FATRES Abre Licitação

FATRES abre licitação na modalidade concorrência pública, tipo menor preço. A licitação é para fornecimento de material de construção, mudas de árvore, Bombas, Placa de identificação, sementes e tampa de chapa de ferro. Participe! 






SINTRAFI Realiza Eleição para a Nova Diretoria.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Ichu – Bahia, SINTRAFI, realizou no dia 17 de junho de 2013, a eleição para a nova diretoria para o mandato de quatro anos. Realizada na sede do SINTRAFI com 227 aptos a votarem, entre sócios ativos e sócios aposentados, tiveram 96 votantes no período eleitoral que iniciou às oito horas e foi até às dezessete horas.
Em uma única urna instalada na sede do SINTRAFI, a mesa receptora, equipe que foi formada para receber os sócios aptos a votarem, iniciou os trabalhos antes das oito horas, para iniciar os trabalhos, Ana Maria Ferreira dos Santos, que foi a primeira mesária da mesa receptora, fala dos trabalhos realizados durante todo o dia “os trabalhos foram tranquilos, os sócios aptos a votarem, compareceu um numero muito bom de votantes, e os Sindicatos como o de Santaluz, Queimadas e Cansanção, além da FATRES, compareceu para contribuírem nos trabalhos” comenta Ana Maria.

Uma eleição muito tranquila, no processo eleitoral só foi registrada apenas uma chapa, que no total tem na sua composição 22 pessoas entre titulares e suplentes, essa chapa que foi encabeçada na diretoria efetiva pela presidente Cristina Brito de Oliveira, Enildes Cedras de O. Lima Almeida e Luiz Calos Ferreira. Verilda da Silva Santos, que exerceu a função de presidente da comissão eleitoral conta que os trabalhos tudo dentro das orientações estatutárias “os trabalhos se deram na normalidade, e com a chapa única não tivemos problemas, seguimos as determinações do estatuto e foi tudo bem” destaca Verilda.

Após o termino, às dezessete horas, foi formada uma comissão apuradora, para conferir os documentos e fazer apuração dos votos, registrando que o total de sócios ativos aptos a votarem e divulgado em uma lista eram de 85 pessoas e o estatuto previa que tinha que ter mais de cinquenta por cento desses eleitores, a comissão conferiu nos documentos que esse numero foi ultrapassado com 76 dos votantes eram ativos. No total de 96 votos a apuração ficou assim: 88 votos a favor da chapa, 06mcontra, 01 em branco e 01 nulo. Dessa forma a chapa foi eleita com a maioria dos votos.

Um dos membros da comissão apuradora, Alex Ferreira dos trabalhos realizados com seriedade e empenhos de todos “tivemos aqui no SINTRAFI desde cedo para dar apoio a os trabalhos da eleição, uma processo democrático de escolha da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares. Tive a honra de participar da comissão apuradora, e podíamos ver a vontade do pessoal em continuar com a direção de Cristiana, um resultado positivo para essa diretoria.” Comenta Alex.
A presidente eleita Cristina Brito de Oliveira, fala da satisfação em ver os sócios apoiarem os trabalhamos que vem sendo realizados “estamos muito feliz com a participação dos associados que compareceu ao nosso chamado mostrando a sua opinião, confiando no nosso trabalho e que vamos dar continuidade com essa equipe que montamos e vamos trabalhar muito para os nossos associados, em nome de todos e todas, quero agradecer a os associados que responderam nossa convocação para as eleições de 2013, e pelo apoio que tivemos dos Sindicatos presentes na eleição.” fala Cristina.

Ao final, Alex faz um destaque importante sobre o movimento sindical no Território do Sisal “os sindicatos tem tomados uma dimensão diferente dos sindicatos que acompanhamos há 10 anos, nessa caminhada de 10 anos, percebemos as mudanças, antigamente não tínhamos dentro dos governos o montante de politicas públicas voltadas para agricultura familiar, que são frutos de nossas lutas de muitos anos. E o papel do sindicato, atualizado, e de inserir os agricultores nessas politicas públicas e buscamos mais nas áreas de assistência técnica rural, créditos facilitados, e as politicas sociais, e o agricultor já percebeu e esta vindo para dentro do sindicato porque ele sabe que é a casa dele, a casa do trabalhador rural, o único órgão que ele esta representando em qualquer instancia” fala Alex sobre esse momento que o movimento sindical esta passando.

A posse dessa nova diretoria do SINTRAFI será no dia 22 de julho de 2013, na sede da entidade, uma diretoria que tem a maioria formada por mulheres que vem mostrando a sua capacidade de organizar e administrar uma entidade, dando resultados positivos. 





FATRES participa de capacitação sobre o SIG Cisterna com a Sedes e MDS.

No intuito de melhorar o lançamento de dados do Projeto Mais Água, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, participou da capacitação do Sistema de Informação Gerencial do Programa Cisternas - SIG Cisternas - durante os dias 12 e 13 de junho no Centro de Treinamento da EBDA na cidade de Salvador. A FATRES e mais 45 representantes de entidades conveniadas com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Sedes, participaram da capacitação para a execução do Projeto de Mais Água, e representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS.

Dessa forma as 45 entidades que estão executando no estado da Bahia os projetos de água de consumo e água de produção puderam tirar dúvidas e esclarecendo alguns pontos, assim foi a atividade com oficinas práticas ministradas pela equipe técnica do MDS, em parceria com a Sedes.

O SIG Cisternas é um instrumento de apoio aos parceiros do MDS, utilizado para o gerenciamento dos projetos importantes para a convivência com a seca. Nele contém informações sobre as famílias cadastradas, realização de curso de capacitação, além do registro da quantidade de cisternas e estruturas hídricas construídas pelas entidades nos municípios. De acordo a titular da Sedes, Moema Gramacho, “as entidades precisam executar as ações e informar ao MDS com celeridade, não apenas para conhecimento do andamento das ações, mas também para uma transparente e efetiva prestação de contas. Precisamos garantir a universalização da água para o semiárido”, garantiu.

A FATRES vem executando o Projeto Mais Água em cinco municípios do Território do Sisal, Queimadas, Cansanção, Nordestina, Itiúba e Monte Santos, com a implementação de 651 tecnologias de captação de água para produção para famílias situadas nos assentamento, fundo de pasto, área de quilombola e agricultura familiar. Já foram realizadas 54 limpezas de aguada nesses municípios e agora vão ser construídos os barreiro trincheira que é mais uma forma do sertanejo conviver melhor com o semiárido.


FATRES Realiza Planejamento!

Fortalecendo e Organizando!

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de maneira dinâmica e participativa, a FATRES realizou nos dias 11 e 12 de junho seu planejamento estratégico para o ano de 2013 a 2014. Com a presença dos Sindicatos, diretoria da FATRES e os coordenadores dos projetos da FATRES, os trabalhos foram com base no documento construído no ultimo congresso da FATRES 2012, o planejamento seguiu os mesmo eixos com os temas: Apoio à Agricultura Familiar, Pesquisa e Extensão, Formação Política e Fortalecimento Interno, Políticas de Gênero, Meio Ambiente, Cultura, Reforma Agrária, Políticas Sociais, Juventude e Educação.

Os trabalhos foram desenvolvidos em grupos, que de acordo com os dez eixos temáticos, com um facilitador auxiliando cada para grupo tiraram sub eixos e elencaram 05 prioridades para os anos de 2013 a 2014. Domício Araújo Santos Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Queimadas, STRAF, e Secretário Geral da FATRES, comenta sobre a participação dos diretores e Sindicatos nos dois dias “esse planejamento institucional, que vai fazer os Sindicatos e a FATRES, que vai dar um rumo para as próximas atividades, e com essas atividades possa viabilizar a vida do homem do campo, um planejamento estratégico para o ano de 2013 a 2014. Queremos envolver as atividades da FATRES para todos os Sindicatos, e juntos busca e levar as políticas pública para os agricultores familiares do semiárido da Bahia.” Destaca Domício.

No segundo dia, os grupos apresentaram o resultado de seu trabalho em assembleia onde todos puderam acompanhar e fazer sugestões, em seguida, o plano foi aprovado.
 
E as ações da FATRES vão sendo disseminadas e fortalecidas, construindo um planejamento estratégico institucional, junto com os diretores e sindicatos tecendo um plano que envolva todos e que possa contribuir para melhoria nas atividades. José Santos, assessor sindical, que acompanhou os trabalhos dos grupos e sua apresentação destaca a importância dos sindicatos terem participado “foi muito proveitoso. Todos os diretores da FATRES e representantes dos Sindicatos participando e contribuindo de forma significativa para a execução desse plano. Foi feita de forma clara e dinâmica, onde todos os participantes puderam expor suas ideias dentro dos eixos discutidos.” Fala o assessor sindical José Santos.
Tudo o que foi discutido e encaminhado está formatado em um documento que vai servir de orientação, nele estão expostas ações claras e objetivas, com prazos e responsáveis para serem executadas a partir do segundo semestre de 2013 e o ano de 2014. Dessa forma a FATRES e os Sindicatos possa dar um passo largos e muito importantes em busca de melhoria para o agricultor.





Diretores do Sintraf Participam de Conferência de Desenvolvimento Rural em Coité

 
Presidenta do Sintraf, Maria Rute 
da as boas vindas aos participantes
Muitas propostas foram debatidas na 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - CMDRSS na última segunda-feira, dia 10. O evento ocorreu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF e teve como tema “Por uma Coité Rural com Gente do jeito Que a gente quer”. Durante a conferência os participantes debateram questões estratégicas no município, relacionadas com o desenvolvimento rural e com os eixos da Conferência Nacional. "Pra mim foi uma satisfação enorme poder ter realizado um momento como este para debater as políticas voltadas para a agricultura familiar. Aqui estiveram mais de cem comunidades representadas, debatendo, propondo, participando ativamente das discussões, só tenho a agradecer a todos pela contribuição”, externou Urbano Carvalho, secretário municipal de Agricultura. 
 
Já para a secretária de Políticas para as Mulheres do SINTRAF, Gilca Carneiro a conferência marca um momento histórico no município. “Essa conferência é de suma importância pela sua essência, é um ato histórico no município pelo fato de ser a primeira e há muito tempo que nós da agricultura familiar e as organizações têm preconizado para que acontecesse este momento. Estamos muito felizes porque todas as propostas apresentadas condizem com as demandas da população rural, do homem e da mulher do campo”, avaliou Gilca.
 
Gilca Carneiro faz leitura da carta política da
Agricultura Familiar
Durante a conferência o SINTRAF entregou ao prefeito Francisco de Assis uma carta política da agricultura familiar propondo ao executivo municipal ações estruturantes que venham a melhorar as condições de vida dos agricultores.
 
A CMDRSS convocada de acordo com o Decreto nº 1530 publicado no Diário Oficial do Município de Conceição do Coité em 28 de maio de 2013, teve como objetivo específico debater questões estratégicas no município, relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário e com os eixos da Conferência, e oferecer sua contribuição para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS) e que servirão de base para a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), além de ser uma fase preparatória da conferência territorial que acontece em julho na cidade de Santa Luz e a estadual que será no mês de agosto em Salvador.

ASCOM SINTRAF: Fotos: Gilcimar Pereira 
Mais Informação Acesse: Sintraf Coite 
*com informações da Secom da PM e Coité.
 

Sintraf de Cansanção: Obras de Convivência Com a Seca .


O  Sintraf de Cansanção e a FATRES em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Sedes, vem intensifica as obras de convivência com o semiárido através do Projeto Mais Água. No total serão construídas 122 tecnologias, entre elas estão barreiros trincheira, cisterna de produção, bomba d'água popular, e limpeza de aguada, construídas nas comunidades do município de Cansanção.


Os trabalhos de limpeza de aguda já foram concluídos, no total de 10, agora o Projeto Mais Água esta na construção de 54 barreiros trincheira. Com essas obras o município se estrutura para ter uma um convivência melhor com o semiárido e possa ter menos dificuldade na longa estiagem que a região vem passando, o Sintraf de Cansanção esta na luta de trazer melhoria e qualidade de vida para os agricultores.