SINTRAF de Coité recepciona Bispo Dom Ottorino Assolari




Associados do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Conceição do Coité recepcionaram o Bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari, na manhã da última sexta (1), sede da entidade. 

A visita do Bispo deve durar um mês e tem como finalidade conhecer melhor as comunidades urbanas e rurais do município. Dom Ottorino disse que já esteve em 14 dos vinte municípios do Território, e deverá visitar os outros seis em breve. Ele também informou que as visitas vão resultar num relatório sobre a situação encontrada e as necessidades das comunidades. Mas, especialmente sobre a espiritualidade.  

O presidente do Sindicato, Urbano Carvalho, apresentou um pouco do trabalho que é desenvolvido pela diretoria e destacou que além das ações de habitação, reforma agrária e convivência com o semiárido, o sindicato vem buscando educar seus associados numa perspectiva cidadã para a garantia dos direitos. 

A Secretária de Políticas para Mulheres do SINTRAF, Gilca Carneiro, destacou que as agricultoras familiares filiadas ao sindicato têm conseguido diversas conquistas através da organização sindical, a exemplo do centro de referência para atendimento de mulheres vítimas de violência. Mas ainda enfrentam muitos desafios, um deles é conseguir um hospital ou maternidade pública, garantindo atendimento às mulheres que hoje precisam ir até Feira de Santana para dar à luz.  

O Bispo lembrou que o processo de organização em sindicatos e associações teve início com o estímulo da igreja católica e afirmou que a organização sindical é indispensável nos municípios. Ele lamentou a falta de um hospital público em Coité e a estrutura precária de saúde no Território. “É uma vergonha não termos um hospital regional no terceiro milênio. Somos o sexto país na economia mundial e não temos estrutura”, criticou. 

No final do evento Dom Ottorino foi presenteado com produtos da agricultura familiar e parabenizou a diretoria do SINTRAF pelo trabalho desenvolvido. 

ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376

Nenhum comentário: