Comitiva maranhense visita experiências do Sisal 

Conhecer a experiência de organização do Território do Sisal e levar informações que ajudem na construção e implantação de uma política territorial no Estado do Maranhão, esse foi o objetivo da visita da comitiva, que começou na segunda (17) pela manhã, com uma recepção organizada por membros do governo baiano. Depois da recepção, o grupo formado pelo Vice-governador maranhense, secretários e representantes do Estado, participou de reunião com secretários e representantes do Governo da Bahia, além de membros do CODES Sisal e CONSISAL. 
Para atender a um chamado da Governadora do Maranhão, Roseana Sarney, O Vice-governador Washington Luiz, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim e o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jeferson tiveram que retornar ao Estado.
Na segunda à noite, a comitiva, acompanhada pelo representante da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), José Carlos Santana, foi recebida por membros do CODES Sisal e do CONSISAL, num jantar na cidade de Conceição do Coité. Durante o jantar as presidentas do CODES Sisal, Gilca Morais e do CONSISAL, Cecília Petrina, apresentaram um documentário sobre o Território do Sisal e contaram um pouco da história de organização e política Territorial implantada aqui.


De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão, Francisco Gomes, já existe uma divisão territorial em seu Estado, mas não há uma política de território, e é justamente essa política que eles desejam construir. Francisco explicou que os as ações territoriais desenvolvidas no Estado, são executadas pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na terça (18) a comitiva visitou a FATRES, o IDR SISAL, Indústria e Laticínio da APAEB e o Sicoob - Coopere.

Comitiva em frente a FATRES
Audotório do IDR SISAL





  



visitantes observam produção de tapetes na indústria da APAEB


Ranúsio Cunha recebe comitiva no Sicoob - Coopere
O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Roberto Lopes, informou que outras visitas ao Sisal estão sendo planejadas como forma de coletar mais informações técnicas sobre as ações desenvolvidas na área de organização social e convivência com o semiárido.


No centro Conceição Andrade, Secretária de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
No encerramento da visita, a Secretária do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, afirmou estar feliz em ver que a sociedade civil organizada do Sisal consegue se articular entre si e dialogar com o governo para buscar a solução de problemas locais com independência. “Gostei de ver esse tecido social articulado entre si, tendo a sabedoria de dialogar com o governo e crescendo como cidadão”, declarou Conceição.

ASCOM CODES Sisal
Arlene Freire e Cleber Silva
(75) 3263 2376

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom parabéns e obrigado estado da bahia pelo Apoio.
Sebastião Neto
Rede Estadual de Colegiados Territoriais do Maranhão

Anônimo disse...

Obrigado estado da Bahia por apoiar o Desenvolvimento Territorial.
Sebastião Neto
REDECODETER - MA