SINTRAF-CANSANÇÃO em Parceria com o Projeto Rondon – Realiza Oficinas de Formação.



Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2013 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, SINTRAF, do Município de Cansanção, através do Coletivo de Jovens e em parceria com o Projeto Rondon realizaram oficinas para 70 jovens da zona rural de Cansanção que participaram de formação em Linguagem e Técnica de Fotografia, Meio Ambiente: Lixo e Reciclagem, Uso, Manejo, Conversação dos Solos e Água.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Que saber mais sobre o Projeto Rondon Clic Aqui. 

No Município de Cansanção a equipe do Projeto Rondon estava presente com 10 (dez) pessoas dentre eles professores de fotografia e estudantes de jornalismo. Para o Presidente do SINTRAF e Diretor da FATRES, Alex Ferreira da Silva, “Essa é uma oportunidade única para os jovens do Município, pois, além de todo o conhecimento a ser passado pelos professores e instrutores às oficinas são certificadas pelo projeto o que enriquece o currículo dos participantes” cometa Alex.


Coletivo de Jovens do SINTRAF de Cansanção
O coordenador do Coletivo de Jovens do SINTRAF Elbi Fernandes “Mais uma vez o coletivo vem através de parcerias, valoriza a juventude do Município, o projeto Rondon chega num momento muito oportuno, pois, a juventude deve se apoderar do conhecimento para que os mesmo possam através das oficinas fortalecer as comunidades com ações simples de conscientização e proteção social” destaca Elbi.

O Projeto Rondon trabalha com equipes, e quem coordenou a atividade no SINTRAF de Cansanção foi a equipe da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ/RS, com o professor Paulo Ernesto Seortegargan, “A nossa equipe vem trabalhando no conjunto de atividades  voltadas para comunicação, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologias e trabalho. Esse foi o conjunto de atividades que a UNIJUÍ/RS está atuando no Município de Cansanção”, relata o professor Paulo que coloca ainda a preparação que se teve “Antes da vinda da equipe da universidade, para o Município de Cansanção foi elaborado todo um trabalho de pesquisa feito pelos alunos, (diagnóstico das problemáticas, debate de alternativas, soluções”, finaliza o Professor Paulo. Essa Atividades teve uma parceria do SINTRAF , prefeitura e da FATRES.

A Fundação de Apoio à Agricultora Familiar do Semiárido da Bahia, FATRES, acompanhou todo o processo de organização do evento pelo assessor sindical Anderson Lima, “A nossa participação foi em apoio o SINTRAF de Cansanção para realizar essas oficinas, essa ideias de capacitar jovens da zona rural tem que ser levado adiante para outros municípios” afirma Anderson.
Quer saber como levar o Projeto Rondon sua cidade? Então confira como fazer essa parceria no endereço do projeto Rondon:Clic Aqui! 

Assessor Sindical da FATRES 
Anderson Lima
   

Nenhum comentário: