Bahia terá crédito especial da União para infraestrutura e saneamento
A Bahia é um dos dez estados contemplados pelo Governo Federal para receber um crédito fiscal especial a ser aplicado em obras de infraestrutura e saneamento. Os recursos totalizam R$ 15,7 bilhões para os dez estados e também poderão ser aplicados em mobilidade urbana, gestão pública e arranjos produtivos locais que envolvam a agroindústria e ecoturismo.
Os recursos da primeira fase do programa, lançado hoje (27), em Brasília, serão destinados também aos estados do Acre, Amazonas, Piauí, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. Mesmo os estados que atingiram o limite de dívidas com a União foram beneficiados.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o crédito será estendido para os demais estados em breve. Segundo ele, o governo poderá destinar um volume igual ou maior que R$ 15,7 bilhões para as demais unidades da federação.
O anúncio aos governadores foi feito pela presidente Dilma Rousseff, que se reuniu com os governadores dos dez estados no Palácio do Planalto.
Os estados poderão obter esses créditos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, ou por meio de organismos internacionais como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O ministro explicou que a concessão desses créditos faz parte do programa de ajuste fiscal e que cada estado pode solicitar esses créditos uma vez por ano, cumprindo algumas condicionantes, que incluem a redução das dívidas com a União. “O endividamento tem que estar caindo e se dirigindo para a meta que foi definida até 2027″.
Fonte: Portal do Senador Walter Pinheiro