sobre os anúncios que a presidente Dilma fez na semana passada, de investimentos na Bahia. “São R$ 630 milhões em obras de combate aos efeitos da seca, para captação e distribuição de água. Ela anunciou também a ampliação da capacidade de captação de empréstimos para obras de infraestrutura na Bahia, no valor de R$ 5,3 bilhões. Isso nos dá um fôlego muito grande para continuar fazendo estradas e realizar mais ações nas áreas de saúde e educação”.

FONTE: SECOM BA


Território do Sisal debate aplicação do PROINF 2012 em assembleia

Realizada ontem e hoje (17), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção, a assembleia geral extraordinária do CODES Sisal contou com a participação de diversos representantes de entidades da sociedade civil e poder público do Território do Sisal.


Uma das pautas do evento foi a apresentação e aprovação de projetos para o PROINF 2012, que este ano disponibilizará R$ 550 mil. A assembleia definiu que os recursos serão utilizados para aquisição de veículos e equipamentos destinados a estruturação de entidades que prestam serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Cooperativas de comercialização de produtos da Agricultura Familiar. 

Também foram discutidos projetos apresentados em anos anteriores ao PROINF e que ainda não foram liberados. 

Para a Presidenta do CODES Sisal, Gilca Carneiro Morais, a demora na liberação dos recursos tem gerado a falta de interesse das entidades territoriais em apresentarem novas demandas.

O Proinf é uma ação orçamentária de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e tem a finalidade de financiar projetos estratégicos para o desenvolvimento territorial definidos no Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e priorizados pelos territórios.

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376 


FATRES realiza 1º encontro de planejamento do PSAN

A atividade, realizada hoje (15) na sede da FATRES em Valente, teve como objetivo definir as próximas ações do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN). Durante encontro foram apresentados e debatidos os critérios para a seleção das famílias beneficiárias e o questionário diagnóstico participativo que será aplicado nos acampamentos e assentamentos.

Uma parceira entre a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), o PSAN vai atuar nos municípios de Araci, Biritinga, Cansanção, Conceição do Coité, Queimadas, Quijingue e Santaluz em 20 áreas de acampamento e assentamento.

Com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional de 560 famílias acampadas a assentadas, o projeto prevê a realização de atividades educacionais, orientando sobre dietas balanceadas, e ações estruturantes, a exemplo da implantação de bancos de sementes, viveiros de mudas, cozinhas comunitárias e estruturação de grupos produtivos nas áreas de horticultura, apicultura, avicultura e ovinocaprinocultura.

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376


MDS vai investir R$ 85,84 milhões na construção de 40 mil cisternas na área rural

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investirá R$ 85,84 milhões na construção de 40 mil cisternas na zona rural, por meio do Plano Brasil Sem Miséria. Nesta quarta-feira (15), a ministra Tereza Campello, do MDS, e o ministro Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, assinaram termo de cooperação para a construção das unidades em áreas rurais atendidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os recursos do MDS serão repassados ao Ministério das Cidades, em quatro parcelas, até 2014.

Os gestores operacionais da ação serão a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Os recursos serão repassados pelos agentes financeiros para as entidades que vão construir as cisternas e fiscalizar a instalação das unidades.


As cisternas serão construídas junto com as obras das residências rurais, que poderão ser em agrovilas ou unidades individuais, conforme as especificações do Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Minha Casa, Minha Vida. Sindicatos, organizações da sociedade civil e municípios já podem apresentar propostas aos agentes financeiros para a construção das cisternas e das habitações rurais.


“Vamos viabilizar um passo muito estratégico e importante. Além de construir 40 mil cisternas em parceria com o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, vamos instalá-las junto com a habitação”, destacou Tereza Campello. “Isso vai ajudar a cumprir a nossa meta do Plano Brasil Sem Miséria, evitar um retrabalho, aumentar a sinergia e integrar políticas públicas.”


Agricultores familiares – A iniciativa beneficiará agricultores familiares e trabalhadores rurais com renda familiar bruta anual de até R$ 15 mil. Do total, 32 mil cisternas vão para o Semiárido e o Maranhão, outras 4 mil para a Região Sul e número igual para o restante do país. Com isso, o governo federal irá beneficiar quase 170 mil pessoas em zonas rurais afetadas por estiagens prolongadas.


“Essa cooperação vem sanar não só o déficit habitacional rural, mas também dar condições para que as pessoas tenham qualidade de vida nessas casas, garantindo o que é basilar, o acesso à água”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.


A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva. A água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.


O investimento para a construção de uma cisterna varia de acordo com a região, mas a média é de R$ 2,1 mil.


Apenas no primeiro ano do Plano Brasil Sem Miséria, as cisternas construídas por meio do Programa Água para Todos beneficiaram 111 mil famílias, somente no Semiárido.

A assinatura do termo de cooperação para construção das cisternas ocorreu durante reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

FONTE: MDS

FATRES realiza seminário de lançamento do PSAN

Aconteceu na última sexta (10) no auditório do Centro Educacional Nilton Oliveira dos Santos, município de Santaluz, o lançamento do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN). Participaram do evento lideranças comunitárias, representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares do Território do Sisal e representantes de órgãos e secretarias do Governo do Estado. O projeto é uma parceria entre a FATRES e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (SEDES).

Mesa de abertura do evento


O Coordenador Geral da FATRES, João Nilton Ferreira, acredita que o PSAN vai promover a multiplicação de conhecimentos. “Tenho certeza de que as famílias capacitadas vão multiplicar os conhecimentos sobre segurança alimentar e nutricional. Às vezes o grupo só precisa de apoio para começar algo e a FATRES vai oportunizar esse apoio”, afirmou. 


De acordo com a Presidenta do CODES Sisal, Gilca Morais, o PSAN tem como diferencial, atender um público historicamente marginalizado. “O PSAN pensa num público que está à margem da inclusão de políticas sociais”. Gilca lamentou o fato de que projetos como esses demorem tanto para serem aprovados por conta da burocracia do Estado.


Com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional de 560 famílias acampadas a assentadas, o projeto prevê a realização de atividades educacionais como a orientação para dietas balanceadas, capacitação das famílias sobre boas práticas de manipulação e aproveitamento integral dos alimentos e o estímulo à emancipação, ao controle social e à prática da economia solidária. Além de ações estruturantes, a exemplo da implantação de bancos de sementes, viveiros de mudas, cozinhas comunitárias e estruturação de grupos produtivos nas áreas de horticultura, apicultura, avicultura e ovinocaprinocultura.

Serão atendidas 560 famílias assentadas e acampadas nos municípios de Araci, Biritinga, Cansanção, Conceição do Coité, Queimadas, Quijingue e Santaluz com registro na relação de beneficiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


Gerente de projetos da FATRES, José Silva, apresenta equipe do PSAN











 Outras Falas

“Esse é um projeto que dá viabilidade a solução das necessidades de assentados e acampados, principalmente porque foi construído a partir das demandas desse público. Precisamos do apoio dos gestores públicos locais e outros parceiros da FATRES para que o projeto atinja seu objetivo”.

Domício Araújo
Secretário Geral da FATRES


 "Não se pode pensar a segurança alimentar e nutricional de assentados e acampados da reforma agrária sem pensar o acesso à terra".
Miryam Belo
 Coordenadora de Articulação e Apoio à Mobilização Comunitária da SEDES

"Os assentamentos e acampamentos precisam vender sua produção para o PAA e PNAE. É importante se organizar em grupos, se adequar as exigências, para comercilazar a produção".

Urbano Carvalho
Secretário de Finanças da FATRES


ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376 

Ministro Pepe Vargas anuncia investimentos para agricultura familiar na Bahia

Aumentar a renda no campo, tendo a agricultura familiar como modelo de produção para o desenvolvimento do país. Este é um dos objetivos do Plano Safra 2012/2013, voltado para a Bahia, lançado na tarde da última segunda-feira, 6, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e pelo governador do estado, Jaques Wagner. O evento reuniu, em Salvador, representantes do setor, de movimentos sociais, agricultores familiares e políticos ligados ao segmento.

O plano prevê a aplicação de R$1,2 bilhão na agricultura familiar do estado, que concentra o maior número de agricultores familiares no Brasil. Os recursos são destinados à assistência técnica e extensão rural (Ater), gestão territorial, comercialização, cobertura de renda e garantia de preços e mínimo. A maior parte dos recursos está no Pronaf, que disponibilizará aos agricultores baianos R$ 1 bilhão, sendo R$ 600 milhões para operações de investimento e R$ 400 milhões para custeio. 

O ministro Pepe Vargas apresentou para os agricultores baianos as mudanças do Plano Safra 2012/2013. “Nós acreditamos que haverá aumento de volume contratado nessa safra. Uma das mudanças deste plano safra é o aumento da renda de enquadramento para acessar o Pronaf, o que significa juros mais baixos. E quando o juros caem, permite que um número maior de produtores possa contratar o crédito”, explicou Pepe. O limite de renda bruta anual do agricultor familiar para acessar as linhas de crédito do Pronaf passou de R$ 110 mil para R$ 160 mil.

Vargas também mencionou a ampliação do volume total de recursos destinado ao Plano Safra para Agricultura Familiar, que da safra de 2002/2003 para 2012/2013 cresceu 400%. Naquela época, o investimento na agricultura familiar brasileira foi de R$3,9 bilhões e, hoje, é de R$ 18 bilhões. “É a agricultura familiar que produz a ampla maioria dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros, ela é fundamental para soberania alimentar do nosso país. A agricultura familiar é prioritária para o governo brasileiro”, informou o ministro que definiu os agricultores familiares como “grandes agricultores de pequenas propriedades”.

Pepe Vargas assegurou que as políticas do governo estadual são complementares as ações estruturantes de apoio e fomento à agricultura familiar do governo federal. “Como, por exemplo, quando o governo estadual equaliza as taxas de juros”, exemplificou.

Na ocasião, secretário de Estado da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, apresentou o Plano Safra da Agricultura e Pecuária da Bahia 2012/2013. 

Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 na Bahia, R$ 1,2 bilhão, sendo:


  •   Pronaf: R$ 1 bilhão
  •   Ater: R$ 58,4 milhões
  • Garantia Safra: R$ 79,6 milhões 
  • Pnae: R$ 80,3 milhões 
  • PAA: R$ 8,2 milhões
  • Territórios: R$ 7,8 milhões
 FONTE: MDA