Território do Sisal: Mais de 1500 pessoas exigem implantação da Universidade Federal
Agronomia, Gestão Ambiental, Zootecnia e Economia Solidária estão entre os cursos sugeridos no Seminário realizado pelo CODES e CONSISAL nesta sexta (19) no Umbuzeiro Campos Clube em Queimadas. O evento reuniu mais 1500 pessoas entre Deputados, prefeitos, representantes de órgãos e secretarias do Governo, lideranças do movimento social e estudantes.
A palavra de ordem entre as falas da mesa e o público presente foi a exigência da implantação de um núcleo avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Território do Sisal. Esse seria apenas um embrião para uma futura Universidade do Semi árido.
A palavra de ordem entre as falas da mesa e o público presente foi a exigência da implantação de um núcleo avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Território do Sisal. Esse seria apenas um embrião para uma futura Universidade do Semi árido.
O Seminário conseguiu ampliar o grupo em torno do compromisso de implantar a Universidade. Além de prefeitos e entidades da sociedade civil, agora também Secretarias de Estado como a SEPLAN e Sedes, além dos Deputados Estadual Joseildo Ramos e Federais Emiliano José, Luiz Alberto e Nelson Pelegrino, das Deputadas Estaduais Neusa Cadore e Maria Del Carmen, do Senador Valter Pinheiro e de outras lideranças e representações que estão em processo de adesão. Para o professor Ildes Ferreira, esse projeto só vira para o Território com mobilização. É preciso que todos entrem nesse barco. Senadores e deputados dispõem de verbas e é preciso chegar até eles para viabilizar a Universidade.
Vários prefeitos manifestaram o interesse de instalar a Universidade em seus municípios, em alguns momentos o debate ganhou contornos acalorados, com a manifestação da plenária contra ou favor, apesar do CODES e CONSISAL preferirem esperar, o resultado do estudo de viabilidade técnica para iniciar o debate de localização.
O Vice Reitor da UFRB, Sílvio Soglia, enfatizou que a UFRB quer ter um Campus no Sisal, independentemente da implantação da Universidade específica do Semiárido.
Para o representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Domingos Magalhães Neto, a dívida do país com o Estado é muito grande, é preciso exportar conhecimento e não mão de obra para as grandes cidades.
A presidenta do CONSISAL, Cecília Petrina, fechou a mesa de debate com a seguinte palavra de ordem: “O povo madurou, a Universidade chegou”.
Nos próximos dias será definida uma comissão de trabalho para construir o projeto de implantação da universidade, que deverá estar pronto em dois meses.
ASCOM CODES
(75) 3263 2376
Vice Reitor Silvio Soglia |
Presidenta do Consisal |
Dep Neusa Cadore em entrevista |
Dep Maria Del Carmen |
José Silva - Sec Executivo Consisal |
População, lideranças e estudantes |
Professor Ildes Ferreira |
Representante Deputado Federal Emilia José |
Prefeito de Queimadas - Serginho |
Prefeito de Serrinha - Osni Cardoso |
Secretário Executivo do CODES-Sisal |
Dep. Estadual Joseildo Ramos |
Secretário de Desenvolvimento Social - Carlos Brasileiro |
Fotos: Cleber Silva
Um comentário:
Gente, verdade? A região sisaleira realmente vai dar um salto em todos os sentidos. ÊÊÊÊ cabra....
Postar um comentário