FATRES Divulga Resultado da Seleção


A seleção para o preenchimento de 11 vagas para Técnicos/as em Agropecuária ou Técnicos/as Agrícolas para atuar no projeto Sertão Produtivo que a Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semi-Árido da Bahia (FATRES) irá executar durante esse ano de 2010. A FATRES teve um bom numero de candidato, tendo 22 currículos classificados e chamados para a seleção que ocorreu na ultima sexta-feira dia 05 de fevereiro na sede da instituição.

A bancada para entrevista dos candidatos foi formada por José Silva, Andréa Iridan, Alivan Pastor e Robson Andrade, depois da entrevista os candidatos redigiram uma redação com tema “o desafio da assessoria técnica para torno o sertão mais produtivo”.
Depois de avaliar a entrevista e a redação, a bancada selecionou os seguintes técnicos:

Ângela Maria Oliveira Souza,

Antonio Marcos C. da Silva,

Claudio dos Santos Silva,

Divanildo Almeida Ramos,

Elson de Jesus Silva,

Flavio Silva Almeida,

José Carlos Viana da Silva,

José Moraes Góes,

Josiclesio Oliveira dos Santos Souza,

Melquisedec Nascimento da Silva e

Paulo Souza Freitas

“Esperamos que os novos técnicos, possam trazer para a entidade suas experiências para FATRES, e que possa contribuir para torna o sertão mais produtivo”, destaca a agrônoma da FATRES, Andrea Iridan, que vai coordena o projeto Sertão Produtivo e o projeto Braúna.


Produtores discutem Convivência com o Semiárido

Discutir a convivência com o Semiárido e partilhar experiência da agricultura familiar com foco na agroecologia, esse foi um dos objetivos do X Encontro de Produtores Orgânicos da Região Nordeste (EPO), realizado nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2010 no município de Santa Luz. Nesse ano teve a presença de cinco Estados brasileiros, sendo dois da região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e três do Nordeste: Ceará Pernambuco e Bahia.

O encontro foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santa Luz (STRAF), em parceria com a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional - Cida, a Fundação de Agricultura do Canadá – Share, além da FATRES, da Fundação APAEB e SICOOB ITAPICURU.

Com uma proposta de levar e trazer informação, trocar experiência de sucesso na agricultura familiar, promovendo a partilha de saberes entre os envolvidos, eles participaram de palestras e oficinas sobre convivência com o semiárido, juventude, comercialização, educação contextualizada, tecnologia alternativa, agricultura familiar, com destaque para agroecologia, beneficiamento e agregação de valores. Eles também visitaram experiências no Território do Sisal, nos municípios de Conceição do Coité, Santa Luz e Valente.

A diretora do STRAF de Santa Luz e Secretária de Jovens da FATRES, Rosânia Trabuco, destaca as visitas de experiências no Território do Sisal como um ponto muito positivo no encontro e também a participação da juventude: “A temática juventude no encontro foi um assunto novo, conseguimos colocar essa temática para envolver a juventude na agricultura familiar, e foi um encontro que teve mais jovens participando.

O Encontro conseguiu reunir 150 agricultores de cinco Estados, numa pretensão de fortalecer a agricultura familiar como uma forma de desenvolvimento sustentável solidário, sem esquecer-se da responsabilidade ambiental que agricultura familiar tem através agroecologia, com uma produção saudável.
Esse evento reforça uma ação muito importante entre os agricultores, que é a articulação entre os produtores, uma forma de multiplicar a pratica da agricultura orgânica, uma temática que o projeto Braúna vem trabalhando no Território do Sisal, mostrando que a agroecologia é o caminho mais viável, colocando em equilíbrio a produção da agricultura familiar e o meio ambiente.

Durante todo o evento aconteceu na área externa, da Escola Paulo Freire, uma Feira de Sabores e Saberes para divulgar os produtos orgânicos. O próximo Encontro será realizado em 2011, no Estado do Ceará.