FATRES realiza monitoramento do projeto Sertão Produtivo


Técnicos do Sertão Produtivo se reuniram ontem (26), na sede da FATRES em Valente, para monitorar e debater as ações desenvolvidas durante os meses de março e abril nos 13 municípios atendidos pelo projeto.  
Durante a reunião foram debatidos pontos positivos e negativos identificados pelos técnicos e definidas estratégias para sanar os problemas encontrados.

A Coordenadora do Projeto, a Veterinária Marialice Castelo Branco, afirmou que a seca que vem castigando o Território do Sisal tem dificultado o trabalho dos técnicos. “Os agricultores estão ficando mais tempo fora de casa para cuidar dos animais e da plantação, por causa da seca, com isso os técnicos acabam não encontrando ninguém em casa, o que faz com que eles precisem voltar mais vezes na mesma localidade para prestar o serviço de assessoria”, explicou.

Entre os encaminhamentos da reunião estão a realização de encontros coletivos e o diálogo com os agricultores para definir melhores horários para as visitas.

O Sertão Produtivo, uma parceira entre a FATRES e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está na sua segunda etapa de execução e trabalha com recursos de um aditivo concedido a entidade em março deste ano, quando tiveram início as atividades.

Ainda durante o evento foram discutidas as leis nacionais e estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a importância dos técnicos estimularem os agricultores a acessarem políticas públicas direcionadas a Agricultura Familiar como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Nenhum comentário: