FATRES Apoia a Criação da UFNB

Pensar em desenvolvimento sustentável no território sem educação básica e superior, não vai ser sustentável, e nessa caminhada constante em prol do desenvolvimento territorial, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, participou, na manhã de sexta, 14, do debate para criação da UFNB, Universidade Federal do Nordeste da Bahia.

“Quando eu entrei no sindicato dos trabalhadores rurais de Coité, em 1994, o pessoal falava que o sindicato
era casa dos analfabetos e hoje temos vários diretores que estão cursando nível superior e outros até já concluíram. Para nós do movimento social isso é muito importante, levar para as nossas bases para juntamos o conhecimento acadêmico com os saberes locais”, comenta Urbano Carvalho, Diretor do Sindicato de Coité e da FATRES.

O diretor do Sindicato de Santaluz, José Hamilton também comentou que “desde o inicio das discussões que o movimento social está na luta para a implantação de uma universidade Federal em nossa região. Defendemos uma instituição de educação para o território, queremos ter uma educação de qualidade, avançar no processo de cidadania e com certeza através da educação fazer a transformação e a melhoria de vida das pessoas que moram nessa região”, destaca José Hamilton.

A FATRES tem a Secretaria de Formação Política, Qualificação Profissional e Educacional, para realizar e acompanhar as discussões de educação e a secretária Eugenia Cerqueira, destaca a importância que tem essa universidade para o território “uma universidade como se pensa a UFNB, é trazer as oportunidades de estudo e pesquisa para nossa região envolvendo jovens e mulheres nesse processo educacional, assim vamos conseguir melhorar a qualidade de vida para a região, além de termos a oportunidade de estudar ainda mais os nosso clima e termos uma melhor convivência com o semiárido” fala Eugenia.

Os próximos passos para a consolidação desse projeto será a realização de uma audiência pública com os quatro territórios interessados que é Semiárido Nordeste II, Sisal, Litoral Norte e Bacia do Jacuípe na Assembleia Legislativa da Bahia no dia 23 de abril de 2014.  



Nenhum comentário: