Mais uma atividade do Projeto Braúna
Os/as agentes e técnicos/as do Braúna se encontraram no CEFATRES, Valente-Ba, durante os dias 05, 06, 07 e 08 de agosto, para monitoramento e planejamento das ações municipais.
Nessa atividade os/as "brauneiros/as" se envolveram em diversas oficinas, com destaque para momentos formativos ministrados na área de Comunicação Social, por Renildo Carvalho, assessor de comunicação da FATRES, em Cultura, por Roquinho Lima, da Liga Desportiva e Cultural dos Assentamentos de Reforma Agrária da Região do Sisal (LIDER), em Veterinária, por Aldaberto Júnior, profissional contratado para acompanhar a demanda do projeto, na área de Veterinária.

Aqui, os brauneiros/as apresentaram o resultado da confecção de um mapa local, contendo as principais demandas das comunidades onde o projeto Braúna está inserido.
A ideia dessa dinâmica foi obter conhecimento da realidade das famílias acompanhadas pelos/as técnicos/as e agentes multiplicadores/as do projeto. Com isso, eles/as identificaram a real necessidade social, ambiental, agrícola e educacional dos baneficiários/as.







Trabalho em grupo da oficina de Comunicação. Os brauneiros/as aprendendo a montar pauta jornalística para coletagem de informações sobre o andamento do Braúna, nos 18 municípios.


Exposições das metas culturais, na oficina de Cultura. O projeto Braúna objetiva também incentivar o resgate da cultura e da musicalidade próprias de cada comunidade.



O Projeto Braúna é a nova aposta da FATRES, em parceria com as organizações sociais dos/as Agricultores/as Familiares do Território do Sisal. Até 2010, o projeto atuará na perspectiva de fortalecimento da Agricultura Familiar com foco agroecologico.

Técnicos/as e agentes multiplicadores em encontro de formação, na sede da FATRES, Valente-BA. Os encontros para monitoramento, formação pedagógica e planejamento acontecem mensalmente.
José Silva, coordenador de projetos da FATRES e coordenador geral do Braúna

Agentes Multiplicadores e Técnicos/a do projeto em trabalho de grupo. No total são 18 técnicos/as em agropecuária e 36 agentes, atuando em 18 municípios do Território do Sisal, fazendo Assessoria Técnica, Social Ambiental (ATER), com foco na agroecologia.


Famílias beneficiadas do município de Araci

Projeto Braúna


Famílias beneficiadas do município de Araci.
Olá!

Você pode está achando estranho o fato de publicarmos um conteúdo do mês de maio. É que o Blog da FATRES passou por uma avaliação institucional e foi preciso se desfazer de conteúdos anteriores publicados aqui.

Como consideramos a FEIRAFES e CONFATRES bastante significativos para os/as agricultores/as familiares, resolvemos republicar esse conteúdo a seguir.

Obrigado pela atenção e compreensão.

Por comunicação da FATRES.




Os maiores eventos de fortalecimento da agricultura familiar e das práticas agroecológicas.

O Território do Sisal foi mobilizado e mais de 600 agricultores/as compareceram para ajudar no dabte que resultou em um documento base, com deliberações e compromissos da FATRES no Território do Sisal.

Ver documento na íntegra no site da FATRES.




Recorde de Público





Exposição de animais ovinocaprinos e de artesanatos. Durantes os 3 dias de FEIRAFES/ CONFATRES, o público presenciou diversas experiências desenvolvidas com o apoio da FATRES e de parceiros, no Território do Sisal.








Houve muitas experiências marcantes durante os dois eventos, uma delas foi a apresentação da máquina para trituração de sisal, chamada de Faustino 5. Uma das muitas experiências em que FATRES se orgulha de ter ajudado a construí-la.


A Máquina representa uma evolução no setor sisaleiro, pois além de eficiente, ela reduz em 90% os riscos de mutilagem de mãos e/ou dedos dos/as trabalhadores/as do sisal. Brevemente material exclusiva sobre a Faustino 5, no site da FATRES.


As noites culturais, organizadas pela equipe de Comunicação da FATRES, animaram o público da FEIRAFES e CONFATRES, além dos visitantes da cidade de Valente.

Eleição e posse da nova diretoria da FATRES. A eleição contou com a exclusiva participação dos/as delegados/as pelos 16 Sindicatos filiados à FATRES.
João Nilton (Pité) natural do munícipio de Retirolândia-Ba, um batalhador incasável no movimento social foi eleito pelos/as delegados/as do CONFATRES, coordenador geral da FATRES, até 2012.
Secretário de Finanças da FATRES, Urbano Carvalho (D), discursou no CONFATRES e enfatizou a importância da união em torno das ações do Território do Sisal. Urbano coordenou a FATRES por 8 anos.

Secretária Geral da FATRES, Edneide Pereira e também diretora da CUT-BA, junto com o presidente da CUT-BA, Martiniano, que esteve presente no CONFATRES.