Araci realiza seminário prol Universidade Federal do Semiárido
O processo de mobilização pela instalação da universidade federal continua. O CODES Sisal e CONSISAL realizaram nesta sexta (30), na AABB de Araci, o segundo Seminário para Implantação do Campus avançado da UFRB. Outros municípios querem sediar evento do mesmo porte para demonstrar força e se firmarem no páreo para receber a instituição de ensino. Apesar de todos os discursos abordarem sobre a união para primeiro assegurar o projeto.
Mais de 900 pessoas estivem presentes no Seminário, que contou 5 prefeitos do Território do Sisal, de deputados estaduais, federais, representantes de órgãos do governo do estado e diversas lideranças do Território.
A anfitriã, prefeita de Araci, Nenca, abriu o seminário dando o tom da disputa. “implementar a universidade é uma luta do dos municípios do CONSISAL, mas vamos lutar para que se instale em Araci”. Lógico, ela foi muito aplaudida pelos estudantes, professores e demais presentes.
A anfitriã, prefeita de Araci, Nenca, abriu o seminário dando o tom da disputa. “implementar a universidade é uma luta do dos municípios do CONSISAL, mas vamos lutar para que se instale em Araci”. Lógico, ela foi muito aplaudida pelos estudantes, professores e demais presentes.
Durante sua fala a presidenta do CONSISAL, Cecília Petrina, informou que os senadores Valter Pinheiro e Lídice da Mata enviaram uma mensagem de apoio aos prefeitos do Território e pediu que os deputados estadual, Mário Negromonte Júnior e federal José Nunes, presentes no seminário, também se comprometam com a luta. “Já contamos com o apoio de toda a bancada do PT e de partidos da base aliada do governo federal, para realizar o sonho de trazer a universidade, mas ainda é preciso dar mais força a esse projeto”, reforçou Cecília.
Em resposta, os deputados Mário Negromonte e José Nunes se comprometeram de público em apoiar o projeto. O deputado federal pelo PT, Josias Gomes, disse que o projeto já está ganho. E que é preciso construir mais universidade para minimizar o défict histórico na Bahia em educação. “enquanto Minas Gerais tem 12, a Bahia caminha para 04. Isso com o reforço dado pelo PT a educação” salientou Gomes.
A deputada estadual, Neusa Cadore, esteve presente no primeiro e agora no segundo seminário. Ela parabenizou o Território do Sisal pela postura atuante e afirmou que, mais do que trazer um campus da UFRB para o Território, é preciso lutar pela implantação da Universidade Federal do Semiárido. “Esse é um sonho maior, um sonho possível”.
Em agosto, deste ano foi composta uma comissão para elaborar o projeto da universidade. De acordo com o Secretário Executivo do CONSISAL, José Silva, o esboço do projeto está sendo finalizado e será apresentado em Serrinha, numa reunião marcada para o próximo dia 7. Ainda não foi definido qual município sediará o próximo seminário de mobilização. O vereador Danilo, de Conceição do Coité, informou no evento que já está organizando o evento para a cidade em breve.
ASCOM CODES
Arlene Freire e Cleber Silva
(75) 3263 2376