CONSISAL capacita técnicos que vão coordenar construção de cisternas no Território do Sisal
Aconteceu nos dias 13 e 14, em Serrinha, a oficina de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), para os técnicos responsáveis pela construção das 3.200 cisternas, através do convênio entre CONSISAL e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS).
Durante a capacitação foram apresentados critérios para seleção e capacitação de famílias, pedreiros e Agentes Comunitários de Saúde. Além de informações sobre o preenchimento de documentos e cadastro de novas demandas no Sistema de Informação Gerencial de Água do MDS. Um cronograma de execução do Projeto foi construído.
De acordo com a técnica responsável pela Capacitação, Maria Auxiliadora Freitas, apenas famílias que recebem algum benefício social do governo receberão as cisternas. Ela conta que a execução da obra será feita em parceria com os contemplados.
Terão prioridade as famílias chefiadas por mulheres, que tenham maior número de crianças com idade entre 0 e 6 anos, pessoas idosas e renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa. Casas que estejam localizadas a menos de 500 metros da rede de água não receberão cisternas.
O Secretário Executivo do CONSISAL, José Silva, explica que esses são critérios do próprio MDS, através do programa de construção de cisternas e que todos os casos de famílias que não se enquadrarem nos critérios atuais, mais que forem identificados como famílias carentes, serão cadastradas e encaminhadas ao MDS como novas demandas.
ASCOM FATRES com informações do CONSISAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário