Ações que já mostram resultados!

A região do sisal está de outra cor. As chuvas que estão se aproximando vem encher os olhos do agricultor de alegria e esperança. Apesar de não ser ainda suficiente para armazenamento uma boa quantidade de água, à chuva modifica a paisagem e traz um frescor ao clima. A região, ainda, não esta preparada para armazenar água aproveitando o máximo, uma vez que muitos reservatórios são inadequados e muitas aguadas ainda estão sem limpar, tornando difícil o armazenamento da água.

O Projeto Mais Água, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, em convênio com Secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, SEDES, que esta sendo desenvolvido em 05 cidades da Região Sisaleira, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas.

A primeira ação em campo foi tornar os reservatórios de água desses municípios viáveis para o armazenamento correto da água. O projeto esta atendendo 885 famílias desses 05 municípios. No município de Cansanção que tem 150 famílias atendidas já estão executando o projeto com sucesso, uma delas é a limpeza de aguada que já foi limpa e a chuva tão esperada veio e as famílias puderam ter a água que tanto precisavam.

Além das aguadas, em Cansanção já iniciou as obras de construção de barreiro trincheiro, que são reservatórios escavados no solo, com as paredes verticais estreitos e fundas, e com essas chuvas também já tem água para as famílias. Utilizando dessas técnicas para armazenar água, as famílias passam ater uma convivência melhor com o clima semiárido e passam menos dificuldade nos períodos de estiagem.

Com empenho de toda a equipe técnica do projeto e com o apoio da comissão municipal do projeto e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, as obras estão em andamento, o lugar que já estava pronto, como a limpeza de agudas, que já foi realizada, e o barreiro trincheiro em Cansanção e Itiúba começou a construção, já foram inauguradas pela chuva. A torcida agora é para que a chuva possa continuar com intensidade para poder armazenar mais e assim produzirem nas propriedades.



Nenhum comentário: