Obras a Todo Vapor!


Tirada como  prioridade na comissão municipal do Projeto Mais Água no município de Queimadas, a limpeza de aguadas já esta bem adiantada chega a sua reta final, a finalidade é deixar as aguadas limpas para quando a tão esperada chuva chegar poder armazenar muito mais água. O Projeto Mais Água vem sendo executado pela FATRES em 05 cidades do Território do Sisal, Itiúba, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Queimadas.

Na cidade de Queimadas foram  encontradas aguadas com 12 a 60 anos que foram limpas e outra que nunca foram limpas, com isso essas aguadas sujas e abandonadas não teriam capacidade de armazenar uma boa quantidade de água. Comunidades como Lagedo, Carúara, Bezerra, Marciel, Pedrolândia, Cancelas, Assentamento de Nova Paz, Jacurici, Russinho, Lagoa do Mari e Lagoinhas, comunidades identificada pela comissão que tem um papel importantíssimo para o bom desenvolvimento dos trabalhos do Projeto Mais Água.

O técnico que acompanha o projeto em Queimadas, Darlan Santos, comenta a satisfação que a comunidade esta recebendo o Projeto Mais Água “uma grande surpresa agradável para a comunidade em receber o projeto na comunidade e as ações começa de forma rápida, bem mais valiosa que a remuneração financeira é a conquista coletiva, o trabalho árduo x prazer da conquista, a alegria das comunidades e a felicidade das famílias contempladas, é incríveis e comoventes, conseguimos limpar aguadas de médio porte com mais de 30 anos sem nenhuma limpeza e açudes com mais de 60 anos de construídas e que jamais foram limpas. Não se resume mais a desejos e sim a sonhos que estão sendo realizados. Já estamos na décima quarta aguada onde concluiremos o trabalho de limpeza” relata Darlan.

O projeto conta ainda com outro parceiro que vem fazendo a diferença, que são as associações, Sindicato dos Trabalhadores (as) e Produtores (as) Rurais de Queimadas, STRAF, e as próprias famílias beneficiadas que estão dando todo o apoio na logística do projeto na comunidade.

Essa é só a primeira etapa, outra tecnologias serão implantadas nessas comunidades. Assim o Projeto Mais Água pretende contribuir na melhoria das condições de vida dos agricultores (as), realizando ações estratégicas para uma melhor convivência com o semiárido.



Nenhum comentário: