Obras a Todo Vapor!


Tirada como  prioridade na comissão municipal do Projeto Mais Água no município de Queimadas, a limpeza de aguadas já esta bem adiantada chega a sua reta final, a finalidade é deixar as aguadas limpas para quando a tão esperada chuva chegar poder armazenar muito mais água. O Projeto Mais Água vem sendo executado pela FATRES em 05 cidades do Território do Sisal, Itiúba, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Queimadas.

Na cidade de Queimadas foram  encontradas aguadas com 12 a 60 anos que foram limpas e outra que nunca foram limpas, com isso essas aguadas sujas e abandonadas não teriam capacidade de armazenar uma boa quantidade de água. Comunidades como Lagedo, Carúara, Bezerra, Marciel, Pedrolândia, Cancelas, Assentamento de Nova Paz, Jacurici, Russinho, Lagoa do Mari e Lagoinhas, comunidades identificada pela comissão que tem um papel importantíssimo para o bom desenvolvimento dos trabalhos do Projeto Mais Água.

O técnico que acompanha o projeto em Queimadas, Darlan Santos, comenta a satisfação que a comunidade esta recebendo o Projeto Mais Água “uma grande surpresa agradável para a comunidade em receber o projeto na comunidade e as ações começa de forma rápida, bem mais valiosa que a remuneração financeira é a conquista coletiva, o trabalho árduo x prazer da conquista, a alegria das comunidades e a felicidade das famílias contempladas, é incríveis e comoventes, conseguimos limpar aguadas de médio porte com mais de 30 anos sem nenhuma limpeza e açudes com mais de 60 anos de construídas e que jamais foram limpas. Não se resume mais a desejos e sim a sonhos que estão sendo realizados. Já estamos na décima quarta aguada onde concluiremos o trabalho de limpeza” relata Darlan.

O projeto conta ainda com outro parceiro que vem fazendo a diferença, que são as associações, Sindicato dos Trabalhadores (as) e Produtores (as) Rurais de Queimadas, STRAF, e as próprias famílias beneficiadas que estão dando todo o apoio na logística do projeto na comunidade.

Essa é só a primeira etapa, outra tecnologias serão implantadas nessas comunidades. Assim o Projeto Mais Água pretende contribuir na melhoria das condições de vida dos agricultores (as), realizando ações estratégicas para uma melhor convivência com o semiárido.



Mutirão de documentação incluirá agricultoras no Cadastro Único para Programas Sociais

No Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural as mulheres também podem tirar carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF.

Agricultoras ou beneficiárias da reforma agrária serão incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal durante os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) a partir deste mês, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O acordo de cooperação técnica “No Brasil Rural as Mulheres têm Cidadania” foi assinado nesta terça-feira (12) pelos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes.

 
A parceria envolve ministérios, governos estaduais e prefeituras em busca  do Plano Brasil Sem Miséria. Os cadastradores municipais integrarão as equipes dos mutirões do PNDTR e cadastrarão os extremamente pobres na área rural durante a emissão de documentos. Somente este mês, o MDA realizará 120 mutirões que devem beneficiar em torno de 23 mil mulheres, mas homens e crianças também poderão ser beneficiados.

De acordo com a ministra Tereza Campello, o objetivo é localizar mais 700 mil extremamente pobres até o final do ano. “Não é só uma questão de renda, mas de falta de acesso a serviços elementares como saúde, educação e assistência social. Os documentos são a porta de entrada para acesso às políticas públicas.”
A ministra Eleonora Menicucci ressaltou que o termo de cooperação representa a importância que o governo da primeira mulher presidenta da República, Dilma Rousseff, dá às demais mulheres do País

Identidade

 No Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do MDA, as mulheres podem tirar carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF e se inscrever no INSS e no Cadastro Único, além de receber informações sobre salário maternidade e aposentadoria.

Mutirões

Desde sua criação, em 2004, o programa realizou cerca de 3,5 mil mutirões em 3.653 municípios, atendendo a 857.350 mulheres e emitindo mais de 1,8 milhão de documentos. Desde 2011, a ação dos mutirões está concentrada nos municípios pertencentes ao Brasil Sem Miséria e funciona como mecanismo de busca ativa do programa, localizando as famílias de baixa renda, fazendo o Cadastro Único e possibilitando, assim, que sejam atendidas pelas políticas do plano.

Para participar
Para o mutirão de documentação ocorrer nos municípios, é necessário que a prefeitura procure o Comitê Gestor Estadual do PNDTR ou entre em contato com o MDA através do e-mail programa-igualdade@mda.gov.br. Saiba mais sobre o PNDTR no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário
 
“Essa campanha de documentação, faz parte de nossa cobrança de políticas publicas para mulher, os coletivos de mulheres em cada município já estão levantando a demanda de mulheres que precisam de documentos, que é responsável pelos documentos da família na maioria das vezes é a mulher, então ela vai ter prioridade nesse mutirão que vai acontecer no Território”. Cometa Cristiana Brito de Oliveira Secretaria de Mulheres da FATRES presidente Sindicato de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichú .

O Território do Sisal esta sendo contemplada com esse multirão, para o mês de março são Candeal, Ichu, Retirolândia, Conceição do Coité, São Domingos,Valente, Santaluz e Queimadas e para o mês de abril serão Nordestina, Cansanção, Quijingue e Tucano, a baixo segue a tabela com as datas e locais.   
Município
Data
CANDEAL
08 a 09/03/2013
ICHU
10 a 12/03/2013
RETIROLÂNDIA
13 a 15/03/2013
CONCEIÇÃO DO COITÉ
16 a 19/03/2013
SÃO DOMINGOS
20 a 22/03/2013
VALENTE
23 a 25/03/2013
SANTALUZ
26 a 28/03/2013
QUEIMADAS
29 a 31/03/2013
NORDESTINA
21 a 22/04/2013
CANSAÇÃO
23 a 25/04/2013
QUIJINGUE
26 a 28/04/2013
TUCANO
29/04 a 01/05/2013

 


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário