Encontro em Salvador discute novas ações para amenizar efeitos da seca


Secretários de Agricultura de 200 cidades baianas estão reunidos nesta terça-feira (22) no II Encontro de Secretários Municipais de Agricultura. Realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), o evento acontece no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e discute as ações emergenciais e estruturantes de convivência com a seca e a estruturação dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável (CMDRS).

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, disse que o encontro reúne também representantes de outras secretarias, como a de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e das Relações Institucionais (Serin), além da Casa Civil, entre outras, que vão expor as ações que estão sendo realizadas pelo governo e ouvir as demandas e dificuldades de cada uma das regiões representadas.

Sobre a estruturação dos conselhos municipais, Salles afirmou que é necessário unificá-los em órgãos territoriais. “Queremos fazer um conselho por território, a fim de uniformizar as ações, trabalhando com as políticas públicas direcionadas para as decisões tomadas por cada um desses conselhos”.

O secretário de Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa, explicou que, com o encontro, os secretários tomam conhecimento do que o governo vem fazendo para amenizar os efeitos da seca. “São ações que já estão beneficiando Juazeiro, a exemplo da distribuição de ração animal, torta de mamona, milho. Há também um projeto para implantar o cultivo de palma, e isso tudo ajuda a população a superar as dificuldades”.

De acordo com o secretário de Agricultura de Ruy Barbosa, Adenilton Gomes, o sertanejo está sofrendo com a falta de água. “A prefeitura tem procurado, em parceria com o governo, amenizar o problema da falta de água potável, mas temos um grande desafio, que é a água para produção. Fomos surpreendidos na Bahia com essa estiagem prolongada e isso está causando um grande impacto para a economia”.

Em relação à estruturação dos conselhos municipais, Adenilton elogiou a iniciativa. “Hoje há a experiência de territórios. Ruy Barbosa faz parte do Piemonte do Paraguaçu. Talvez esta seja a melhor forma de se reunir para buscar soluções, e a Seagri está fazendo esta ponte”.

FONTE: SECOM

Nenhum comentário: