Um Sonho Realizado Depois de 12 Anos de Luta.

Famílias de Araci Terão Acesso a Terra.



A alegria do agricultor familiar é poder plantar e cuidar dos animais de forma sustentável e rentável em seu “pedaço de chão”, o sonho para quem ainda não possui uma propriedade, para produzir e criar seus animais onde ele tenha condições de se alimentar e gerar renda para sua família, esse sonho esta se realizando para 106 famílias do Assentamento Vale do Itapicuru no município de Araci, sonho que durou 12 anos para se transforma em realidade.

Na manhã de quarta-feira, 21 de maio, os agricultores familiares que estavam acampados, receberam um oficial de justiça do município de Araci e um funcionário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, onde o oficial de justiça fez a imissão de posse da Fazenda Vale do Itapicuru para o INCRA.

Agora a terra pertence a união para fazer a reforma agrária tão esperada pelos agricultores como o senhor Martim Carvalho da Silva, conhecido como Baixinho, que esta na luta há 15 anos “pra mim e para os meus colegas hoje é uma riqueza, estamos perto de ter um “pedaço de terra” para podermos produzir. Essa terra que antes só beneficiava uma pessoa e agora serão 106 famílias contempladas, vamos nos manter unidos, todo o grupo, agradecer a todos que nos apoiaram, MUC, Sindicatos e FATRES” comenta Baixinho.

“O Sindicato sempre apoiou a luta dos trabalhadores da agricultura familiar para o acesso a terra, é uma satisfação enorme para todos nós da diretoria ver o sonho realizado de cada família que será contemplada, o acesso a terra é fundamental para agricultura familiar, parabéns a todas essas famílias. Famílias que agora vão produzir o seu sustento e fazer com que a propriedade gere renda para sua família” destaca Edneide Pereira secretaria de finanças e administração do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Araci.

No ano que se comemora o ano da agricultura familiar em todo mundo, mais um motivo para os agricultores familiares comemorarem, 106 famílias vão trabalhar em uma área que antes pertencia a uma pessoa. João Nilton coordenador da Fundação Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES, entidade que vem apoiando os agricultores para terem o acesso a terra destaca que é “um momento importante para os agricultores, que é a imissão de posse, passando do fazendeiro para o INCRA, agora vamos acompanhar o processo de seleção das famílias que serão assentadas, um momento de muita alegria para FATRES em ver a alegria dos agricultores em serem assentadas” comenta João Nilton.

Parabéns a todos os agricultores que persistiram na luta pelo acesso a terra, um sonho coletivo que esta se tornando realidade depois de muito trabalho e reuniões, e ao apoio do Movimento de Unificação Camponesa – MUC, da FATRES e principalmente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Araci, todas essas entidade empenhadas no desenvolvimento da agricultura familiar e que acreditam na política fundiária para uma inclusão social e econômica através do acesso a terra.

  

Águas no Semiárido.

Águas no Semiárido, Segurança Alimentar, Nutricional e Hídrica, um projeto desenvolvido pela FATRES em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia – SEDES - que tem por objetivo contribuir para a consolidação da segurança e da autonomia hídrica, alimentar e nutricional de famílias agricultoras, com a construção de tecnologias sociais de captação de água para chuva.

Entre as tecnologias implantadas no município de Nordestina estão Barreiro Trincheira, Cisterna de Enxurrada, Bomba Popular e Limpeza de Aguada, no total foram construídas 76 tecnologias no município de Nordestina.

Parabéns a toda equipe técnica, aos parceiros que fizeram parte do projeto e principalmente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nordestina que realizou junto com a FATRES esse projeto importantíssimo para os agricultores familiares de Nordestina.



Resultado Final do Edital Seleção de Pessoal da FATRES

A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES vem por meio deste, tornar público o resultado final do Edital Seleção de Pessoal da FATRES. Confira a relação, em ordem alfabética dos selecionados para os cargos:


Dúvidas e informações:
 Telefone (75) 3263-2376
 fatres@fatres.org


Resultado da Primeira Etapa do Edital Seleção de Pessoal da FATRES

A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES vem por meio deste, tornar público o resultado da primeira etapa (analise curricular e títulos) da seleção de pessoal.
Confira a relação, em ordem alfabética dos candidatos aptos a participarem da segunda etapa (avaliação escrita (redação) e entrevista).


FATRES Publica 1ª Errata do Edital Seleção de Pessoal.

A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, torna público a 1ª Errata do Edital Seleção de Pessoal, confira a errata na íntegra.   



Dúvidas e informações:
Telefone (75) 3263-2376
fatres@fatres.org