FATRES na EXPOAGRIFAM


Representantes da FATRES participam, desde o último domingo (21), de diversos eventos realizados na Exposição Estadual da Agricultura Familiar (EXPOAGRIFAM). Diariamente são realizados debates e seminários que discutem a agricultura familiar e o seu fortalecimento, comercialização de produtos da agricultora familiar, além de apresentações culturais. O evento tem duração prevista até o próximo sábado (27).

De acordo com o Coordenador Geral da FATRES, João Nilton Ferreira, a EXPOAGRIFAM representa a oportunidade de mostrar o que o agricultor familiar produz no campo e a força que tem de promover a geração de renda, através da sua organização.

Na última terça (23), durante reunião com a Superintendente Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) dos estados da Bahia e Sergipe, Rose Pondé, representantes de entidades da sociedade civil do Território do Sisal reclamaram da demora na liberação do milho para venda aos agricultores familiares vitimados pela seca. A venda será realizada pela CONAB através do programa Venda em Balcão.

A Superintendente informou que o milho vem do estado de Goiás e a dificuldade de encontrar transportadoras para trazer o milho até a Bahia tem ocasionado a demora na comercialização. Rose Pondé se comprometeu em liberar 250 toneladas de milho para o Território do Sisal.

Os sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares, filiados a FATRES, se reúnem na próxima quarta (31) em Valente, para entrega de cadastros dos agricultores familiares interessados na compra de milho.

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

FATRES realiza oficina para assentados e acampados


A FATRES, através do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN), realiza amanhã e depois (17 e18/10), Curso de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Metodologia Participativa, módulo I, segunda etapa. Durante o evento serão realizadas oficinas de Agroecologia, Economia Popular e Solidária, Água: Importância, Tratamento, Doenças Transmitidas pela Água Contaminada, Ciência da Nutrição, Educação Ambiental e Sistemas Produtivos Diversificados. Além de aulas práticas sobre aproveitamento integral dos alimentos.
O curso tem como público alvo Agentes de Desenvolvimento Social (ADS) do PSAN, líderes comunitários que integram o grupo de controle social do Projeto e Secretários de Políticas Agrícolas e Agrárias dos sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares dos municípios atendidos. Devem participar da atividade aproximadamente 35 pessoas.  
As oficinas terão início as 09 da manhã e serão ministradas pela Coordenadora Técnica do projeto, Marialice Castelo Branco e pelo Agrônomo da FATRES, Deraldo Dias.
São atendidas pelo PSAN as comunidades de  1º de Maio e Fortaleza (Conceição do Coité), Lagoa do Boi, Mucambinho, Rumo da Independência, Antônio Conselheiro, Vargem Funda, Umbuzeiro, Nova Campina e Beira Linha (Santaluz), Alto Bonito, Nova Esperança e Nova Vida (Cansanção), Boa Vista, Flor da Açucena e Santa Virgínia (Biritinga), Fazenda Quijingue (Quijingue), Vale do Itapicurú (Araci) e Nova Paz (Queimadas).
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376
 

Uneb recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição

O Centro de Processo Seletivo (CPS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) iniciou o período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2013 nesta quarta-feira (10). Os interessados em pleitear o benefício têm até o dia 19 deste mês para se inscrever no site (acesse aqui).

O pedido de isenção será efetivado após o pagamento do valor de R$ 5 (referente a custeio operacional), que deve ser feito até o dia 20 deste mês. Os candidatos que solicitarem o benefício, mas não forem contemplados, podem descontar os R$ 5 da taxa de inscrição do vestibular.
 
A concessão do benefício não significa inscrição automática no certame. Os candidatos isentos precisam efetivar sua inscrição no vestibular usando seu código gerado na isenção. A não-efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo.
 
A relação dos candidatos beneficiados com a isenção no Vestibular 2013 será divulgada até o dia 25 deste mês.
 
FONTE: SECOM BA