Depois de visitar o Território do Sisal, representantes do Médio Rio de Contas, Litoral Sul e Baixo Sul pretendem reproduzir experiências exitosas



Visitantes debatem organização do Território no auditório do STRAF, em Valente
15 representantes da sociedade civil e poder público dos Territórios Litoral Sul, Baixo Sul e Médio Rio de Contas estiveram no Território do Sisal, na última terça (17), para conhecer experiências de Cooperativismo e Associativismo desenvolvidas no Território do Sisal. Além da estrutura de gestão e organização do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (CODES Sisal) e do Consórcio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal da Bahia (CONSISAL).

Durante a visita, o grupo esteve no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité, para conhecer a experiência da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários (COOAFES) na comercialização de produtos da Agricultura Familiar e conquista de novos mercados como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

A comitiva também visitou o município de Valente, onde conheceu a estrutura física e as práticas associativistas da APAEB. 

Gilca apresenta experiências do CODES Sisal
A presidenta do CODES Sisal, Gilca Carneiro Morais, e o Secretário Executivo do CONSISAL, José Silva apresentaram o processo de organização e gestão das entidades que representam. Eles destacaram que CODES Sisal e CONSISAL são estruturas complementares que pensam e executam ações para promover o desenvolvimento Territorial.

Para o representante da prefeitura de Gogongi, Território Médio Rio de Contas, Paulo da Silva, as entidades da sociedade civil do Território do Sisal merecem uma atenção especial do poder público, por contribuírem com o desenvolvimento local e a elaboração de políticas públicas.

O membro da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) no Colegiado Territorial do Médio Rio de Contas, Edvar Passos, afirma que, mesmo com suas particularidades, as experiências que deram certo no Sisal podem ser reproduzidas em outros territórios. “O Território do Sisal tem uma experiência que é muito própria, muito dela. Mas, nesse momento que estamos passando por um processo de organização, viemos para conhecer e levar informações sobre o trabalho desenvolvido aqui” declara.

ASCOM FATRES
Arlene Freire a Cleber Silva
(75) 3263 2376

Nenhum comentário: