Assembleia da FATRES - Faz balanço positivo das ações!

Foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2013 na sede da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, a assembleia geral ordinária, com a presença dos STRAF’s das cidades de Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichú, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, São Domingos e Santaluz. Em pauta estava assuntos importantes para a FATRES e seus afiliados, um deles era sobre os projetos que a entidade vem desenvolvendo esse ano.

Os coordenadores técnicos da FATRES de Assistência Técnica Rural Allandelon Mota e Deraldo Dias Filho fizeram apresentação das atividades desenvolvidas na assistência técnica nos municípios de atuação do projeto da Chamada Pública Estadual 001/2012, nos lotes 28 e 46 que contempla as cidades Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas. Já foram 2880 visitas técnicas realizadas, mais reuniões de sensibilizações, seminários, dias em campo e muitos agricultores tendo acompanhamento técnico, só nessas 05 cidades são 960 famílias atendidas pela FATRES. 
 
 
Além da assistência técnica, foi apresentado o trabalho que a FATRES vem fazendo de segurança alimentar e nutricional, Roque Lima que é da coordenação pedagógica apresentou os trabalhos que estão acontecendo nos assentamentos e acampamentos das cidades de Araci, Biritinga, Cansanção, Conceição do Coité, Queimadas, Quijingue e Santaluz que vem trabalhando nas linhas de caprinovinocultura, apicultura, avicultura e horticultura, atividades como capacitação das famílias e orientações de boas práticas agroecológicas no total de 560 famílias acompanhadas por o Projeto de Segurança Alimenta e Nutricional - PSAN.  

O coordenador Rogério Borges, que esta desenvolvendo as atividades do projeto Mais Água iniciou sua apresentação com a seguinte afirmação “O semiárido não é seco! O que falta é técnica de captação de água da chuva é políticas pública permanentes de convivência no semiárido”, nesse pensamento que a FATRES inicia ações para água de produção utilizando tecnologias sociais como barragens subterrâneas, barreiros tricheira, cisternas de produção, quintas produtivos e bombas d´água populares. Essas tecnologias serão implantadas nos municípios de Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Itiúba e Nordestina, serão 885 famílias atendidas pela FATRES.

Na assembleia também estava em pauta o afastamento do tesoureiro da FATRES que era Urbano Carvalho, que comenta sobre o seu afastamento “Fui convidado pelo governo municipal de Conceição do Coité a assumir uma nova missão que é a Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, e aceitei esse desafio, dessa forma mim descompactei da diretória do Sindicato de Coité e pedi minha licença da diretória da FATRES. Desde o inicio da discussão da FATRES que estou contribuindo no processo de desenvolvimento da agricultura familiar através dos sindicatos” explica Urbano.

Quem assume a sua vaga é o seu suplente Zé Hamilton de Santaluz que destaca a importância desse novo desafio “Um desafio em assumir como titular a diretória da FATRES no cargo de tesoureiro, e agora é continuar com as ações da FATRES em suas ações e projetos que a FATRES vem desenvolvendo, é claro que vou contar com o apoio de toda a diretoria e com o companheiro Urbano que não vai deixar a FATRES e sim se afastar, mas continuará contribuindo nas ações tanto na FATRES como no Território” conclui Zé Hamilton.


Nenhum comentário: