Produtores discutem Convivência com o Semiárido

Discutir a convivência com o Semiárido e partilhar experiência da agricultura familiar com foco na agroecologia, esse foi um dos objetivos do X Encontro de Produtores Orgânicos da Região Nordeste (EPO), realizado nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2010 no município de Santa Luz. Nesse ano teve a presença de cinco Estados brasileiros, sendo dois da região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e três do Nordeste: Ceará Pernambuco e Bahia.

O encontro foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santa Luz (STRAF), em parceria com a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional - Cida, a Fundação de Agricultura do Canadá – Share, além da FATRES, da Fundação APAEB e SICOOB ITAPICURU.

Com uma proposta de levar e trazer informação, trocar experiência de sucesso na agricultura familiar, promovendo a partilha de saberes entre os envolvidos, eles participaram de palestras e oficinas sobre convivência com o semiárido, juventude, comercialização, educação contextualizada, tecnologia alternativa, agricultura familiar, com destaque para agroecologia, beneficiamento e agregação de valores. Eles também visitaram experiências no Território do Sisal, nos municípios de Conceição do Coité, Santa Luz e Valente.

A diretora do STRAF de Santa Luz e Secretária de Jovens da FATRES, Rosânia Trabuco, destaca as visitas de experiências no Território do Sisal como um ponto muito positivo no encontro e também a participação da juventude: “A temática juventude no encontro foi um assunto novo, conseguimos colocar essa temática para envolver a juventude na agricultura familiar, e foi um encontro que teve mais jovens participando.

O Encontro conseguiu reunir 150 agricultores de cinco Estados, numa pretensão de fortalecer a agricultura familiar como uma forma de desenvolvimento sustentável solidário, sem esquecer-se da responsabilidade ambiental que agricultura familiar tem através agroecologia, com uma produção saudável.
Esse evento reforça uma ação muito importante entre os agricultores, que é a articulação entre os produtores, uma forma de multiplicar a pratica da agricultura orgânica, uma temática que o projeto Braúna vem trabalhando no Território do Sisal, mostrando que a agroecologia é o caminho mais viável, colocando em equilíbrio a produção da agricultura familiar e o meio ambiente.

Durante todo o evento aconteceu na área externa, da Escola Paulo Freire, uma Feira de Sabores e Saberes para divulgar os produtos orgânicos. O próximo Encontro será realizado em 2011, no Estado do Ceará.

Nenhum comentário: