FATRES Realiza Seminário de Educação do Campo



Com o tema “Um Olhar Contextualizado” a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, através de sua Secretaria de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional, realizou, nos dias 23 e 24 de abril, um Seminário de Educação do Campo. O evento aconteceu na sede da FATRES em Valente e teve como objetivo, de discutir as ações que estão sendo desenvolvidas no Território do Sisal e a participação, principalmente dos Sindicatos e as outras entidades nessas ações.
Temas como, Lei de educação do campo, programas de Educação e PRONERA foram abordados no seminário. José Caetano do MOC, Nilson Pereira da DIREC 12 e Ezequiel Santiago coordenaram a conversa m torno dessas temáticas.

A atividade contou com a participação dos Sindicatos de Conceição do Coité, Ichú, Queimadas, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha e Valente. As secretarias municipais de educação dos municípios de Valente e Nordestina e da Escola Família Agrícola de Monte Santos também estiveram presentes contribuindo com o debate.

O coordenador da FATRES, João Nilton, fez a abertura do seminário dando boas vindas aos participantes e destaca “os sindicatos que representa os agricultores familiares, é importantíssimo apoiar e contribuir com a educação do campo, uma educação que leve em conta a origem dos agricultores e que possa contribuir com o desenvolvimento do agricultor” comenta João Nilton.

A Secretária Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos esteve presente nos dois dias de evento e avaliou “O seminário foi muito proveitoso. Agora é levar essas reflexões para o sindicato, vamos participar ainda mais dos espaços de educação levando e inserindo os agricultores e os filhos de agricultores nos programas e projetos que trabalham a educação do campo, uma educação que seja próxima dos agricultores” comenta Ana Paula.

A Secretária de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional, Eugênia Cerqueira, avalia de forma positiva a realização do Seminário de Educação do Campo “o seminário foi muito bom, refletir sobre a educação voltada para o trabalhador e trabalhadora do campo, com toda a contextualização da cultura do agricultor, e agora, vamos retomar as discussões no coletivo com os sindicatos para continuarmos a contribuir com uma educação contextualizada” destaca Eugênia.

O seminário foi uma das ações que estava no planejamento da Secretaria de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional da FATRES, juntamente com os sindicatos, com o intuito de formar um coletivo que luta por uma educação de qualidade e uma educação que possa ser atraente e significativa para os agricultores familiares.



Nenhum comentário: