FATRES Abre Seleção de Pessoal

A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, abre edital para seleção de pessoal para atuar no município de Ribeira do Pombal. O processo de seleção conta com 09 vagas para os seguintes cargos:
01 Auxiliar Administrativos;
08 Animador.


As inscrições estão abertas no período de 30 de abril a 05 de maio de 2014 até as 23:59min. Os interessados deverão enviar currículo vitae e comprovações de título para o e-mail da FATRES no endereço: fatres@fatres.org.

Os candidatos terão que residir no município de Ribeira do Pombal ou ter disponibilidade de se estabelecer no município, onde serão desenvolvidos os trabalhos. Confira o Edital de Seleção na integra para ver os requisitos, principais atribuições e renumeração para cada cargo.

FATRES Realiza Seminário de Educação do Campo



Com o tema “Um Olhar Contextualizado” a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, através de sua Secretaria de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional, realizou, nos dias 23 e 24 de abril, um Seminário de Educação do Campo. O evento aconteceu na sede da FATRES em Valente e teve como objetivo, de discutir as ações que estão sendo desenvolvidas no Território do Sisal e a participação, principalmente dos Sindicatos e as outras entidades nessas ações.
Temas como, Lei de educação do campo, programas de Educação e PRONERA foram abordados no seminário. José Caetano do MOC, Nilson Pereira da DIREC 12 e Ezequiel Santiago coordenaram a conversa m torno dessas temáticas.

A atividade contou com a participação dos Sindicatos de Conceição do Coité, Ichú, Queimadas, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha e Valente. As secretarias municipais de educação dos municípios de Valente e Nordestina e da Escola Família Agrícola de Monte Santos também estiveram presentes contribuindo com o debate.

O coordenador da FATRES, João Nilton, fez a abertura do seminário dando boas vindas aos participantes e destaca “os sindicatos que representa os agricultores familiares, é importantíssimo apoiar e contribuir com a educação do campo, uma educação que leve em conta a origem dos agricultores e que possa contribuir com o desenvolvimento do agricultor” comenta João Nilton.

A Secretária Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos esteve presente nos dois dias de evento e avaliou “O seminário foi muito proveitoso. Agora é levar essas reflexões para o sindicato, vamos participar ainda mais dos espaços de educação levando e inserindo os agricultores e os filhos de agricultores nos programas e projetos que trabalham a educação do campo, uma educação que seja próxima dos agricultores” comenta Ana Paula.

A Secretária de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional, Eugênia Cerqueira, avalia de forma positiva a realização do Seminário de Educação do Campo “o seminário foi muito bom, refletir sobre a educação voltada para o trabalhador e trabalhadora do campo, com toda a contextualização da cultura do agricultor, e agora, vamos retomar as discussões no coletivo com os sindicatos para continuarmos a contribuir com uma educação contextualizada” destaca Eugênia.

O seminário foi uma das ações que estava no planejamento da Secretaria de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional da FATRES, juntamente com os sindicatos, com o intuito de formar um coletivo que luta por uma educação de qualidade e uma educação que possa ser atraente e significativa para os agricultores familiares.



Quanto Vale o Ouro?

Quanto vale o ouro? A exploração de recursos minerais trás para a nação uma expectativa de desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda e a esperança de uma vida melhor, essa é a expectativas, mas a realidade, principalmente das comunidades circunvizinhas da exploração, é completamente diferente. As alterações no equilíbrio ambiental e o impacto negativo da atividade das mineradoras vem degradando a vegetação e o solo e prejudicando a saúde da população.

O Território do Sisal tem um dos solos mais ricos da Bahia e do Brasil! Tendo minérios de ferro, ouro, diamantes entre outras riquezas minerais. Percebendo o potencial que o Território tem as pesquisas minerais se expandiram em uma região antes considerada de solo pobre, hoje desperta o interesse de várias empresas multinacionais.

Uma dessas empresas é a Yamana Goold, que implantou no final de 2012 o projeto C1 Santa Luz para a exploração de minérios principalmente o ouro. Localizada a 35 km da cidade de Santa Luz no estado da Bahia, ocupando uma área de 197.000 hectares.

Desde o inicio da implantação da mina, as comunidades circunvizinhas passaram a conviver com dois pensamentos conflitantes; de um lado o desenvolvimento econômico; do outro os transtornos causados pela exploração mineral, problemas como transito na via de sinal que além de intenso, é perigoso e mais caro, o Rio Itapicuru que esta sendo “sangrado”, a mineradora retira bastante água do Rio, além da poeira das explosões que cobre toda a comunidade ribeirinha.

Uma das comunidades, que fica a 600 metros da mina, o Assentamento de Reforma Agrária Nova Esperança, município de Cansanção, a 300 km de Salvador, vem passando por vários problemas de saúde e ambiental. A poeira que toma conta de toda a comunidade vem trazendo problemas respiratórios, relatados pelos moradores, invade os reservatórios de água ficando imprópria para o consumo humano. Segundo os moradores, a vegetação não é mais a mesma, em alguns casos como de fruteiras diminuíram ou pararam de produzir depois das atividades da mineradora. 
Todo esse movimento fez com que a comunidade de Nova Esperança promovesse reuniões e protestos. Uma solução apontada para diminuir os problemas foi a remoção da comunidade, sendo que a empresa assumiria todos os custos dessa remoção. O prazo acordado entre a comunidade e a empresa foi de um ano, o local já está identificado, mas até o momento a única obra foi a de acesso a comunidade, o prazo de entrega é para 02 de julho de 2014.

Faltando, aproximadamente, 03 meses pra findar o prazo, a terraplanagem ainda não foi feita. Os moradores da comunidade cada dia que passa ficam mais angustiados com a situação. O maior bem do mundo é o ser humano! Pelo menos era pra ser, aí fica a pergunta, até que ponto é importante explorar o ouro sem levar em consideração a vida do ser humano e a natureza?

Qual o valor do ouro? E o da vida?