Sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares Território do Sisal avaliam Educação do Campo e planejam ações para 2013

Construção de creches e reforma de escolas do campo, além da inclusão de 50% de produtos da Agricultura Familiar na merenda escolar, em alguns municípios, foram alguns dos avanços apontados durante o Seminário de Educação do Campo, na última sexta (21), na sede da FATRES em Valente. Representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares do Território relatam que algumas das melhorias vieram depois da apresentação de um diagnóstico realizado em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), no ano passado. Saiba mais

Entre os aspectos negativos foram citados a falta de conhecimento dos próprios sindicatos, comunidade e entidades parceiras, sobre a realidade das escolas do campo e a Lei de Educação do Campo, o que dificulta a participação da sociedade civil no processo de melhoria destas escolas, e a ausência de cisternas com água de qualidade.

Como meta comum para o ano de 2013, os sindicatos apontaram o estímulo a participação da sociedade civil nos conselhos de educação e da merenda escolar e a qualificação de membros dos sindicatos e parceiros sobre a Lei de Educação do Campo.
Nos municípios de Araci, Cansanção e Conceição do Coité, onde já têm uma Lei municipal de Educação do Campo, os sindicatos indicaram como desafio a garantia de orçamento. Saiba mais

Realizado pelo MOC, o evento contou com a presença de representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares do Território do Sisal e da DIREC 12.
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376
 
 

FATRES realiza último o monitoramento do ano de 2012

As equipes do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) e Chamada Pública Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da FATRES se reuniram ontem, na sede da entidade, para participar do último monitoramento deste ano.
 
Os técnicos da chamada pública fizeram a entrega de documentos produzidos durante as atividades, como listas e relatórios.
Técnicos e Coordenadores da Chamada Pública
Já a equipe do PSAN fez um mapa dos locais onde poderão ser implantados os viveiros de mudas, bancos de sementes e cozinhas comunitárias, além de apresentar o que cada comunidade escolheu produzir. Todas as decisões foram tomadas levando em consideração a vocação e a vontade da comunidade, assim como as condições adequadas para a execução das ações.
Equipe do PSAN debate ações para 2013
PSAN - Com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional de 560 famílias acampadas a assentadas, o projeto prevê a realização de atividades educacionais como a orientação para dietas balanceadas, capacitação das famílias sobre boas práticas de manipulação e aproveitamento integral dos alimentos e o estímulo à emancipação, ao controle social e à prática da economia solidária. Além de ações estruturantes, a exemplo da implantação de bancos de sementes, viveiros de mudas, cozinhas comunitárias e estruturação de grupos produtivos nas áreas de horticultura, apicultura, avicultura e ovinocaprinocultura.
Os dois projetos são executados com recursos dos governos federal e estadual.
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

SINTRAF Araci planeja ações para 2013

Retomar os debates e ações sobre a Reforma Agrária e promover a inserção dos agricultores familiares nas políticas públicas, são algumas das metas do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Araci (SINTRAF) para o próximo ano.  Essas e outras definições foram tomadas durante a elaboração do Plano de Ação Anual (PAA), nos dias 18 e 19 de dezembro, no município de Tucano.
 
Além de planejar ações para 2013, os membros dos SINTRAF tiveram a oportunidade de avaliar a atuação do sindicato e suas secretarias. Para o Assessor Sindical do SINTRAF, Renildo Carvalho, analisar o trabalho já realizado evidenciou que, mesmo com muitas conquistas, o trabalho sindical é permanente. “Rever o que foi feito é importante para que os diretores se lembrem de que muito já foi realizado, mas que o trabalho sindical é constante”, afirmou.
 
A Presidenta do SINTRAF, Edneide Pereira, destacou que um dos objetivos do evento foi mostrar aos diretores a importância de cada um dentro das secretárias da entidade.  Ela declarou também que o sindicato vai fortalecer suas parcerias.  
Participaram do evento o Assessor Sindical da FATRES, Anderson Lima e o Diretor de Políticas Agrárias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF Bahia), Joeleno Monteiro.  
No final do planejamento diretores, funcionários e convidados participaram de uma confraternização.
 
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376
 
 

Lançado edital de apoio a Caprinocultura de Leite do Território do Sisal

Destinado a promover o desenvolvimento de novos grupos e fortalecer grupos já existentes que trabalham com a Caprinocultura de Leite, nos Territórios do Sisal e Irecê, o edital 005/2012 foi lançado ontem, no auditório da Casa Brasil em Valente. Serão investidos quase quatro milhões de reais na aquisição de animais (matrizes e reprodutores), máquinas forrageiras e tanques de resfriamento.

Da esq. para dir. Urbano Carvalho (Sec. Finanças da FATRES)
 e João Nilton Ferreira
Durante a apresentação do edital, o Superintendente de Agricultura Familiar do Estado, Wilson Dias, explicou que essa iniciativa tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda a partir da produção de caprinos de leite, bem como promover a sustentabilidade dos empreendimentos rurais nos aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e de gestão.
 
Wilson Dias explica detalhes sobre o edital 005/2012
De acordo com Wilson podem concorrer associações, cooperativas, organizações sociais de interesse público (OSCIPs) e grupos legalmente constituídos, cada proposta deve contemplar 20 famílias de agricultores familiares. Serão entregues 100 matrizes, 5 reprodutores, 2 máquinas forrageiras, 1 tanque de resfriamento e utensílios para ordenha por grupo.

Para todos os agricultores familiares que receberem os investimentos, será assegurada assistência técnica e extensão rural (ATER) por, no mínimo, dois anos. O atendimento será feito diretamente pelo Estado da Bahia através da EBDA, ou através de convênio ou contrato com instituições prestadoras de serviços integradas à Rede Estadual de ATER.
 
Participaram do evento representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores famiiliares do Território do Sisal, Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN), FATRES, CODES Sisal, Fundação APAEB, APAEB,  UNICAFES, CAR,SDT, SUAF, Laticínio Ouro Verde e agricultores familiares

Saiba mais detalhes sobre o edital aqui.
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

 

COMUNICADO

Aos Funcionários (as), Colaboradores (as) e Parceiros (as)
 
A Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES, instituição social sem fins lucrativos, sediada na Rua Pedro Manoel da Cunha, 61, Dionísio Mota, Valente Bahia, comunica a todos/as interessados/as que:
1-    Tendo em vista o processo atual de execução de ações e projetos, objeto de parcerias com organismos da sociedade civil e poder público, a FATRES NÃO TERÁ RECESSO de natal e/ou final de ano;
2-    Por conta das datas comemorativas de natal e final de ano, a FATRES não terá funcionamento apenas nos dias úteis 24 (véspera de natal) e 31 (véspera do primeiro dia do ano), os demais dias (com excessão dos feriados) terá funcionamento normal.

Colocamo-nos a disposição para dirimir eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos e desejamos a todos um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2013.
                                         
                                                     
 José da Silva Santos
Gerente Administrativo / Gestor de Projetos
 

Clique para ampliar o Cartão de Natal

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL

RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL 02/2012

Referência: Aprovados na 1º e 2º Fase (resultado final)

 
A Coordenação da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES, instituição social sem fins lucrativos, sediada na Rua Pedro Manoel da Cunha, 61, Dionísio Mota, Valente Bahia, observando o disposto no EDITAL 02/2012, DIVULGA O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO (aprovados e respectivos suplentes) para os cargos de: Coordenador Pedagógico: 01; Técnico Administrativo: 01; Comunicador Popular: 01; Animador Popular (municipal): 06; Auxiliar Administrativo: 01., conforme EDITAL 002/2012, publicado em 04 de dezembro de 2012, por conta do PROJETO MAIS ÁGUA, CONVÊNIO 255/2012 - FATRES/SEDES.
 
 
RESULTADO FINAL

Coordenador/a Pedagógico/a: 01:

Nome

Situação

Rogério Borges dos Santos

Titular

José dos Santos Silva

Suplente
 

Técnico/a Administrativo: 01:

Nome

Situação

Gildasio Rodrigues Morais

Titular
 

Comunicador/a Popular: 01:

Nome

Situação

Jaelson Cunha Santana

Titular

Antonio dos Santos Sampaio

Suplente
 
 
 

Animador/a Popular (Municipal): 06:

Nome

Situação

Darlan da Silva Santos

Titular

Elidiane Santiago Oliveira

Titular

Gerson dos Santos

Titular

Ivan Andrade Brito

Titular

Marinalva Moura da Silva

Titular

Menildo Santiago de Jesus

Titular

Joaquim Friandes Brito Rocha

Suplente 01

Inira Verlânia dos Santos Matos

Suplente 02
 

Auxiliar Administrativo: 01:

Nome

Situação

Adevaldo Oliveira da Silva

Titular

Washington Araújo Oliveira

Suplente
 
Observações:
1.    A relação nominal com o resultado dos aprovados, por função, dar-se por ordem alfabética, sem estabelecer, na divulgação de resultados, uma relação de pontuação entre os mesmos;
2.    Os aprovados nas respectivas funções, como titulares, deverão fazer contato com a instituição (FATRES) imediatamente para viabilização da documentação necessária para a contratação, tendo em vista que a mesma ocorrerá em Janeiro de 2013.
3.    Caso o titular não compareça para o preenchimento do cargo/função, ou ocorra alguma vacância no preenchimento de alguma das vagas, a FATRES fará contato com o Suplente para que esse assuma a respectiva função;
 
Valente Bahia, 17 de Dezembro de 2012.
 
 

 
    
João Nilton Ferreira Santana
Coordenador
Urbano Carvalho Oliveira
Secretário de Finanças
 


           


                                                                                      ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376


 

Agenda da semana no Território do Sisal

18/12 (terça-feira)


Pela manhã dirigentes de sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares, cooperativas, associações de apicultores, fundações e entidades que prestam serviço de ATER do Território do Sisal, se reúnem em Valente para definir projetos que vão concorrer ao edital 003/2012 da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para dinamização da Cadeia Produtiva da Apicultura. A reunião tem início às 08:30 da manhã, no auditório da APAEB.


À tarde acontece o lançamento do edital N⁰ 005/2012 de dinamização da Cadeia Produtiva da Caprinocultura de Leite. Promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o evento acontece às 15 horas no auditório da Casa Brasil em Valente.

A ação é parte do Programa Estadual de Inclusão Produtiva Vida Melhor, que visa estimular e promover atividades produtivas e agroindustriais.


20/12 (quinta-feira)


A partir das 8 da manhã acontecem os monitoramentos da Chamada Pública Estadual de ATER 001/2012 SUAF/SEAGRI e do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), na sede da FATRES. Participam do encontro a equipe de Coordenação do projeto, técnicos e Agentes de Desenvolvimento Social (ADS).

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) realiza a Assembleia Geral Extraordinária para eleição do novo presidente do consórcio para o quadriênio 2013/2016. A eleição acontece na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Valente e tem início às 09:00 da manhã. 

21/12 (sexta-feira)

Representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares do Território do Sisal participam do Seminário de Educação do Campo realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC). O seminário tem início as 08:30 da manhã no auditório da FATRES.
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376


FATRES divulga resultado da primeira fase do processo seletivo do Projeto Mais Água

RESULTADO DA 1ª FASE DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL
EDITAL 02/2012
Referência: 1º Fase: Análise de Currículo Vitae

A Coordenação da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES, instituição social sem fins lucrativos, sediada na Rua Pedro Menoel da Cunha, 61, Dionísio Mota, Valente Bahia, cumprindo os parâmetros legais e observando os requisitos estabelecidos no EDITAL 02/2012, conforme Parecer de Análise da Comissão de Licitação e SeleçãoDIVULGA O RESULTADO DA PRIMEIRA FASE DO PROCESSO SELETIVO para os cargos de: Coordenador Pedagógico: 01; Técnico Administrativo: 01; Comunicador Popular: 01; Animador Popular (municipal): 06; Auxiliar Administrativo: 01., conforme EDITAL 002/2012, publicado em 04 de dezembro de 2012, por conta do PROJETO MAIS ÁGUA, CONVÊNIO 255/2012 - FATRES/SEDES.

APROVADOS
1. Coordenador/a Pedagógico/a: 01:
- José dos Santos Silva
- Miguel Ângelo da Silva Colaço
- Regys Fernando de Jesus Araújo
- Rogério Borges dos Santos

2. Técnico/a Administrativo: 01:
- Gildasio Rodrigues Morais

3. Comunicador/a Popular: 01:
- Antonio dos Santos Sampaio
- Jaelson Cunha Santana
- Kalline Santos Cunha

4. Animador/a Popular (Municipal): 06:
- Adailton de Lima Almeida
- Agnaldo Dantas dos Santos Junior
- Darlan da Silva Santos
- Elidiane Santiago Oliveira
- Eliene Silva Macena
- Gerson dos Santos
- Inira Verlânia dos Santos Matos
- Ivan Andrade Brito
- Joaquim Friandes Brito Rocha
- Marinalva Moura da Silva
- Menildo Santiago de Jesus

5. Auxiliar Administrativo: 01:
- Adevaldo Oliveira da Silva
- Alan Mota Souza
- Marinalva Mota Pinho
- Paulo Vitor da Silva Cunha
- Silvanilda Silva de Araújo
- Vangicleide Silva Santos
- Washington Araújo Oliveira

Observações:
1.    A relação nominal, por função, com o resultado dos aprovados na primeira fase dar-se-á por ordem alfabética, sem estabelecer relação de pontuação entre os candidatos.

2.    Os aprovados deverão comparecer na Sede da FATRES, cito a Rua Pedro Manoel da Cunha, 61, Bairro Dionísio Mota (próximo à rodoviária), Valente Bahia, no dia 15 (quinze) de Dezembro de 2012, às 09h00min, para participarem da 2º fase do Processo Selevivo (2º Fase: Aplicação de redação e entrevista), conforme previsto no Edital 02/2012.

Valente Bahia, 13 de dezembro de 2012


João Nilton Ferreira Santana                                                               
Coordenador                                                                                            

 Urbano Carvalho Oliveira
 Secretário de Finanças