Educação: SINTRAF se mobiliza para início das aulas do TOPA.


Nesta última segunda-feira, 22, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF de Conceição do Coité realizou a primeira reunião com os coordenadores e alfabetizadores do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA. A atividade reuniu cerca de setenta participantes e teve como objetivo planejar o início das aulas, previsto para o próximo dia 06 de maio.

Em Conceição do Coité, o SINTRAF, através de seu Departamento de Educação do Campo irá trabalhar com sessenta turmas em diversas localidades do município e pretende alfabetizar mais de setecentas pessoas entre jovens, adultos e idosos.

O TOPA - Todos Pela Alfabetização é um Programa do Governo do Estado que visa o fortalecimento da alfabetização enquanto política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola.

ASCOM SINTRAF – Gilcimar Pereira

Fonte: Sintraf Coite



Iniciado em Cansanção o Mutirão para o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural


DSCN2467 Iniciado em Cansanção o mutirão para o programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural

Iniciou na manhã de hoje (23) e segue até dia 25, em Cansanção, o Mutirão de Documentação civil e trabalhista para as trabalhadoras rurais do município. As ações estão sendo realizadas na região sisaleira, ainda como parte das atividades iniciadas em março, mês da mulher.


DSCN2462 Iniciado em Cansanção o mutirão para o programa Nacional de Documentação da Trabalhadora RuralPor meio do Mutirão são emitidos gratuitamente: Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade e carteira de trabalho. As beneficiárias também receberão orientações sobre direitosprevidenciario  e políticas públicas. Esta ação está sendo desenvolvida em Cansanção pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção (SINTRAF), onde o mutirão está sendo realizado.



Centenas de pessoas serão atendidas, possibilitando aos trabalhadores rurais, inclusão, cidadania e o acesso aos programas e políticas públicas existentes no país.DSCN2464 Iniciado em Cansanção o mutirão para o programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural




CODES Sisal Convoca Assembléia!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CODES SISAL

Em acordo com o Art. 8º - Parágrafo. 1º do Estatuto Social, a Presidenta do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – CODES Sisal, Dra. Cecília Petrina de Carvalho, convoca todos/as representantes das Entidades, Instituições, Organizações Governamentais e não governamentais filiadas para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 29 de Abril de 2013, às 09h00min horas, no auditório da FATRES, Rua Pedro Manoel da Cunha, 61 – Bairro Dionísio Mota, Valente - Bahia, para Eleição e Posse da  Secretaria Executiva. A Assembléia será declarada aberta em primeira convocação no horário supra mencionado, com quorum mínimo de metade mais um dos entes filiados presentes, ou em segunda convocação, uma hora depois com a presença de 1/3 (um terço) das Entidades/Instituições/Organizações Governamentais e não governamentais filiadas.

Publique-se e cumpra-se.




Cecília Petrina de Carvalho
Presidenta
 
 
 

Região Nordeste receberá 340 mil toneladas de milho em abril e maio

Objetivo é atender produtores da região Nordeste que sofrem com os efeitos da seca. O milho é utilizado coma base da ração animal
A região Nordeste vai receber cerca de 340 mil toneladas (t) de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos meses de abril e maio. Dessa forma, o fluxo mensal de suprimento do alimento foi elevado de 40 para 170 mil toneladas para a região atendida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A remoção de cerca de 90 mil toneladas de milho já foi contratada. Outras 50 mil t do produto ensacado foram adquiridas no último dia 27, para serem entregues diretamente pelos fornecedores nas Unidades Armazenadoras e polos de distribuição. A compra de 70 mil t também será feita pela Conab, por meio de um leilão que acontecerá no dia 19 de abril.

A Casa Civil também determinou que a entrega direta de 103 mil t de milho aos estados ocorra a partir do dia 2 de maio. Esta aquisição, a ser realizada no dia 17 de abril, via Bolsa de Mercadorias, prevê que o deslocamento seja efetuado preferencialmente por cabotagem, para a disponibilização do produto nos portos dos respectivos estados beneficiários.

Segundo o diretor de Operações e Abastecimento (Dirab) da Conab, Marcelo de Araújo Melo, as quantidades disponibilizadas tendem a reduzir o problema da escassez do milho.
"Essas ações vão possibilitar a pulverização do produto e maior eficiência no abastecimento, beneficiando pequenos criadores que sofrem com a estiagem na região", afirma Marcelo.

Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento está presente em todas as regiões brasileiras, acompanhando a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor. A atuação da companhia contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar, e segue até a distribuição do produto no mercado.

Para estas ações, a companhia realiza estudos e estatística dos preços, assim como os levantamentos de custos de produção da agropecuária, a expectativa de plantio e de colheita de grãos, além do volume e localização de estoques públicos e privados de uma gama de produtos. A estimativa da produção sucroalcooleira e outras informações pertinentes são estendidas também à safra de café e de cana-de-açúcar.

No que diz respeito à definição das políticas públicas para o abastecimento alimentar no País, por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), a companhia é responsável por sua execução. A atuação se faz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento capaz de equilibrar a renda do produtor rural, do agricultor familiar e de suas cooperativas, frente à oscilação do preço no mercado.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no qual o governo compra a produção familiar a preços adequados, de forma descomplicada e sem intermediários, também tem presença efetiva da Conab na sua execução, em parceria com outros órgãos governamentais. O programa objetiva superar o maior desafio para os agricultores familiares, que é vender a produção a preços remuneradores e compatíveis com o mercado.




Assembleia do CODES SISAL elege e dar posse a Nova Diretoria!



O Colegiado Territorial do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia, CODES SISAL, que é formado por representantes de instituições, organizações governamentais e não governamentais, se reuniram hoje, 16 de abril de 2013, em Valente para Assembleia Geral Extraordinária de Eleição e Posse dos Membros do Conselho Administrativo e Fiscal.

A formação da diretoria foi formada em consenso com assembleia, depois da assembleia se dividir em dois grupos de sociedade civil e poder público para levantar os candidatos a os membros da diretoria administrativa e conselho fiscal. Com novos diretores o colegiado assume o compromisso com o desenvolvimento do Território do Sisal e seus desafios que a instituição tem para levantar o território de forma sustentável.

A presidência do CODES Sisal estava com Gilca da Silva Carneiro Moraes, representado a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, que ficou no cargo por dois mandatos, que destaca a importância das entidades participarem e apoiarem as ações do colegiado “a nossa instituição, FATRES, vai continuar fazendo parte do conselho apoiando as ações por acreditar na força que a entidade, que essa força esta no coletivo. Estamos encerrando nossa gestão que passou por momento muito difícil, mas de cabeça erguida pela certeza que cumprimos o nosso papel nesses dois mandatos” destaca Gilca.

O CODES Sisal pensa em dar continuidade às ações e retornar com sua atuação, e atuações que sempre foram destaques na Bahia, Brasil e fora do Brasil pela forma dinâmica de discutir desenvolvimento sustentável colocando juntos poder publico e sociedade civil. Iracema de Oliveira Nery que representa a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira, APAEB, foi eleita vice-presidente do CODES Sisal, “o mandato da diretoria do Conselho estava vencido e estamos entrando para dar continuidade às ações do CODES dentro do Território que é muito importante para todos” fala Iracema.

Para presidência do CODES ficou com Cecília Petrina, representando a Prefeitura Municipal de Itiúba, que acredita na união de força para superar os desafios “para mim é uma grande hora está como presidência do CODES, onde é o chão que sempre pisei o chão que conheço e da minha parte junto com os meus companheiros que estão em pé de igualdade comigo, nesse tempo que estou na presidência do CODES que esse tempo seja rico para o colegiado, para as entidades que participam e sobre tudo que seja rico para Território do Sisal e seus habitantes que estão plantados” fala Cecília.

O secretário executivo do CODES Sisal ficou para ser decidido em outro momento ainda esse mês para a assembleia e os membros da diretoria aprovar.


Agricultores familiares do território do Sisal protestam na BR 116


Na manhã desta segunda-feira, 8, cerca 500 agricultores familiares do território do Sisal bloquearam os dois sentidos da BR 116, próximo ao município de Serrinha. Na pauta das reivindicações dos manifestantes está o atendimento imediato do aumento do número de carros pipas para a distribuição de água nas propriedades, limpeza das águas e construção de poços artesianos, liberação urgente do crédito emergencial do Pronaf, aumento na distribuição de milho feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e também ações estruturantes que permitam a convivência com o semiárido.
 
Os manifestantes solicitam também a recuperação e construção de fontes de água, assistência técnica e extensão rural continuada, o melhoramento genético dos rebanhos e também a organização e fortalecimento da produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar. 
 
Na avaliação de Gilca Moraes, coordenadora do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – CODES Sisal, o governo federal não está cumprindo adequadamente sua responsabilidade no enfrentamento do problema e, além disso, estaria deixando a desejar, pois as ações que até então foram anunciadas não têm chegado efetivamente aos pequenos agricultores.
Ela afirma ainda que “estas exigências da manifestação fazem parte de um acordo estabelecido com os governos estadual e federal desde 2010, ano em que iniciou esta seca que tem sido uma das mais castigantes dos últimos 60 anos”.
 
Segundo algumas lideranças de movimentos sociais do Território do Sisal esta manifestação foi apenas uma das muitas que virão se os governantes não tomarem nenhuma providência. “Estamos cansados de esperar, os agricultores familiares não aguentam mais tanta demora e humilhação, foram tantas negociações e até o momento continuamos a sofrer com esta situação”, desabafou Hilda Mercês, Secretaria de Políticas Agrícola e Agrária do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité.
 
Gilcimar Pereira – Ascom Sintraf
 
Informações do Sintraf de Coite. Mais informações acesse aqui! 


SINTRAF E PREVIDENCIA SOCIAL

REALIZAM ATIVIDADE DO PEP Programa de Educação Previdenciaria

No Ultimo dia 26 de Março do Corrente Ano, No Auditório do Sintraf  de Cansanção  o  INSS APS de Euclides da Cunha  realizou  atividades de formação Previdenciaria  PEP  para dezenas de Agricultores familiares de Cansanção,  o processo de formação foi Conduzido pelo  servidor do inss Sr. Allison.

Parteciparam da atividade de formação  os/as, Coordenadores (a)  do Coletivo de Jovens do  sindicato,  e  os  Diretores (a) , Funcionários (a)  do sintraf de Cansanção, e Tambem o Chefe do Escritório da EBDA Cansanção,  o Sr. Jose Raimundo - conhecido como Esquerdinha. Durante o evento estiveram presente o sr. Emerson Gerente de Beneficios da APS de Euclides da Cunha.



FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO


FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO


FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO

FOTO ARQUIVO SINTRAF CANSANÇÃO
 

Informações do Sintraf Cansação 



Os Agricultores Precisam de Uma Resposta!


O Território do Sisal tem um clima semiárido e é típico desse clima ter baixa umidade e pouco volume pluviométrico, não da para combater ou acabar com esse clima e sim se adaptar a ele buscando maneiras de amenizar os longos períodos de estiagem. Essa é uma discussão que as entidades tem hoje de convivência com o semiárido.

A estiagem que o Território do Sisal vem passando, se estima que é uma das mais prolongadas e mais castigadas dos últimos 60 anos, muitos prejuízos com os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos uma boa parte perdidos e outros ficando desvalorizados, assim estão literalmente sendo dizimados. Com tantas dificuldades que os agricultores vêm passando nesse período fica claro que faltam políticas públicas para os agricultores terem mais estrutura e acompanhamento tanto técnico como incentivo governamental para que eles possam ter uma convivência melhor com meio ambiente onde eles vivem.  

Os agricultores escutam pelo rádio e vê nos telejornais o Governo Federal anunciar um investimento alto para ações de “combate à seca no nordeste”, cerca de R$ 9 bilhões para serem repassados para os estados. O agricultor se enche de esperança com a possibilidade desse recurso chegar até propriedade do agricultor, como crédito emergencial e que esse crédito seja simplificado para acessar, com os bancos preparados para atender de forma ágil e isentar os produtores de emolumentos, custo de cartório assim podem desburocratizar facilitando o máximo possível. Melhorar a distribuição de água nas propriedades, estruturar o semiárido com a perfuração, instalação e ativação de poços artesianos e que possa ter dessalinizadores para melhorar a qualidade da água. É isso que é tão esperado pelos agricultores, políticas que melhorem sua vida no semiárido.

Infelizmente ações como essas não estão sendo prioridade para os governantes. Os agricultores familiares do Território do Sisal e com o apoio das entidades territorial, por sua vez articularam no ultimo dia 08 de abril de 2013 uma manifestação interditando a pista da BR-116, na saída do município de Serrinha em direção a Feira de Santana. Um protesto sem vandalismo para mostrar ao Governador do Estado da Bahia que não estão satisfeitos e que merecem mais atenção.

Os agricultores familiares reivindicam justiça social e um tratamento mais digno para o povo do semiárido em especial ao Território do Sisal.