FATRES Realiza Oficina Temática com os Agricultores.

Uma assistência técnica comprometida com o desenvolvimento do agricultor familiar, esse é o lema da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, ao prestar serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, ATER, pela chamada Pública Estadual 001/2012. E para aprimorar ainda mais esses trabalhos a FATRES realizou nos dias 09 e 10 de julho de 2013 em sua sede em Valente, a Oficina Temática da Chamada Pública de ATER, com a participação de 04 cidades, Monte Santo, Itiúba, Cansanção e Queimadas, que fazem parte do lote 46 da Chamada Pública Estadual.

Foram dois dias com oficinas teóricas e práticas, visita ao viveiro de muda, aos empreendimentos da APAEB Valente - a fábrica de tapetes e ao laticínio - os agricultores e as agricultoras puderam conhecer também a estrutura física da FATRES. O encontro foi um momento propício para os 45 participantes compartilharem experiência e tirarem suas dúvidas a respeito das tecnologias sociais de ATER.

No primeiro dia de atividade da oficina temática, os agricultores e as agricultoras tiveram a oportunidade de discutirem sobre gênero, uma conversa descontraída com a coordenada por Valdilene Matos, Assistente Social da Chamada Pública, que mostrou a importância de discutir gênero “no campo ainda há resistência para a inserção da mulher nas atividades agrícolas, a intenção é que esse quadro mude e haja maior valorização da mulher. Na agricultura familiar é comum a todos, inclusive a ela mesma, o papel de coadjuvante, a ajudante do marido, o que sustenta os estereótipos da divisão sexual do trabalho onde a mulher realiza o “trabalho leve”. Mas a sua participação no processo de produção da agricultura familiar é desde o início às mesmas atividades dos homens, além do trabalho doméstico e os cuidados com os filhos e filhas” afirma Valdilene.
 
O coordenador da equipe técnica, Alandelon Mota, Engenheiro Agrônomo fala do trabalho que esta realizando juntamente com a equipe técnica em campo “nossa equipe técnica vem desenvolvendo atividades nas comunidades  através de reuniões e dias de campo bem como realizando visitas técnicas às unidades de produção familiar trazendo novas tecnologias e aprimorando as que já existem.  Sempre no intuito da geração de renda sem gerar custos ao agricultor, agregando valor no que já existe e trazendo sustentabilidade e melhores condições de vida as famílias atendidas”, comenta Alandelon.

Uma das participantes da oficina, Maria Ilza que é Secretaria Geral do Sintraf de Cansanção, fala que esse tipo de evento vem enriquecer a sabedoria do agricultor “essa atividade vem somar muito com o conhecimento dos agricultores, acredito que com a força de vontade que eles já têm e com a aprendizagem que eles tiveram nesses dois dias fazendo na prática e conhecendo novas experiências e outras tecnologias eles só têm a ganhar.” enfatiza Maria.

O agricultor da cidade de Queimadas, Mauro Sergio, comenta sobre as tecnologias sociais que foram apresentadas e do trabalho de ATER que a FATRES vem fazendo, “Os dois dias de atividade aqui na FATRES foi muito bom! As tecnologias foram todas boas, mas tem duas que chamaram minha atenção que foi a Horta Econômica e os Vasos Inteligentes, essa assistência técnica que a FATRES vem dando com os seus técnicos, é muito positivo tanto na parte de campo como no apoio para nós agricultores estarmos ingressando nas políticas públicas”, afirma Mauro.

O coordenador, Alandelon, faz sua avaliação do evento dizendo “o encontro foi muito bom, os agricultores gostaram bastante mostraram-se bastante interessados e participativos, tiraram dúvidas, deram sugestões e não se dispersaram momento nenhum, sem dúvida nenhuma alcançamos nos objetivos que era  de fazer um encontro no qual os agricultores pudessem tirar proveito dessas novas tecnologias  e  saíssem com uma bagagem maior  de conteúdo. Espero que possam colocar em pratica na sua propriedade, na sua comunidade e que  sejam multiplicadores desse conhecimento adquirido” avalia Alandelon.

Na próxima semana, nos dias 16 e 17 de julho é a vez do lote 28, que são os agricultores e as agricultoras de 05 cidades, Monte Santo, Itiúba, Cansanção, Nordestina e Queimadas.


Nenhum comentário: