Agricultores Sofrem Com Atividade da Mineradora!



O Assentamento de Nova Esperança em Cansanção não é mais o mesmo desde que a mineradora Yamana Gold começou suas atividades, há dois anos no município de Santaluz, nas margens do rio Itapicuru que faz divisa como o município de Cansanção. Inicialmente os assentados tiveram dificuldades no acesso a sua própria comunidade, uma vez que, a empresa mudou o trajeto à comunidade sem consultar as famílias e agora, o mais grave dos problemas são os efeitos das explosões tanto abalando a estrutura das casas como interferindo na saúde das pessoas.

Para discutir os problemas causados pela atividade da mineradora na comunidade foi articulada uma reunião que aconteceu no dia 22 de agosto de 2013 na própria comunidade, com os moradores da comunidade e as entidades, FATRES, FETRAF-BA, CODES SISAL, CONSISAL E UNICAFES-BA, Câmara de Vereadores e Secretaria de Agricultura de Cansanção, nessa reunião os moradores relataram as dificuldades que estão passando depois que a mineradora Yamana Gold começou suas atividades. As explosões veem causando danos desde casas danificadas à uma grande nuvem de poeira atingindo os reservatórios de água e a saúde dos moradores.

A FATRES que tem atuação no assentamento desde 1997 vem acompanhando e contribuindo com os agricultores para resolver esse problema, João Nilton, coordenador geral da FATRES fala sobre a importância dessa reunião, “Essa reunião foi uma das melhores que já teve na comunidade para tratar desses problemas que a mineradora Yamana Good vem trazendo, conseguimos avançar na discursão e articular entidades que tem atuação em todo Território do Sisal e na Bahia, a FATRES tem essa preocupação com o agricultor familiar e não vamos fechar os olhos para esse problema que o assentamento Nova Esperança vem enfrentando” fala João Nilton e relata o que viu na comunidade quando estava saindo “vimos um pouco o que comunidade esta passando, vimos uma forte explosão que sentimos e vimos uma nuvem de poeira cobrir a agrovila do assentamento e todas as famílias terem que correr por que não tem como um ser humano suportar aquela poeira e o mau cheiro que vem junto com a poeira”, comenta João Nilton.

O diretor da UNICAFES-BA Urbano Carvalho ficou preocupado com a situação das famílias do assentamento, “os assentados estão vivendo sobre pressão com os problemas que a mineradora esta trazendo para o assentamento de Nova Esperança, tendo que esvaziar a agrovila para não serem tomadas pela poeira que as explosões estão causando, as entidades que defendem agricultura familiar tem que levar aos órgãos competentes essa situação para ver que solução tomar para resolver esse problema”.
Urbano ainda fala sobre a geração de emprego e renda que a empresa diz trazer para a região “geração de emprego e renda no Estado da Bahia não esta na mineração e sim no campo, principalmente na agricultura familiar, e se o governo investisse em irrigação aqui na faixa do rio Itapicuru geraria muito mais emprego e renda do que esta gerando a mineradora, o povo do assentamento tem é 17 anos, e não 17 dias, é uma vida que esse povo tem aqui na comunidade, conversando com uma professora que trabalha aqui na comunidade ela relatava que durante a semana é o tempo todo rouca, somente os fins de semana, que passa em casa na sede, é que melhora um pouco, e toda a comunidade esta sentindo esses problemas de saúde, principalmente respiratórios” afirma Urbano Carvalho.

Nesse encontro pode-se notar que não se trata de um problema específico de um assentamento, trata-se de um desafio territorial, uma vez que, outras comunidades vêm relatando seus problemas e dificuldades em conviver com os efeitos colaterais gerados pela mineradora. Cecília Petrina de Carvalho que é Presidente do CODES SISAL, também participou dessa reunião e comenta “nós do CODES SISAL já tínhamos a informações sobre o problema que o Assentamento de Nova Esperança, mas não estamos tendo conhecimento dos detalhes, de como esta o processo que vinha acontecendo para resolver o problema, o CODES SISAL não pode ficar de fora dessa discursão, sobretudo se tratando de assentado de reforma agrária, um assentamento que já tem uma estrutura boa, e se agente não toma conhecimento disso, de algo que abala o sustentáculo da reforma agrária, não podemos deixar que uma empresa  chegue de paraquedas massacre todo mundo, cubra todo mundo de poeira e comprometa a saúde de todos” comenta Cecília.

Como encaminhamento da reunião, formou-se uma comissão com representantes da comunidade e das entidades presentes no intuito de elaborar um documento e encaminhar aos órgãos competentes objetivando a resolução desses problemas.

 

FATRES Divulga Extratos dos Contratos

A Fundação de Apoio À Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, divulga os 10 contratos com as empresas ganhadoras da licitação na Modalidade Concorrência Pública. Confira os contratos logo a baixo.

FATRES Divulga o Resultado da Licitação!

A comissão Permanente de Licitação e Seleção da FATRES, que tem como presidente Manoela de oliveira Silva, divulga o resultado da licitação com o Aviso de Homologação da Concorrência Pública 02/2013 do processo Administrativo Nº 03/2013. Que teve a reunião no dia 22 de julho na sede da FATRES, para a abertura dos envelopes de habilitação e analise das propostas de preços, com a presença de 05 empresas concorrendo a 10 lotes para fornecimento de material de construção, mudas de árvore, Bombas, Placa de identificação, sementes e tampa de chapa de ferro.

Confiram o resultado da licitação no Aviso Homologado da Concorrência Pública 02/2013 do processo Administrativo Nº 03/2013, na imagem abaixo.