Secretaria de Juventude do STR de Retirolândia consegue turma do Universidade para Todos

As aulas, iniciadas na última segunda (28), representam para a Secretária de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Retirolândia, Luziane Carneiro, a conquista de um sonho da juventude rural do município.
Luziane explica que a chegada do curso pré-vestibular, além de oportunizar acesso ao conhecimento, vai gerar emprego e renda para os professores. Ela comenta que mesmo com cursinhos em cidades vizinhas, muitas jovens não podiam participar, porque não tinham como se deslocar à noite para chegar até o local das aulas.
O número de inscritos para as vagas surpreendeu a Secretária. “Mais de 200 pessoas se inscreveram para as 50 vagas disponíveis. Esse número prova que tem muito jovem buscando qualificação, querendo estudar. Só faltava criar a oportunidade, e o sindicato fez isso. Não tivemos nenhum custo, não foi difícil. É só querer fazer”, conclui.
Para o aluno Joilson Anjos dos Santos, a chegada do curso é motivo de comemoração. "Essa iniciativa tem uma importância muito grande, pois o município não tem nenhum cursinho preparatório para o vestibular e isso reflete muito na vida do jovem. Hoje estamos muito felizes com essa conquista”, declara Joilson.
Além dos 50 alunos matriculados, a turma ainda conta com 15 ouvintes. A maior parte dos aprovados é oriunda da zona rural.
Foram selecionados os candidatos com melhores notas de português e matemática no ensino médio. São ministradas aulas de geografia, história, redação, português, matemática, biologia, química, literatura, física e inglês.
 "O cursinho é uma política pública para a juventude e nós jovens rurais estamos tendo oportunidade de nos preparar para ingressar na universidade e assim termos uma profissão", afirma a aluna Cristiele Carneiro de Oliveira.   
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Nenhum comentário: