Os Agricultores Precisam de Uma Resposta!


O Território do Sisal tem um clima semiárido e é típico desse clima ter baixa umidade e pouco volume pluviométrico, não da para combater ou acabar com esse clima e sim se adaptar a ele buscando maneiras de amenizar os longos períodos de estiagem. Essa é uma discussão que as entidades tem hoje de convivência com o semiárido.

A estiagem que o Território do Sisal vem passando, se estima que é uma das mais prolongadas e mais castigadas dos últimos 60 anos, muitos prejuízos com os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos uma boa parte perdidos e outros ficando desvalorizados, assim estão literalmente sendo dizimados. Com tantas dificuldades que os agricultores vêm passando nesse período fica claro que faltam políticas públicas para os agricultores terem mais estrutura e acompanhamento tanto técnico como incentivo governamental para que eles possam ter uma convivência melhor com meio ambiente onde eles vivem.  

Os agricultores escutam pelo rádio e vê nos telejornais o Governo Federal anunciar um investimento alto para ações de “combate à seca no nordeste”, cerca de R$ 9 bilhões para serem repassados para os estados. O agricultor se enche de esperança com a possibilidade desse recurso chegar até propriedade do agricultor, como crédito emergencial e que esse crédito seja simplificado para acessar, com os bancos preparados para atender de forma ágil e isentar os produtores de emolumentos, custo de cartório assim podem desburocratizar facilitando o máximo possível. Melhorar a distribuição de água nas propriedades, estruturar o semiárido com a perfuração, instalação e ativação de poços artesianos e que possa ter dessalinizadores para melhorar a qualidade da água. É isso que é tão esperado pelos agricultores, políticas que melhorem sua vida no semiárido.

Infelizmente ações como essas não estão sendo prioridade para os governantes. Os agricultores familiares do Território do Sisal e com o apoio das entidades territorial, por sua vez articularam no ultimo dia 08 de abril de 2013 uma manifestação interditando a pista da BR-116, na saída do município de Serrinha em direção a Feira de Santana. Um protesto sem vandalismo para mostrar ao Governador do Estado da Bahia que não estão satisfeitos e que merecem mais atenção.

Os agricultores familiares reivindicam justiça social e um tratamento mais digno para o povo do semiárido em especial ao Território do Sisal.


Nenhum comentário: