Moradia: Sindicato contribui para diminuir o déficit habitacional em Coité

O direito à moradia digna é assegurado pela constituição federal. Mesmo com uma série de medidas adotadas nos últimos anos pelos governos federal e estadual, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem realizado o sonho da casa própria a milhares de pessoas, sabemos que o déficit habitacional no país ainda é muito alto. O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité está atento a esta realidade e tem contribuído para diminuir estes índices também em Conceição do Coité.
 
Depois de construir 63 casas em parceria com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPERHAF), através do Projeto Caprichando a Morada, o sindicato agora está concluindo as reformas de mais 100 moradias no Assentamento de Nova Palmares. Um projeto da Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (COOPEHABITAR) financiado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o qual injeta indiretamente mais de 800 mil reais na economia do município e diretamente cerca de 130 mil na localidade de Palmares.

O projeto já esta em fase de conclusão, mais de sessenta casas, do total de cem, já estão reformadas com toda estrutura necessária para o conforto das famílias com banheiros e pisos na cerâmica, paredes rebocadas e pinturas.
 
Famílias como a do senhor Jorge Silva, 43 anos. Ele fala como era viver em uma casa sem as condições necessárias para moradia e o que mudou na vida da sua família. “Mudou muita coisa, antes era uma casa sem nada, sem reboco, sem piso, agente vivia ai até com medo dos insetos que tinham nos blocos das paredes, andava com medo de doenças por causa dos barbeiros que existiam. Hoje é outra coisa tá tudo muito bonito, o conforto é outro. Agora agente chega do trabalho cansado naquele calor e pode se jogar no chão fresquinho e limpo”.

Além desta ação o sindicato de Coité inicia ainda neste mês de setembro a construção de mais 33 unidades habitacionais distribuídas nas seguintes localidades: Distritos de Salgadália, Bandiaçu, São João, Juazeirinho e Aroeira. Cada casa está orçada no valor de R$ 25 mil, possuirá uma área de 52 m2 contando com sala, quarto, cozinha, banheiro social, varanda e quintal.

As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR e serão construídas pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia - COOPEHABITAR em parceria com o sindicato de Coité e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia.

ASCOM SINTRAF

Nenhum comentário: