Monitoramento da equipe de ATER!

Com o intuito de acompanhar e avaliar os trabalhos da equipe técnica da FATRES de Assistência Técnica e Extensão Rural, ATER, foi realizado o monitoramento no dia 05 de julho de 2013, na sede da FATRES em Valente. No monitoramento a coordenação aproveita para a equipe compartilhar e avaliar os trabalhos realizados em campo, um momento em que eles colocam as dificuldades encontradas para a realização dos serviços e a demanda dos agricultores.

Com toda a equipe reunida, 16 técnicos agrícolas, 03 agrônomos e uma assistente social, o monitoramento foi também um momento de compartilhar experiências, capacitação e também trazer orientações/informações que ajudarão na execução das atividades em campo. Deraldo Dias Filho, que é coordenador de ATER da FATES, destaca a importância que o monitoramento tem que os trabalhos possam fluir em campo “os monitoramentos são fundamentais para que haja o alinhamento das ações dos projetos, tornando a execução do mesmo de forma adequada, corrigindo os erros, fortalecendo os acertos, contribuindo mensalmente para atualizar a equipe de forma geral em diversos aspectos para atingirmos a excelência da ATER” comenta Deraldo.

O monitoramento é uma atividade importante para que a equipe tenham um equilíbrio das ações e que potencializem, fortaleça e qualifique o serviço de ATER para os agricultores Familiares. A cada mês, quando é realizado um monitoramento, tem uma parte de capacitação, essas capacitações têm como objetivo contribuir com o técnico para o dia a dia no campo, habilitando-os/as a desenvolver uma ATER mais qualificada, que possibilite as famílias de agricultores/as a alcançar a segurança alimentar e nutricional, com práticas que gerem a sustentabilidade da família preservando o meio em que vivem para as futuras gerações.

Todo esse empenho da equipe técnica tem surtido efeito, Deraldo destaca os pontos positivos “temos alcançado aspectos tão positivos que nem pensávamos que alcançaríamos. Não me refiro aqui no aspecto de cumprimento de meta, apesar de sermos a entidade que nessa chamada 001/2012 da SEAGRI/SUAF  tem cumprido os seus compromissos de forma exemplar a ponto de recebermos elogios diversos das autoridades competentes da SEAGRI/SUAF, mas me refiro à contribuição que a equipe tem dado no campo das tecnologias sociais, do empenho da equipe no atendimento as famílias que superam em muito as metas executadas buscando torná-las mais fortes econômicas, social e ambientalmente” finaliza Deraldo.

Um exemplo de que os trabalhos estão dando certo, é no relato de Humberto Oliveira de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Monte Santo que vem acompanhando os trabalhos dos técnicos no município “para nós do Sindicato de Monte Santo, os trabalhos estão muito bem, os técnicos vem desempenhando um bom trabalho em Monte Santo, pelo retorno que temos dos agricultores, eles estão satisfeito pela forma que estão dando acompanhamento a eles. Essa assistência, da forma como estão fazendo, que vai ter o resultado positivo para o agricultor, é uma orientação técnica, e essas tecnologias que vi aqui no monitoramento, acho que é de extrema importância e vai melhorar bastante a vida do agricultor”. Comenta Humberto.



Nenhum comentário: