Videoconferência faz levantamento das ações de enfrentamento à seca na Bahia

O levantamento das ações de enfrentamento à seca na Bahia foi realizado hoje (10), pelo Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, a partir de videoconferência coordenada pela Casa Civil. Participaram do evento secretários municipais, agentes públicos e prefeitos, durante transmissão que aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Dirigentes, gestores e gerentes de unidades territoriais de 29 municípios baianos, entre eles Barreiras, Alagoinhas, Brumado, Itapetinga, Jacobina e Serrinha, esclareceram dúvidas e questionamentos com representantes do comitê.
Segundo o coordenador do comitê e secretário da Casa Civil, Rui Costa, as rodadas de perguntas e respostas foram feitas justamente para alinhar as medidas adotadas pelo governo estadual nos municípios.
“Temos várias ações funcionando, a exemplo da distribuição de alimentos, que está quase concluída. Estamos fazendo mutirões para refinanciamento de agricultores familiares junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil, a população conta com abastecimento de água com carro-pipa, por meio de convênio com os municípios, já estamos instalando centenas de poços artesianos e até o fim do ano teremos 80 mil cisternas construídas e 500 poços artesianos com sistemas simplificados de abastecimento”, explicou o secretário.
Ele destacou ainda a construção das adutoras de Guanambi, que vai levar água do Rio São Francisco ao município e ficará pronta em setembro, e de Irecê, que vai abastecer cerca de 350 mil pessoas. “O que os municípios apresentaram como dificuldade foi o preenchimento de planilhas e formulários, além do andamento das prestações de conta, o que ouvimos detalhadamente e fizemos um raio X dos territórios”.
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, falou do reforço no processo de cadastramento dos benefícios. “Técnicos de unidades que não estão enfrentando o problema serão relocados para as cidades que necessitam de mais mão-de-obra para avançar e agilizar a liberação de crédito para pessoas prejudicadas com a seca”. Salles declarou que, para ampliar a contratação mais rápida do crédito emergencial, a partir do dia 20 deste mês, as cooperativas estarão atuando com técnicos do Banco do Nordeste na contratação.
FONTE: SECOM


Nenhum comentário: