Sindicatos dos trabalhadores rurais querem retomar Plano Territorial de Educação
Representantes dos Departamentos de Educação dos sindicatos dos trabalhadores rurais do Território do Sisal devem se reunir com membros do GT de Educação do CODES Sisal em maio, para debater a conclusão do Plano Territorial de Educação.
O Plano, que começou a ser revisado em maio do ano passado, é parte do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS) e contém programas e projetos de educação infantil, de jovens e adultos, fundamental e superior, para a população urbana e rural. A previsão do GT era de que o Plano fosse apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira da Bahia (CODES Sisal) no final de 2011, o que não aconteceu por problemas estruturais do Conselho.
Com urgência em discutir questões como o fechamento das escolas do campo e a situação das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), representantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e sindicatos de Araci, Conceição do Coité, Nordestina, Quijingue, Retirolândia, Santaluz e Valente decidiram, na última segunda (26), convocar uma reunião para o dia 2 de maio com o GT de Educação e outras entidades do Território interessadas no tema.
Representantes dos sindicatos reunidos no auditório da APAEB |
Fechamento das Escolas do Campo
No final do ano passado uma pesquisa realizada pelos sindicatos de Araci, Cansanção, Conceição do Coité, Ichú, Nordestina, Retirolândia, Santaluz e Valente, em parceria com o MOC, apresentou dados alarmantes sobre o fechamento de escolas rurais. Apenas os municípios de Araci e Ichú não tiveram escolas fechadas.
Os representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Serrinha e Quijingue também informaram o fechamento de escolas rurais.
Os sindicatos devem aplicar o mesmo questionário, até o final de abril, em comunidades que ainda não foram visitadas. O resultado da pesquisa será apresentado na reunião com o GT de Educação no dia 02/05.
A representante do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Araci, Analice Silva, informou que mesmo não tendo escolas fechadas, o diagnóstico revelou alguns desafios para a educação do campo no município. Analice apontou saídas para o problema.
Sobre o CAT
Projeto baseado na concepção de Paulo Freire, que valoriza a apreensão de conteúdos significativos, que respeitem o meio em que o aluno está inserido, O CAT é desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), entidades da sociedade civil e prefeituras de 19 municípios da Bahia.
Projeto baseado na concepção de Paulo Freire, que valoriza a apreensão de conteúdos significativos, que respeitem o meio em que o aluno está inserido, O CAT é desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), entidades da sociedade civil e prefeituras de 19 municípios da Bahia.
No processo de formação do CAT, os professores e coordenadores participam dos encontros intermunicipais de estudo, avaliação e planejamento das unidades letivas, oficinas e seminários temáticos nos municípios, ocasião em que os mesmos produzem o próprio material didático, adequado à realidade da escola, do município e da região.
ASCOM FATRES
Arlene Freire e Cleber Silva
(75) 3263 2376
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