Rádio Comunitária Santa Luz FM promove ultimo debate entre os candidatos a prefeito

O próximo confronto de idéias entre os prefeituráveis do município de Santaluz, está confirmado para a próxima sexta-feira (28), às nove horas da manhã e terá duração de uma hora e trinta e oito minutos. Para a definição da data, regras e critérios do debate, foram realizadas reuniões com candidatos e representantes das três coligações.
 
As três coligações que representam os candidatos a prefeito, pelo PMDB, PSD e PT assinaram o termo de concordância com a data, regras e critérios do debate.
 
O evento será transmitido ao vivo dos estúdios da Emissora e pela internet em www.santaluzfm.com.br

Fonte: Santa Luz FM

UEFS prorroga inscrições do vestibular especial para assentados da Reforma Agrária


Assentados da reforma agrária têm até o próximo dia 30 de setembro para se inscreverem no vestibular especial do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Destinado exclusivamente a jovens e adultos das famílias beneficiárias dos projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)  e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o curso vai disponibilizar 40 vagas e será realizado no Campus da UEFS, em Feira de Santana.  
As provas serão realizadas nos dias 25 e 26 de novembro deste ano e a inscrição custa R$ 50,00.

Sustentabilidade à Mesa: projeto aproxima hoteleiros de agricultores

A proximidade de grandes eventos internacionais no Brasil como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, aquece o setor hoteleiro e gastronômico do País. Esse nicho pode impulsionar outro segmento, o da agricultura familiar. Para estimular o crescimento desses setores, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sesi e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) firmaram uma parceria que resultou no Projeto Sustentabilidade à Mesa. A iniciativa valoriza a preservação dos recursos naturais e visa ampliar a competitividade e a participação da agricultura familiar no ramo de alimentação dos meios de hospedagem.
 
O Sustentabilidade à Mesa tem como base três iniciativas: a Rede Brasil Rural, do MDA, e os programas Cozinha Brasil e ViraVida, do Sesi.  Todos os estados brasileiros serão contemplados pela parceria. Belém e Salvador foram as primeiras capitais a receber o lançamento do projeto nos dias 18 e 20 de setembro, respectivamente. Em outubro, o lançamento ocorre em Fortaleza e João Pessoa.
O coordenador da Rede Brasil Rural (RBR) do MDA, Marco Antônio Viana Leite, explica que a proposta do ministério é colocar o setor hoteleiro em contato direto com os fornecedores da agricultura familiar, que são representados na parceria por cooperativas. “Esse trâmite de comunicação vai facilitar a venda dos produtos para empresas do ramo de hospedagem, um nicho de mercado que ainda não existe. Ou seja, aquecemos os negócios da agricultura familiar e, do outro lado, os hotéis poderão fornecer aos hóspedes produtos diferenciados e oriundos do trabalho das famílias do campo”, detalha Viana.
Segundo o presidente da Abih, Enrico Fermi, o Sustentabilidade à Mesa estimula a permanência das famílias no meio rural. “São muitos os benefícios, a começar pelas vantagens que serão oferecidas aos hóspedes. O Cozinha Brasil, por exemplo, vai evitar o desperdício de alimentos, o que pode reduzir o custo da alimentação para o consumidor final”, afirma Fermi.
 Ele acrescenta que os clientes cada vez mais valorizam o tema sustentabilidade e que a agricultura familiar tem esse viés. “A população tem simpatia pela questão ambiental e acredito que vai aderir facilmente. Além disso, a agricultura familiar dispõe de muitos produtos diversificados, o que chama a atenção dos hóspedes, principalmente do público internacional”, conclui o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Nos lançamentos do projeto em Belém e Salvador, também será apresentado aos donos de hotéis o ViraVida, projeto do Sesi que capacita profissionalmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Os hotéis são potenciais empregadores e o Sesi quer estimular a contratação dos alunos justamente no setor que acompanha de perto o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. "Queremos sensibilizar os hoteleiros para que eles participem desse trabalho de inclusão social, contratando os jovens atendidos pelo ViraVida e também que nos apoiem na luta contra o turismo sexual", adiantou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli.

FONTE: SDT/MDA
 
 

FATRES realiza planejamento de projetos durante a semana

Entre os dias 17 e 19 a FATRES realizou atividades de planejamento com técnicos e representantes de comunidades atendidas pela Chamada Pública do Estado 001/2012 e pelo Projeto Gente de Valor.

Na segunda-feira (17), os técnicos da Chamada Pública dos lotes 28 e 46, que abrangem alguns municípios do Território do Sisal, deram início às atividades planejando as primeiras ações nas comunidades. Inicialmente serão realizadas reuniões e questionários para levantamento de potencialidades e construção de diagnósticos sobre as comunidades e famílias atendidas.
São atendidos pela FATRES, através da Chamada Pública Estadual 001/2012 os municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina e Queimadas.

Chamada Pública é um tipo de Edital que tem por finalidade assegurar o princípio da ampla publicidade dos atos da Administração e deve sempre visar o interesse público.
Projeto Gente de Valor


Terça e quarta (18 e 19) foi a vez do planejamento final do Projeto Gente de Valor. Participaram do evento técnicos e representantes das comunidades atendidas.  

Foram definidas atividades para os próximos três meses, quando o projeto deve ser finalizado. De acordo com a coordenação a ideia era planejar as próximas ações e ao mesmo tempo orientar as lideranças comunitárias para a continuidade do trabalho.

Durante o planejamento foram realizados trabalhos de grupo para definir possíveis parceiros e ações de capacitação, como forma de dar sequencia as atividades que vem sendo desenvolvidas. Uma das necessidades apontadas pelos grupos foi a qualificação de pessoal para elaboração de projetos e captação de recursos.  

O Gente de Valor é executado pela FATRES em comunidades dos municípios de Banzaê, Heliópolis, Itapicuru e Ribeira do Amparo, em parceria com o governo do Estado, através de convênio com a Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).  
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Moradia: Sindicato contribui para diminuir o déficit habitacional em Coité

O direito à moradia digna é assegurado pela constituição federal. Mesmo com uma série de medidas adotadas nos últimos anos pelos governos federal e estadual, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem realizado o sonho da casa própria a milhares de pessoas, sabemos que o déficit habitacional no país ainda é muito alto. O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité está atento a esta realidade e tem contribuído para diminuir estes índices também em Conceição do Coité.
 
Depois de construir 63 casas em parceria com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPERHAF), através do Projeto Caprichando a Morada, o sindicato agora está concluindo as reformas de mais 100 moradias no Assentamento de Nova Palmares. Um projeto da Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (COOPEHABITAR) financiado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o qual injeta indiretamente mais de 800 mil reais na economia do município e diretamente cerca de 130 mil na localidade de Palmares.

O projeto já esta em fase de conclusão, mais de sessenta casas, do total de cem, já estão reformadas com toda estrutura necessária para o conforto das famílias com banheiros e pisos na cerâmica, paredes rebocadas e pinturas.
 
Famílias como a do senhor Jorge Silva, 43 anos. Ele fala como era viver em uma casa sem as condições necessárias para moradia e o que mudou na vida da sua família. “Mudou muita coisa, antes era uma casa sem nada, sem reboco, sem piso, agente vivia ai até com medo dos insetos que tinham nos blocos das paredes, andava com medo de doenças por causa dos barbeiros que existiam. Hoje é outra coisa tá tudo muito bonito, o conforto é outro. Agora agente chega do trabalho cansado naquele calor e pode se jogar no chão fresquinho e limpo”.

Além desta ação o sindicato de Coité inicia ainda neste mês de setembro a construção de mais 33 unidades habitacionais distribuídas nas seguintes localidades: Distritos de Salgadália, Bandiaçu, São João, Juazeirinho e Aroeira. Cada casa está orçada no valor de R$ 25 mil, possuirá uma área de 52 m2 contando com sala, quarto, cozinha, banheiro social, varanda e quintal.

As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR e serão construídas pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia - COOPEHABITAR em parceria com o sindicato de Coité e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia.

ASCOM SINTRAF

FATRES finaliza última etapa do Projeto Sertão Produtivo


Iniciado em 2008, o Projeto Sertão Produtivo finalizou sua segunda etapa de execução, no último dia 04 de setembro. O evento de encerramento contou com a participação da equipe técnica do projeto e de representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares dos municípios de Araci, Conceição do Coité, Nordestina e São Domingos.

Através da prestação de serviços de assessoria técnica rural, o projeto atendeu 1980 famílias, orientando sobre a melhor maneira de cuidar da terra e da plantação e estimulando agricultores familiares a acessarem linhas de crédito do Pronaf e políticas de governo destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

Os técnicos agrícolas do projeto avaliaram como positiva a atuação do projeto junto às comunidades atendidas, e apontaram a seca como um empecilho para o cumprimento das metas da última etapa, iniciada em 2011. Eles explicaram que com a estiagem, os agricultores permaneceram menos tempo em casa, porque precisavam procurar comida para os animais, dificultando as visitas domiciliares e também a participação nas reuniões.

Eles relataram também que a perda de muitos animais poderia ter sido evitada, se um número maior de agricultores tivesse o hábito de estocar alimentação animal. Os técnicos afirmaram que é preciso desenvolver mais ações educativas nesse sentido, até que os agricultores se habituem a produzir e armazenar alimentos com as técnicas de fenação e ensilagem.

O Projeto Sertão Produtivo foi executado pela FATRES com recursos do Governo Estadual, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR).   

Fenação é a prática de retirar a “água” das plantas forrageiras, de modo que elas fiquem bastante secas, para depois armazená-las em forma de fardos.

Ensilagem é o processo de cortar a forragem, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo, para que haja a fermentação. Silo é um depósito, em forma de cilindro, feito de metal ou de cimento e destinado a armazenar cereais, forragens, etc.

Confira no link abaixo, o passo a passo para a preparação do feno: http://fatres.blogspot.com.br/2011/11/fenacao-tecnologia-simples-que-garante.html

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376