FATRES Apoia a Criação da UFNB

Pensar em desenvolvimento sustentável no território sem educação básica e superior, não vai ser sustentável, e nessa caminhada constante em prol do desenvolvimento territorial, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, participou, na manhã de sexta, 14, do debate para criação da UFNB, Universidade Federal do Nordeste da Bahia.

“Quando eu entrei no sindicato dos trabalhadores rurais de Coité, em 1994, o pessoal falava que o sindicato
era casa dos analfabetos e hoje temos vários diretores que estão cursando nível superior e outros até já concluíram. Para nós do movimento social isso é muito importante, levar para as nossas bases para juntamos o conhecimento acadêmico com os saberes locais”, comenta Urbano Carvalho, Diretor do Sindicato de Coité e da FATRES.

O diretor do Sindicato de Santaluz, José Hamilton também comentou que “desde o inicio das discussões que o movimento social está na luta para a implantação de uma universidade Federal em nossa região. Defendemos uma instituição de educação para o território, queremos ter uma educação de qualidade, avançar no processo de cidadania e com certeza através da educação fazer a transformação e a melhoria de vida das pessoas que moram nessa região”, destaca José Hamilton.

A FATRES tem a Secretaria de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional, para realizar e acompanhar as discussões de educação e a secretária Eugenia Cerqueira, destaca a importância que tem essa universidade para o território “uma universidade como se pensa a UFNB, é trazer as oportunidades de estudo e pesquisa para nossa região envolvendo jovens e mulheres nesse processo educacional, assim vamos conseguir melhorar a qualidade de vida para a região, além de termos a oportunidade de estudar ainda mais os nosso clima e termos uma melhor convivência com o semiárido” fala Eugenia.

Os próximos passos para a consolidação desse projeto será a realização de uma audiência pública com os quatro territórios interessados que é Semiárido Nordeste II, Sisal, Litoral Norte e Bacia do Jacuípe na Assembleia Legislativa da Bahia no dia 23 de abril de 2014.  



SINTRAF Realiza Seminário em Comemoração ao dia da Mulher

Sec. de Mulheres do SINTRAF entrega
Carta das mulheres ao prefeito Assis
Seguindo seu histórico de lutas em prol dos direitos da mulher, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – SINTRAF, por meio de sua Secretaria de Políticas para as Mulheres, realizou no distrito de Salgadália o “Seminário Violência de Gênero e Agricultura Familiar”. O evento realizado no dia 08 de março, dia internacional da mulher, contou com mais de 100 mulheres trabalhadoras rurais e agricultoras familiares, além de representações do poder público local e representante de movimentos sociais que trabalham com a temática no município. Em clima de descontração, o momento foi também de muitas reflexões e proposições. Na oportunidade as mulheres entregaram ao prefeito Assis a CARTA política das Mulheres, elabora por um conjunto de entidades, com várias propostas de ações e políticas públicas a serem implementadas em Conceição do Coité.


A Secretária de Mulheres do SINTRAF, Maria Rute Lima disse está satisfeita com o seminário, “foi um momento muito produtivo, de discussões e reflexões, saímos mais encorajadas para seguir na luta que é contínua. O seminário mostrou que as mulheres têm o que comemorar, contudo, há mais ainda a ser conquistado”, avalia Maria Rute.
Ascom Sintraf Coité: Gilcimar Pereira
 

Música e Sorteio de Brindes Marcam as Comemorações do dia da Mulher do STRAF de Queimadas


O dia Internacional da mulher é lembrado e comemorado em todo o mundo, com o intuito de relembrar as conquistas, lutas e desafios. Ao longo dos anos, em busca de direitos iguais, a mulher foi conquistando seu espaço como lideranças e cargos de chefia. Nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, a participação da mulher foi e ainda é fundamental. Para comemorar essas conquistas a Secretaria de Mulher do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Queimadas, STRAF, realizou no dia 08 de março de 2014, um café da manhã, com cardápio da agricultura familiar, especialmente para homenagear as mulheres trabalhadoras rurais.
 “Esse 08 de março buscamos fortalecer as companheiras a participarem dessa data tão importante e que vem para o Sindicato reivindicar as melhorias para a mulher, para que possamos trazer as políticas públicas. Vemos ainda uma sociedade machista e cheia de preconceitos, e com a nossa persistência estamos quebrando, mudando essa dura realidade.” Comenta contente, a secretária de Mulher do STRAF, Silvanete Meirelles.

Cristiana Brito de Oliveira, Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu e Secretaria de Mulher da FATRES, também esteve  presente no evento “todas as vezes que as mulheres se reúnem, em busca de um objetivo comum já é uma superação, lutando pelos seus direitos, através da mobilização dos sindicatos que defendem garante o espaço da mulher na sociedade, comemorando suas lutas relembrando a trajetória. Hoje a mulher trabalhadora rural luta por uma educação contextualizada que atenda as necessidades delas, o salário maternidade que passe a entender há 06 meses e a violência contra a mulher que no campo ainda é grave” finaliza Cristiana.


A Secretária destaca com muita felicidade, que atualmente as mulheres participam ativamente das reuniões e decisões nos sindicatos. Ações essas, antes feitas pelos maridos. O presidente do STRAF, Domício Araújo, destaca que “nós aqui no Sindicato de Queimadas, estamos no terceiro ano de mandato e não deixamos de comemorar nenhum ano essa data tão importante. Além da secretaria de mulher, uma boa parte da diretoria é formada por mulheres, mostrando que a mulher trabalhadora rural tem o seu espaço garantido dentro do seu Sindicato, de defender os direitos e buscar a melhoria na qualidade de vida. E nós comemoramos e reafirmamos nossa luta em defesa da mulher” comenta Domício.