Capacitar Técnicos Agrícolas e Agentes de Desenvolvimento Social (ADS), que atuam nos projetos da FATRES, sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Esse foi o objetivo do curso realizado pela FATRES na última quarta (22), na sede da entidade em Valente.
Durante todo o dia foram debatidos conceito, leis e políticas públicas de SAN, o papel dos Conselhos nacional e estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs) e a importância da Agricultura Familiar para a garantia da segurança alimentar e nutricional.
De acordo com os coordenadores do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) da FATRES, os técnicos e agentes são multiplicadores de informações e conhecer o tema é estratégico na prestação dos serviços de assessoria técnica rural.
Além de promover debates, a facilitadora e Conselheira do CONSEA BA, Kamilla Santos, solicitou que os participantes construíssem textos sobre temas relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes usaram a criatividade para produzir cordéis e dramatizações sobre os temas propostos.
De acordo com Kamilla, a implantação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional pode contribuir com a melhoria da qualidade alimentar da população. Além de articular, acompanhar e monitorar as ações destinadas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA), os conselhos têm a função de estimular e fiscalizar a execução de políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Confira o trabalho dos grupos:
Grupo 1 - Agroecologia
Grupo 2 - Banco de semente
Grupo 3 - Aproveitando o arredor de casa
Grupo 4 - Diversidade
Grupo 5 - Organização e comercialização
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376
Nenhum comentário:
Postar um comentário