Agricultores (as) recebem capacitação de Avicultura de Postura.



O Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional – PSAN, executado pela Fundação de Apoio à Agricultora Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, realizou nos dias 21 e 22 de janeiro, uma capacitação de criação de galinha caipira para postura. O evento contou com a participação de 52 agricultores (as) do Assentamento de Mucambinho em Santaluz. 

O PSAN vem trabalhando nos Assentamentos e Acampamentos da região, e têm com um dos objetivos capacitar as famílias assentadas e acampadas com as boas práticas agroecológicas. No Assentamento de Mucambinho existem 06 grupos de produção, nesses grupos as famílias optaram pela criação de galinha caipira de postura por terem aptidão à atividade, além da disponibilidade de acesso à terra para a implantação da mesma.
 
Além da coordenadora técnica, Marialice Castelo Branco, estavam presentes a Agente de Desenvolvimento Social e Técnica em Agropecuária Manuela Bacelar e a Estagiária Arleide Cristiane Freire Araújo. Essa equipe que acompanhou a capacitação no Assentamento de Mucambinho desenvolveu as atividades em conjunto com a comunidade. A equipe técnica buscou trabalhar a partir das experiências que cada assentado (a) possui, orientando em relação às dúvidas para um melhor desenvolvimento do trabalho na comunidade. 

“O foco dessa capacitação foi capacitar estes grupos produtivos, orientando em relação ao manejo alimentar, sanitário e das instalações da criação, respeitando a vocação dos assentados (as) da comunidade. Outro aspecto é o de contribuir com a segurança alimentar e nutricional das famílias, de modo a garantir o acesso a um alimento de qualidade para o consumo próprio, além da comercialização do excedente para a geração de renda”, comenta Marialice.

Os trabalhos se deram sempre com a participação direta das famílias, expressando seus saberes e com algumas práticas na própria comunidade. Em todo momento da capacitação foi demonstrado a importância de se trabalhar em grupos de produção e que nas diferenças se pode produzir mais e em melhor qualidade. Esses grupos de produção, cada deles irão receber do projeto PSAN, para iniciar atividade de avicultura de postura, um kit com 70 galinhas de recria, farelo de milho, doses de vacinas, telas, telhas cerâmicas, bebedouros e comedouros sendo que a comunidade entra com a contrapartida, sendo o trabalho e com os outros ingredientes para a alimentação das aves.


Bahia Pesca realiza monitoramento da água do Açude Itarandi




Desde o acontecimento da mortandade de peixes no Açude Itarandi, ocorrido na semana passa, vários órgãos ligados a questão ambiental e recursos hídricos da Bahia já estiveram visitando a localidade como, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento – CEPED e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, autarquia da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA.  Nesta terça-feira, 29, mais uma equipe de técnicos, desta vez, da Bahia Pesca visitou a comunidade.


Acompanhado do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária de Coité, Urbano Carvalho a equipe que veio a pedido da prefeitura e avaliou a situação atual da água.

“Agente encontrou uma situação realmente lastimável, com taxa de oxigênio dissolvido baixíssimo, com PH extremante alcalino, então a água não tem mínimas condições de uso para qualquer atividade que possa gerar renda para os moradores”, disse Jorge Figueiredo, diretor técnico da Bahia Pesca.


Ainda segundo Figueiredo, a partir deste primeiro momento, uma equipe do órgão vai ser deslocada para o município e irá continuar com o monitoramento da qualidade da água, além de desenvolver ações na comunidade em parceria com a prefeitura municipal.

Técnicos do Ministério da Integração Nacional visitam Coité


Já pela tarde o município de Conceição do Coité recebeu a visita de técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Coordenação de Defesa Civil da Bahia (CORDEC). O prefeito Assis participou da reunião com os técnicos que lhe apresentaram detalhes de projetos ligados à capitação de água. Em seguida, acompanhados por Urbano Carvalho, Secretário de Agricultura, a comissão se deslocou para conhecer de perto a real situação de alguns poços na zona rural.

O objetivo destas visitas, segundo Paulo Sergio Menezes, Coordenador adjunto da CORDEC é fazer um levantamento de poços artesianos na Bahia a fim de realizar uma seleção dos mesmos para que possam ser investidos recursos que já estão liberados e assim colocá-los em funcionamento. “Acreditamos que o pessoal do Ministério da Integração Nacional veio para um município que realmente necessita de aberturas de novos poços e de funcionamento dos que já existem e esperamos que possamos ajudar a enfrentar este problema que é a escassez de água na região do sisal”, avaliou Paulo Sergio.
 
Por Gilcimar Pereira - texto /fotos



Licitação para Combustível!

A comissão Especial de Licitação da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, presidida por Manoela de O. Ferreira Silva avisa que esta aberta a licitação, e estará recebendo proposta e habilitação para fornecimento de combustível (gasolina) no município de Valente. A abertura das propostas e habilitação será no dia 04 de fevereiro de 2013 às 09:00 horas na sede da FATRES.
Segue o edital a baixo.

SINTRAF-CANSANÇÃO em Parceria com o Projeto Rondon – Realiza Oficinas de Formação.



Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2013 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, SINTRAF, do Município de Cansanção, através do Coletivo de Jovens e em parceria com o Projeto Rondon realizaram oficinas para 70 jovens da zona rural de Cansanção que participaram de formação em Linguagem e Técnica de Fotografia, Meio Ambiente: Lixo e Reciclagem, Uso, Manejo, Conversação dos Solos e Água.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Que saber mais sobre o Projeto Rondon Clic Aqui. 

No Município de Cansanção a equipe do Projeto Rondon estava presente com 10 (dez) pessoas dentre eles professores de fotografia e estudantes de jornalismo. Para o Presidente do SINTRAF e Diretor da FATRES, Alex Ferreira da Silva, “Essa é uma oportunidade única para os jovens do Município, pois, além de todo o conhecimento a ser passado pelos professores e instrutores às oficinas são certificadas pelo projeto o que enriquece o currículo dos participantes” cometa Alex.


Coletivo de Jovens do SINTRAF de Cansanção
O coordenador do Coletivo de Jovens do SINTRAF Elbi Fernandes “Mais uma vez o coletivo vem através de parcerias, valoriza a juventude do Município, o projeto Rondon chega num momento muito oportuno, pois, a juventude deve se apoderar do conhecimento para que os mesmo possam através das oficinas fortalecer as comunidades com ações simples de conscientização e proteção social” destaca Elbi.

O Projeto Rondon trabalha com equipes, e quem coordenou a atividade no SINTRAF de Cansanção foi a equipe da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ/RS, com o professor Paulo Ernesto Seortegargan, “A nossa equipe vem trabalhando no conjunto de atividades  voltadas para comunicação, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologias e trabalho. Esse foi o conjunto de atividades que a UNIJUÍ/RS está atuando no Município de Cansanção”, relata o professor Paulo que coloca ainda a preparação que se teve “Antes da vinda da equipe da universidade, para o Município de Cansanção foi elaborado todo um trabalho de pesquisa feito pelos alunos, (diagnóstico das problemáticas, debate de alternativas, soluções”, finaliza o Professor Paulo. Essa Atividades teve uma parceria do SINTRAF , prefeitura e da FATRES.

A Fundação de Apoio à Agricultora Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, acompanhou todo o processo de organização do evento pelo assessor sindical Anderson Lima, “A nossa participação foi em apoio o SINTRAF de Cansanção para realizar essas oficinas, essa ideias de capacitar jovens da zona rural tem que ser levado adiante para outros municípios” afirma Anderson.
Quer saber como levar o Projeto Rondon sua cidade? Então confira como fazer essa parceria no endereço do projeto Rondon:Clic Aqui! 

Assessor Sindical da FATRES 
Anderson Lima