Resultado Parcial da Feira de Agricultura Familiar do Território do Sisal
Apesar de ainda não terem números oficiais de público e renda, os organizadores da Feira de Agricultura Familiar do Território do Sisal, consideram que o saldo do evento é positivo.
Um dos organizadores, o Secretário de Políticas Agrícolas e Agrárias da FATRES, José Hamilton da Silva, afirma que a Feira atendeu as expectativas. “O público teve grande participação na Feira. Esse ano inovamos com a realização do leilão e tivemos boa participação no torneio leiteiro”, destaca José Hamilton.
O Secretário elogiou a participação dos jovens e informou que dois Pronaf Jovem foram entregues durante a Feira.
Confira abaixo um balanço parcial da Feira.
Trabalhadoras rurais inauguram loja de produtos da Agricultura Familiar
A união de 14 grupos de trabalhadoras rurais do município de Santaluz garantiu a realização de um sonho. Numa atividade paralela a Feira, produtoras de Santaluz inauguraram, na sexta (26), a loja da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Santaluz (AMMTRAFAS), próximo a Praça da Fonte Luminosa, no Centro da cidade.
De acordo com uma das produtoras, a agricultora Lucinete da Silva Carneiro, a loja é fruto de muita organização e parceria. Ela contou que a AMMTRAFAS tem como foco abrir espaço para as mulheres na Agricultura Familiar. Para isso, vem realizando reuniões de base com a comunidade, associações e sindicatos debatendo sobre cooperativismo, associativismo e a importância da Agricultura Familiar.
Na loja, serão vendidos artesanatos, alimentos e vários outros produtos da Agricultura Familiar. Inicialmente as despesas da loja serão pagas com o apoio do MOC, STR de Santaluz, ASCOOB, Rede de Produtoras da Bahia e mensalidades pagas pelas produtoras.
Animadas, as produtoras Maria da Paz e Valmira Lopes, confessaram que já pensam em vender para outras cidades e ampliar o negócio.
Feira de animais e Torneio leiteiro
A exposição de ovinos, caprinos e bovinos foi um espetáculo a parte, durante os três dias de Feira. Visitantes queriam ver de perto a qualidade dos animais expostos e muitos saíram de lá com novos animais para o rebanho. As vendas chegaram a 15 mil reais.
Na tarde de sábado, cabras e vacas foram as estrelas da Feira. O torneio leiteiro atraiu criadores de várias cidades do Território e pagou um total de quatro mil reais em prêmios nas categorias bovino e caprino.
Na categoria bovino, os criadores de São Domingos, da mesma família - pai e filho, José Maria Ramos e Flávio Ramos, levaram todos os prêmios do primeiro ao quarto lugar, totalizando 2.500 reais.
Com mais de cinco litros de leite, a cabra Coité ficou em primeiro lugar com um premio de 500 reais. O proprietário da cabra, Ricardo Emídio dos Santos, do distrito de Barreiros em Riachão do Jacuípe, comemorou a vitória de Coité e disse que o primeiro lugar foi resultado do uso de práticas agroecológicas adotadas por ele em sua propriedade. Ricardo revelou que o prêmio será dividido entre ele e outros três produtores das cidades de Riachão do Jacuípe e São Domingos, que formaram uma espécie de consórcio para custear as despesas de participação em Feiras de Agricultura. O total de prêmios na categoria caprino foi de 1.500 reais.
Primeiro leilão Estrelas da Caatinga
Renda de aproximadamente 10 mil reais e dez animais vendidos, esse foi o saldo da primeira edição do leilão Estrelas da Caatinga, realizado na noite de sábado (27) pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Flor da Caatinga e Movimento dos Técnicos Agrícolas (MTA).
O criador de Retirolândia, Iranilson Santana Simões, afirmou que a realização do leilão foi muito importante por que abre espaço para que se crie o hábito de realizar eventos como esse na cidade e estimula os criadores a investirem na criação de animais para essa finalidade.
Durante o leilão, o Médico Veterinário, José Welington Souza, ofereceu em parceria com a Cooperativa dos Produtores de Leite de Santaluz (Cooperlac) serviço gratuito de ultrassonografia. José Welington informou que o aparelho de ultrassom já é muito utilizado nos grandes leilões, por agregar valor de venda as fêmeas prenhes.
O veterinário também ofereceu serviço de inseminação artificial gratuita para animais dos criadores que participaram da Feira.
Seminário de Educação do Campo
Além da comercialização de animais e produtos da agricultura familiar, shows e torneios, a Feira trouxe como inovação a realização do Seminário de Educação do Campo, durante os três dias do evento.
O Seminário teve início na noite de sexta (26) como evento de abertura oficial da Feira. Na oportunidade, a Professora Maria Helena Barreto, comunicou que o Colégio Paulo Freire, espaço onde foi realizada a Feira, foi designado pelo Governo do Estado como Centro Territorial de Educação Profissional do Campo. “Quando começamos a discutir a Educação do Campo aqui em Santaluz pensamos num curso agrícola e hoje recebemos um Centro de Educação Profissional”, comemorou a professora.
Maria Helena afirmou ainda que o apoio do movimento social está trazendo uma educação diferente para o Território.
Divididos em grupos, os participantes debateram e construíram propostas sobre os temas: Infraestrutura, Juventude, Pedagogia da Alternância, Agricultura Familiar, Movimento Sindical, Agroecologia, Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo, Meio Ambiente, Manejo de Caprinos e Ovinos, Sanidade e Alimentação Animal, Pecuária Leiteira e Desenvolvimento Sustentável e Solidário. As atividades foram finalizadas no domingo, ao meio dia com a apresentação dos trabalhos de grupo.
As propostas apresentadas serão sistematizadas e encaminhadas para entidades, Secretarias e Órgãos do Governo competentes pela execução das ações indicadas.
Durante os três dias de atividade foram emitidos 400 CPFs e 200 Carteiras de Trabalho, no mutirão realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
ASCOM FATRES
Arlene Freire e Cleber Silva
(75) 3263 2376