Sindicatos dos trabalhadores rurais da Região Sisaleira debatem aprovação do projeto de lei da educação do campo nos municípios

De hoje (4) até a próxima quarta, representantes dos Departamentos de Educação do Campo dos sindicatos dos trabalhadores rurais da Região do Sisal, participam do 2º Encontro de Coordenadores do CAT e Baú de Leitura, na Pousada Colibri em Feira de Santana.

Um dos objetivos do evento, promovido pelo Movimento de Organização Coimunitária (MOC), é debater a aprovação, nos municípios, do projeto de lei da educação do campo.

Elaborado por entidades da sociedade civil organizada e Secretarias Municipais de Educação dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe com apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através da assessoria do MOC, o projeto tem como objetivo tornar a educação do campo uma política pública nos municípios. 

A Coordenadora do Programa de Educação do MOC, Vera Carneiro, explica que nos municípios existem diversos projetos de educação do campo, mas para garantir que todos tenham acesso aos serviços é preciso existir leis que regulamentem as atividades. Ela conta que há uma mobilização para a aprovação da lei nos municípios. "Enqunato a educação do campo for só um projeto de algumas entidades, ela atende a poucos. Virando política pública ela vale pra todos. Ela se universaliza", enfatiza.

 Vera destaca que a lei, quando implantada, vai regulamentar a estruturação física, a aquisição de material escolar, a formação do professor e diversos outros temas relacionados a área.

De acordo com a Coordenadora os municípios de Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe e Valente estão com o projeto de lei quase aprovado, mas enfatiza que ainda há muito trabalho para assegurar que todos os municípios da Região Sisaleira tenham uma legislação de educação do campo.

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Nenhum comentário: