PAC2: MDA promove capacitação de operadores de retroescavadeiras

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promoveu ontem (09), em Feira de Santana, a capacitação dos trabalhadores que irão operar as máquinas retroescavadeiras entregues hoje pelo ministro Pepe Vargas a 55 prefeituras da Bahia. 
 
A iniciativa se dá no âmbito das ações do MDA na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Pelo programa, recebem as máquinas prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes e onde a agricultura familiar tem forte participação no Produto Interno Bruto (PIB) local. Neste ano, foram selecionados 1.299 municípios para serem beneficiados. As retroescadaeiras serão usadas para a melhoria das estradas vicinais das cidades, visando o escoamento mais seguro e rápido dos produtos da agricultura familiar, além da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. 
 
A capacitação foi promovida por um instrutor da empresa fabricante das retroescavadeiras, a JCB. Os operadores receberam, durante todo o dia, instruções de segurança e de como operar as máquinas. Os trabalhadores presentes ao evento aprovaram a iniciativa. Arnaldo Souza Santos, de 21 anos, que veio de Itacaré participar da capacitação, já opera retroescavadeiras há dois anos, mas afirma que as diferentes marcas têm suas particularidades, que devem ser observadas. “É importante preparer o operador, para manter a segurança. Cada vez que chega uma máquina nova é necessário treinar”, declarou.

Presente no evento, o Secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, Jerônimo Rodrigues, salientou a importância da capacitação dos trabalhadores. “Para nós, do ministério, esse evento tem um significado muito forte. A saúde do trabalhador deve ser preservada. Por mais que ele já tenha experiência na operação dessas máquinas ou de similares, é obrigação da empresa que venceu a licitação realizar um curso para munir os operadores de informações de modo a que eles façam seu trabalho em segurança. Essa é uma preocupação que a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Pepe Vargas têm enfatizado”, afirmou Jerônimo. 

O secretário lembrou ainda que as retroescadaeiras são equipamentos caros e precisam de cuidados específicos. “É fundamental que os operadores saibam que o papel dessas máquinas é trabalhar para o meio rural, melhorando estradas, fazendo reservatórios”, salientou. 

No Território do Sisal os municípios de Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Itiúba, Biritinga, São Domingos, Cansanção e Teofilândia foram contemplados com as máquinas. Ao todos foram escolhidos na Bahia 91 municípios para receber os equipamentos. 






FONTE: MDA

Nenhum comentário: