FATRES realiza 1º módulo da capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional e Metodologia Participativa

Capacitar Técnicos Agrícolas e Agentes de Desenvolvimento Social (ADS), que atuam nos projetos da FATRES, sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Esse foi o objetivo do curso realizado pela FATRES na última quarta (22), na sede da entidade em Valente.

Durante todo o dia foram debatidos conceito, leis e políticas públicas de SAN, o papel dos Conselhos nacional e estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs) e a importância da Agricultura Familiar para a garantia da segurança alimentar e nutricional.  

De acordo com os coordenadores do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) da FATRES, os técnicos e agentes são multiplicadores de informações e conhecer o tema é estratégico na prestação dos serviços de assessoria técnica rural.

Além de promover debates, a facilitadora e Conselheira do CONSEA BA, Kamilla Santos, solicitou que os participantes construíssem textos sobre temas relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional. Os participantes usaram a criatividade para produzir cordéis e dramatizações sobre os temas propostos.

De acordo com Kamilla, a implantação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional pode contribuir com a melhoria da qualidade alimentar da população. Além de articular, acompanhar e monitorar as ações destinadas a assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA), os conselhos têm a função de estimular e fiscalizar a execução de políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Confira o trabalho dos grupos: 

Grupo 1 - Agroecologia


Grupo 2 - Banco de semente


Grupo 3 - Aproveitando o arredor de casa


Grupo 4 - Diversidade 


Grupo 5 - Organização e comercialização


Promover a segurança alimentar e nutricional significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana.


 ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Nenhum comentário: