Uma outra Economia é Possível!

Economia Solidária é um jeito alternativo de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Uma forma diferente de economia, sem explorar o outro e sem destruir o meio ambiente. Fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Foi nesse clima solidário e dinâmico que aconteceu a IX Feira Regional de Economia Popular Solidária na cidade de Itiúba entre os dias 21, 22 e 23 de fevereiro.

A Feira Regional é um espaço importante de comercialização, formação, troca de experiência, manifestações culturais e fortalecimento das instituições. Daniel Brito, ele que faz parte da coordenação da Feira, fala da organização dos movimentos sociais para a realização e participação da população, e destaca a importância dessa Feira “Como essa feira queremos mostrar que outro tipo de economia é possível, uma economia que a comunidade possa participar, além de distribuir melhor a renda. Essa feira mostra resultado das ações de várias entidades, que defendem uma política econômica de que não vise só o lucro, o capital, e sim o protagonismo coletivo e a autogestão dos grupos, uma forma de incluir todos”. Destaca Daniel.
O Grupo de Economia Popular Solidária – GREPS foi um dos responsáveis pela organização da feira. Houve a participação de vários grupos de empreendimento das regiões de Bonfim, Cansanção, Jacobina e Itiúba, e entidades, uma delas a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, que também marca presença com sua equipe técnica com a montagem de estande para expor algumas experiências de tecnologias sociais.
    
A Horta Econômica foi um das experiências expostos no estande da FATRES que tem como objetivo economizar água, já que pode passar de 04 a 07 dias sem precisar molhar, utilizando um sistema de irrigação que tem os princípios da capilaridade, a horta tem uma estrutura que é de fácil manejo, ocupa um espaço pequeno e permitindo a sua mobilidade. Como a região passa por longos períodos de estiagem é essencial ter boas práticas de aproveitamento de água e também por demandar pouco tempo para cultivar uma Horta Econômica.
Outra demonstração de experiências de trabalho é o aproveitamento integral dos alimentos com cascas, talos e folhas que tem uma boa concentração de nutrientes, além de evita o desperdiço de alimentos e ter uma alimentação balanceada, esse é um trabalho que a FATRES vem fazendo na parte de segurança alimenta e nutricional, na feira foram distribuídas receitas e orientações de como utilizar os alimentos de forma integral. Na parte animal teve a orientação de como ter boas práticas higiênicas de manejo na ordenha e a fenação com plantas da caatinga, uma reflexão para os agricultores pesarem em trabalhar com reserva alimentar animal aproveitando as plantas da caatinga.


Atenção - Curso de direito para beneficiários de projetos de assentamento: 50 vagas até de 01 de março de 2013

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, em Salvador, está com inscrições abertas, até o dia 1º de março, para a primeira turma da graduação especial em direito para beneficiários da reforma agrária.

O curso, fruto de convênio firmado entre a universidade e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), oferta 50 vagas para participantes dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Os interessados devem se inscrever, apresentando os documentos (digitalizados) exigidos pelo edital de seleção, exclusivamente pelo site www.uneb.br/turmaespecialdireito. A comissão organizadora solicita ainda o envio da ficha de inscrição para o e-mail colegdireitocampus1@uneb.br.

O pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, ressalta que o curso integra as ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), vinculado ao Incra, do qual a universidade é parceira desde a criação, há 15 anos.
As provas do processo seletivo serão realizadas em 9 e 10 de março, das 13h30 às 18h30, nas instalações do DCH. No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de ciências humanas e suas tecnologias (geografia, história, filosofia, sociologia e atualidades) e de ciências da natureza e suas tecnologias (física, química e biologia).
“Essa é uma conquista histórica. Com a oferta deste curso, a UNEB consolida a sua trajetória na trilha do Pronera e firma o seu comprometimento com as lutas dos movimentos sociais nas áreas da educação do campo”, salienta a coordenadora da graduação, Stella Rodrigues.

A coordenadora ainda destaca que as atividades do curso, que terá duração de dez semestres, serão desenvolvidas no departamento e nas comunidades de origem dos participantes, onde os discentes terão orientação de monitores do curso de direito do Campus I. “Queremos nos constituir em referência nacional no que diz respeito a consolidação da pedagogia da alternância em um curso de direito, em que os estudantes participam de atividades na instituição e também em suas comunidades”, explica Stella.

Criado em 1998, o Pronera é uma política de educação do campo desenvolvida em áreas de reforma agrária e executada pelos governos estadual e federal.

As atividades, que são realizadas em parceria com o Incra e com movimentos sociais — a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) —, já formou turmas nos campi da UNEB em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Itaberaba.


Fonte:
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Imagem (home): Reprodução da internet / Sites Colegio Aristoteles, Incra, com edição de Anderson Freire/Ascom



Assembleia da FATRES - Faz balanço positivo das ações!

Foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2013 na sede da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, a assembleia geral ordinária, com a presença dos STRAF’s das cidades de Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichú, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos e Santaluz. Em pauta estava assuntos importantes para a FATRES e seus afiliados, um deles era sobre os projetos que a entidade vem desenvolvendo esse ano.

Os coordenadores técnicos da FATRES de Assistência Técnica Rural Allandelon Mota e Deraldo Dias Filho fizeram apresentação das atividades desenvolvidas na assistência técnica nos municípios de atuação do projeto da Chamada Pública Estadual 001/2012, nos lotes 28 e 46 que contempla as cidades Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas. Já foram 2880 visitas técnicas realizadas, mais reuniões de sensibilizações, seminários, dias em campo e muitos agricultores tendo acompanhamento técnico, só nessas 05 cidades são 960 famílias atendidas pela FATRES. 
 
 
Além da assistência técnica, foi apresentado o trabalho que a FATRES vem fazendo de segurança alimentar e nutricional, Roque Lima que é da coordenação pedagógica apresentou os trabalhos que estão acontecendo nos assentamentos e acampamentos das cidades de Araci, Biritinga, Cansanção, Conceição do Coité, Queimadas, Quijingue e Santaluz que vem trabalhando nas linhas de caprinovinocultura, apicultura, avicultura e horticultura, atividades como capacitação das famílias e orientações de boas práticas agroecológicas no total de 560 famílias acompanhadas por o Projeto de Segurança Alimenta e Nutricional - PSAN.  

O coordenador Rogério Borges, que esta desenvolvendo as atividades do projeto Mais Água iniciou sua apresentação com a seguinte afirmação “O semiárido não é seco! O que falta é técnica de captação de água da chuva é políticas pública permanentes de convivência no semiárido”, nesse pensamento que a FATRES inicia ações para água de produção utilizando tecnologias sociais como barragens subterrâneas, barreiros tricheira, cisternas de produção, quintas produtivos e bombas d´água populares. Essas tecnologias serão implantadas nos municípios de Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Itiúba e Nordestina, serão 885 famílias atendidas pela FATRES.

Na assembleia também estava em pauta o afastamento do tesoureiro da FATRES que era Urbano Carvalho, que comenta sobre o seu afastamento “Fui convidado pelo governo municipal de Conceição do Coité a assumir uma nova missão que é a Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, e aceitei esse desafio, dessa forma mim descompactei da diretória do Sindicato de Coité e pedi minha licença da diretória da FATRES. Desde o inicio da discussão da FATRES que estou contribuindo no processo de desenvolvimento da agricultura familiar através dos sindicatos” explica Urbano.

Quem assume a sua vaga é o seu suplente Zé Hamilton de Santaluz que destaca a importância desse novo desafio “Um desafio em assumir como titular a diretória da FATRES no cargo de tesoureiro, e agora é continuar com as ações da FATRES em suas ações e projetos que a FATRES vem desenvolvendo, é claro que vou contar com o apoio de toda a diretoria e com o companheiro Urbano que não vai deixar a FATRES e sim se afastar, mas continuará contribuindo nas ações tanto na FATRES como no Território” conclui Zé Hamilton.


Mais de R$ 140 milhões serão liberados para compra de produtos da agricultura familiar

Vinte e sete mil agricultores familiares serão beneficiados com o repasse de R$144 milhões para compra de produtos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Organizações de agricultores familiares de todo o país interessadas em participar do PAA já podem apresentar propostas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O repasse da verba será feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os  produtos adquiridos pelo PAA destinam-se ao atendimento de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e às que são atendidas pela rede socioassistencial, rede pública e filantrópica de ensino.

 Para aderir ao PAA, os agricultores devem pr eencher proposta e enviar por meio do PAAnet , ferramenta disponibilizada pela Conab que permite verificar a tramitação das propostas e reaproveitar dados já cadastrados no sistema. É preciso constar no documento, além da identificação dos agricultores que vão fornecer os alimentos, as instituições que serão beneficiadas com a distribuição e o tipo de produto a ser fornecido. Enquadram-se no PAA os produtos de origem agropecuária e extrativista próprios para consumo humano, sejam in natura, industrializados, processados ou orgânicos.

Podem participar do programa agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive os povos e comunidades tradicionais – extrativistas, quilombolas, famílias atingidas por barragens, trabalhadores rurais, comunidades indígenas e agricultores familiares em condições especiais. Os participantes deverão estar organizados em cooperativas ou associações.

 
Em 2012, o MDS repassou R$ 539,4 milhões para a Conab executar o PAA, beneficiando 119,8 mil famílias de agricultores por meio da aquisição de quase 270 mil toneladas de sua produção. O termo de cooperação entre MDS e Conab prevê mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos até junho de 2015, para comprar alimentos de cerca de 500 mil famílias rurais.
 

 
Fonte: Blog do Planalto