Projeto Gente de Valor: Gerando Desenvolvimento


Uma nova forma de acompanhar e de dar assistência técnica as famílias da zona rural, vem sendo aplica pelo projeto Gente de Valor, que a FATRES está desenvolvendo junto com o Governo da Bahia; esse acompanhamento tenta buscar o desenvolvimento sustentável das famílias assistidas.


O Projeto Gente de Valor, executada pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) através da através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficia através da FATRES, famílias localizadas nas cidades de Euclides da Cunha, Nordestina e Quijingue.


Nessas comunidades o trabalho inicial foi de fazer um diagnóstico que apontaram algumas prioridades a serem realizadas no âmbito da aplicação do plano de desenvolvimento dessas localidades.


O projeto visa à melhoria das condições sociais, através do desenvolvimento ambientalmente sustentável e uma integração da mulher e dos jovens na vida social e nos negócios rurais ligados a cadeia produtiva da comunidade, estimulando o empreendedorismo.


Muitas mudanças já podem ser notadas com esse trabalho, as ações são integradas com vários órgãos do Estado que têm atuação nas regiões contempladas, a exemplo de projetos e programas do governo Federal.

Urbano Carvalho, diretor da FATRES, enfatiza a atuação da FATES, que sempre acreditou na mobilização da comunidade e que o resultado está sendo muito positivo: “fizemos um diagnostico nas comunidades e vários problemas apareceram, mas também encontramos um potencial maravilhoso dentro das comunidades”, diz.


Para Urbano, “não dá mais para fazer assistência técnica para ensinar como o agricultor deve plantar, tem que inserir as famílias nos projetos; as novas formas de manejo e assim podemos melhorar a vida dos agricultores”.


Caprinovinocultura: Uma Alternativa de Renda Para o Semiárido


A FATRES, pensando em fortalecer a geração de renda ajudou na criação do Grupo de Trabalho da cadeia produtiva da caprinovinocultura, do Território do Sisal.


Durante os dias 25 e 26 de fevereiro, em Valente, o Território do Sisal recebeu uma comissão formada por vários órgãos federais como a Casa Civil, MDA, BNDS e a CHESF e os órgãos Estaduais como ADAB, SEAGRI, SECIT, SEDIR, entre outras. O intuito foi apresentar o documento da cadeia produtiva às entidades sociais do Território, que também estiveram presentes.

Atualmente, uma das principais fontes de renda da Região, o sisal, vem passando por crise e a caprinovinocultura aparece como uma alternativa de renda para os agricultores familiares.


Para o diretor da FATRES, Urbano Carvalho, “essa discussão focada na caprinovinocultura vem em uma boa hora, já que o sisal está em crise e às famílias podem contar essa alternativa de renda. O documento elaborado pelo GT é um avanço para o Território que contempla toda a cadeia produtiva do caprinovinocultura, com orientações técnicas, melhoramento genético, frigorífico, industrialização e comercialização”, diz Urbano.

Urbano Carvalho destaca ainda que essas ações acontecem por que se tem um governo compromissado com o social. “Com os governos que temos hoje, Federal e Estadual, acabamos com as distribuições de cesta básica, que uma boa parte vinha estragada, agora o governo junto com os movimentos sociais vêm trazendo programas e projetos para gerar renda para as famílias”.